Combo Entrevista: Alex Alvarez da Gnomon School of Visual Effects (EUA)

Compartilhe

entrevista-alex-alvarez

No The Union deste ano, fizemos diversas entrevistas, todas extraordinárias! Uma das mais especiais foi com Alex Alvarez, fundador da Gnomon School of Visual Effects, a maior escola de efeitos visuais dos Estados Unidos, e talvez, do mundo!

- PUBLICIDADE -

A Gnomon oferece treinamentos técnicos e artísticos nas carreiras de efeitos visuais e design de games. Situada em HollywoodCalifórnia, a Gnomon foi fundada em 1997, com o intuito de atender as necessidades de formação de artistas digitais da indústria. Porém, a Gnomon evoluiu para uma escola de arte mais abrangente, oferecendo programas estruturados e cursos individuais para aqueles que procuram tornar-se artistas profissionais em filmes e jogos.

Para se ter ideia do quanto a Gnomon é importante no cenário mundial de efeitos visuais, em 2011 a Fast Company Magazine inseriu a Gnomon em sua lista das 10 empresas mais inovadoras do cinema.

Um dos exemplos de criação de personagem e ambientes realizados por Alex Alvarez.
Um dos exemplos de criação de personagem e ambientes realizados por Alex Alvarez.

No Brasil, a SAGA se uniu a Gnomon, criando o evento The Union e a escola AXIS. A AXIS oferece o mesmo conteúdo acadêmico, metodologia  e treinamento profissional da escola hollywoodiana para carreiras em efeitos visuais para cinema, televisão e publicidade, concept art, 3D e animação. Alex Alvarez está totalmente ligado à AXIS, assim como à Gnomon.

- PUBLICIDADE -

Portanto, é com muito orgulho que trazemos nossa entrevista com Alex Alvarez, onde ele conversa conosco sobre sua vida gamer, a Gnomon, indústria dos jogos e efeitos visuais e muito mais!

Combo Infinito: Você é um gamer? Se sim, como começou sua vida neste universo dos jogos?

Alex Alvarez: Ah sim! Quando eu tinha 5 anos de idade eu ganhei um Atari 2600, quando eu tinha 9 anos ganhei um computador e descobri os RPGs, também ganhei um Apple II… e joguei muitos jogos, joguei COMO UM LOUCO daquela época até os 14 anos e parei de jogar um pouco na época de faculdade, mas hoje em dia eu ainda jogo o tempo todo. Jogo muito World of Warcraft (tenho dois chars level 90), e também Bioshock e muitos jogos de iPhone. É difícil quando você fica mais velho e tem filhos e não tem muito tempo pra jogar. Gostaria de ter mais tempo.

Combo Infinito: Qual seu jogo favorito?

Alex Alvarez: Tudo que é da Blizzard. Diablo, Warcraft, Starcraft. Já passei milhares de horas jogando os jogos entrevista-alex-alvarez-txt3da Blizzard, cerca de 12 anos… joguei Warcraft 1, Warcraft 2, Diablo, Diablo II… eu diria que os jogos da Blizzard são sempre os jogos de maior qualidade que jogo. Ah, Bioshock, o primeiro, para mim foi um jogo maravilhoso… quando peguei pra jogar fiquei jogando por uma semana sem parar até zerar.

Combo Infinito: Qual é a história da Gnomon Workshop? Como começou?

Alex Alvarez: Em 1995 eu consegui um emprego na Alias Wavefront, uma empresa de softwares, que criou o Power Animator e depois criou o Maya. Então eu trabalhava para eles antes do Maya surgir e meu trabalho era ir a vários estúdios para ajuda-los com suporte técnico. Conheci muitos artistas de diferentes estúdios, e naquela época, em 1995, não havia escolas de computação gráfica, especialmente para profissionais, então os profissionais que quisessem aprender mais sobre softwares tinham que aprender uns com os outros. E foi assim que a Gnomon começou, bem pequena, aonde artistas de estúdios de Los Angeles vinham e ensinavam uns aos outros. Essa era a idéia, bem pequena. E daí as pessoas queriam vir para a Gnomon para aprender como entrar na indústria e então começamos a crescer e adicionar aulas para novos artistas. A idéia no começo era treinamento profissional para artistas dos estúdios. Era uma ideia pequena e já estamos há 16 anos trabalhando.

Combo Infinito: Os videogames tiveram alguma influência na escola?

Alex Alvarez: Acredito que hoje em dia sim. Nos anos 90 muitos artistas queriam trabalhar com filmes e TV. Hoje em dia metade quer trabalhar com filmes, metade com videogames. Muitos alunos da Gnomon hoje querem trabalhar com jogos, porque a qualidade dos jogos está ficando cada vez melhor, especialmente com a vinda do PS4 e Xbox One. Acho que trabalhar com jogos muitas vezes é mais legal que trabalhar com filmes porque existe mais liberdade criativa para os artistas.

Combo Infinito: Você acredita que os efeitos visuais estão sendo usados para trazer mais realismo ou mais fantasia para os jogos e filmes?

Alex Alvarez: É usado para as duas coisas. Filmes como Avatar e Senhor dos Anéis usam para fantasia e muitos outras usam efeitos visuais que você não percebe, como Matte Painting e outros. É muito importante nos dois casos. Efeitos visuais são usados para economizar dinheiro quando é muito caro construir um cenário, ou para reproduzir uma locação que os atores não podem ir, e a audiência não faz ideia de que é um efeito visual, de que algo fui mudado na locação.  Eu diria que a maioria dos filmes usam efeitos visuais invisíveis. Os filmes que usam efeitos muito óbvios, como Os Vingadores ou Homem de Ferro, são filmes muito caros de se fazer. Os dois tipos de filmes geram trabalho para artistas e são importantes.

