Como os videogames e seus pequenos detalhes podem mexer com nossos sentimentos?

Jogos

Compartilhe

Os jogos te causam algum sentimento devido algum detalhe presente na jogabilidade?

Os jogos de hoje em dia são tão bem produzidos com detalhes mínimos, que modificam completamente a sua experiência. Você certamente já jogou algo na sua vida onde se sentiu bem por estar realizando determinada ação. Não por ser viciante ou algo relacionado, mas por te despertar algum sentimento único. Algo marcante ou então divertido, ao ponto de sentirmos uma recompensa “gostosa”. Geralmente jogos que conseguem essa proeza são os que te oferecem uma certa liberdade nas ações. Você escolhe quando, onde e como realizar ou utilizar determinada mecânica.

Títulos como Batman Arkham Knight por exemplo, já ofereciam este sentimento por conta de detalhes mínimos. Não entendeu onde quero chegar? Eu explico!

Quando pequenos detalhes fazem a diferença!

Spider-Man (PS4)
- PUBLICIDADE -

Se você jogou o mais recente título do morcegão, deve saber o quão satisfatório é andar com o Batmovel. Mais prazeroso ainda acelerar aquela máquina e logo em seguida pular da cabine para pegar velocidade, e então realizar um combo com um criminoso logo a sua frente.

Spider-Man do Playstation 4, lançado agora em 2018, deixa a pergunta: quanto tempo você já passou apenas escalando arranha céus e soltando teias na cidade de Nova York? Aquele sentimento que você queria ter na vida real, de ser o amigo da vizinhança. A mecânica é tão polida que você acha divertido apenas ficar andando pela cidade com as teias.

Em 2011 eu joguei pela primeira vez Mirror’s Edge, game de ação com parkour em primeira pessoa. Em suma, o jogo possui uma formula extremamente básica, mas a ideia de pular e escalar paredes é tão incrível que o jogo se apoia apenas nisso. Diversas vezes eu morria porque não aceitava derrubar um adversário de forma simples. Eu me sentia bem realizando giros, pulos loucos e escaladas de parede a “la Hollywood”. Tanto que a maior qualidade do game é sua jogabilidade.

- PUBLICIDADE -

Então temos Forza Horizon, a franquia no geral. Não tem nada que pague o sentimento prazeroso de correr com um veículo esportivo em belíssimos locais ao som de uma boa música. Os comentaristas também estão ali e conseguem multiplicar a imersão de tudo! Assim como seria na vida real, caso você nunca tenha conseguido um carro para andar em belos locais do mundo. Quando joguei o primeiro Horizon no Xbox 360, eu passava um bom tempo apenas andando pelo mapa ao som da Horizon Pulse. O motivo? Por que era um sentimento único de exploração. Nenhum jogo de corrida tinha conseguido tal feito até aquele momento.

Como um extra a este tópico, deixo abaixo o trailer de anúncio de Forza Horizon 3. Para mim, um dos melhores trailers da franquia, pois ele consegue trazer exatamente o sentimento descrito acima.

 

Quais as vantagens de um jogo conseguir isso?

Diversão. Está é a palavra para definir a principal vantagem de um jogo que te proporciona sentimentos com seus detalhes. A ideia dos jogos sempre foi a diversão. Contudo, nada mais correto do que em todos os processos e ações em um game ele gerar a diversão. Mas nem todos conseguem. Imagine o quão entedioso seria andar de um ponto para o outro em um mapa aberto sem qualquer sentimento de satisfação do processo. Em Batman Arkham Knight você aprecia a bela vista enquanto plaina com sua capa e utiliza seus gadgets. Em Spider-Man, se balança com as teias entre gigantes torres da cidade de Nova York, ao som de uma música épica e heroica ao por do sol. Assim você nem vê o tempo passar enquanto se move até a missão. Além disso, você tem a grata experiência de se sentir o herói. De se sentir livre.

Batman Arkham Knight (PC, PS4 e Xone)

Experiências que poucos jogos conseguem alcançar

Os jogos não devem ser divertidos apenas em momentos específicos. A todo momento o game deve fazer seu tempo passar despercebido, além de te entreter da parte mais complexa até a mais básica. É praticamente uma brincadeira de criança. Um “faz de conta“, quando você se imaginava um personagem e sua casa era um universo imaginário. A diferença nos jogos eletrônicos é que esta imaginação ganhou forma, som, imagem e efeitos fantásticos. O sentimento que você tem é de que você realmente é aquele personagem na tela. O prazer de ter o mesmo perfil, habilidades ou poderes. Algo que só os videogames podem nos oferecer.


Esta é uma das maravilhas dos games. É o que faz muitos serem apaixonados por esta forma de entretenimento e que, não na maioria dos títulos, mas em uma minoria, faz a diferença.

Você já sentiu algo especial enquanto jogava algum game? Quais jogos eram e o que você sentia? Conte para nós comentários abaixo!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”