Combo Infinito: Qual o diferencial da Gnomon?

Alex Alvarez: Estamos em Los Angeles. Nós temos 150 professores e cada professor trabalha em um estúdio. Acho que é muito difícil para escolas que não sejam localizadas em Los Angeles terem algo assim. Acho que é isso que torna o ensino da Gnomon único. É por isso que a Axis e o The Union estão trazendo profissionais ao Brasil para compartilhar informações e eu acredito que as melhores informações vêm dos profissionais, especialmente nessa indústria, porque a tecnologia muda muito rápido, então você precisa de profissionais do ramo como professores. Essa é a filosofia Gnomon.

Criação de ambientes. Sensacional como esta floresta parece real!
Criação de ambientes. Sensacional como esta floresta parece real!

Combo Infinito: O que podemos esperar para o ano que vem no The Union?

Alex Alvarez: Eu não sei. Espero que façamos novamente. Espero que as pessoas que vieram tenham tido um ótimo tempo e aprendido bastante. Então se as pessoas nos pedirem para repetir o evento, seja pelo facebook ou pelo twitter, nós vamos voltar. Esse é o terceiro ano e espero voltar ano que vem. Os artistas que vieram estão muito felizes pelo entusiasmo que eles veem aqui. Algo como essa fila que se formou lá fora para falar com os artistas, isso não acontece em Los Angeles. Nós realizamos eventos como esse por lá também e as pessoas lá gostam muito, mas elas já estão acostumadas. E quando você vem aqui e vê o entusiasmo e a empolgação isso te faz se sentir bem, te faz querer ajudar mais. Então esperamos voltar ano que vem. 

Combo Infinito: O que você acha que precisa acontecer no Brasil para que o país se torne uma grande potência em efeitos especiais?

Alex Alvarez: Acho que leva tempo. Conversamos um pouco sobre isso no palco. Você precisa de clientes. Precisa de gente que esteja disposta a pagar por efeitos especiais para animações, para comerciais ou qualquer coisa. Tem que vir dos produtores, estúdios e clientes. Clientes precisam de pessoas criativas. O Brasil é um dos maiores países do mundo, com uma grande audiência e por isso a comunidade local precisa exigir mais comerciais e animações e filmes produzidos por brasileiros. E isso vai acontecer com o tempo. Mas vocês também precisa de artistas, então leva algum tempo para desenvolver o talento que possa criar os efeitos. É complicado. Você precisa dos artistas, e dos clientes e do dinheiro. Tudo isso leva algum tempo para acontecer. Pode ser 5 anos, pode ser 10 anos, mas vai acontecer, porque a audiência gosta de coisas novas. E com o tempo as ferramentas se tornam mais fáceis, efeitos especiais ficam mais baratos, criar jogos se torna mais acessível para as pessoas, como mobile por exemplo que é cada vez mais acessível para equipes pequenas. Acho que vai acontecer se as pessoas quiserem que aconteça. Um evento como o The Union mostra que existem muitas pessoas que querem que a indústria cresça aqui. Então essas pessoas precisam se tornar grandes artistas, montar estúdios, fazer trabalhos para pessoas dentro do Brasil e para fora do Brasil. Contanto que exista talento, as pessoas procurarão por talento. E tudo começa com dedicação.

Alex Alvarez no The Union.
Alex Alvarez no The Union.

Combo Infinito: O que você acha do cenário de jogos independentes?

Alex Alvarez: Acho que é muito importante. Acho que é como começou a indústria de jogos. Nos anos 70 e 80 os jogos eram todos indie. Tudo começava na garagem, tudo começa com uma ou duas pessoas. E depois se tornou gigante nos anos 90 e nos últimos 20 anos, sendo necessárias centenas de pessoas para fazer um jogo. Acho que agora, por causa de redes como a PSN e a Microsoft Live, os desenvolvedores independentes tem uma forma distribuir seus jogos e isso é poderoso. Ficou mais fácil atingir a audiência. É certo que a cena indie vai crescer bastante. Jogos indie não precisam ser como Call of Duty ou World of Warcraft, porque esses jogos são muito caros de se produzir e necessitam de equipes enormes, mas os desenvolvedores indie tem uma grande oportunidade agora de começar as suas carreiras. Acredito que a cena independente foi o começo da indústria de jogos e agora voltou. É muito legal ver os jogos que estão sendo feitos. 

Agradecemos imensamente ao tempo disponibilizado por Alex Alvarez para realização desta entrevista e desejamos grande sucesso em todos os seus projetos, principalmente com a Gnomon, com a SAGA e com o The Union! Esperemos também que você tenha gostado desta entrevista e troque uma ideia conosco, através dos comentários abaixo!

Para saber mais sobre o trabalho de Alex, acesse o seu site oficial: http://www.alexalvarez.com/

Obs: AXIS divulgou calendário acadêmico para 2014, com 30 cursos individuais e oito programas de capacitação profissional para carreiras em efeitos visuais para cinema e televisão, concept art, games e animação. Para conferir os detalhes, acesse: www.axis.art.br 

Clique e veja todas as entrevistas que já fizemos no Combo Infinito

Compartilhe

Uma resposta

  1. Cara….de todas essa acho que foi a melhor hein!!! Parabéns Klebinho e Ariel. Mandaram muito bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”