Concord – Review

Concord

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Em desenvolvimento há pelo menos 8 anos, Concord é o primeiro jogo da Firewalk Studios desde que foi adquirida pela PlayStation Studios, em abril de 2023.

Lançado em 23 de agosto de 2024 para PS4 e PC, Concord chega com um grande desafio: se destacar em um mercado competitivo de jogos live service, enfrentando tanto grandes sucessos quanto estreantes que oferecem experiências free-to-play.

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Diante desses desafios, Concord não é um desastre completo, mas sim fruto de uma má organização em um segmento que exige planejamento robusto e eficaz. O fato de ser lançado como um título pago contribuiu para seu declínio e falta de alcance. Vamos analisar isso em partes.

Personagens carismáticos e só

Concord

Durante o State of Play em maio de 2024, vimos pela primeira vez o elenco do modo multiplayer de Concord. De imediato, ficou clara a inspiração em Guardiões da Galáxia para os personagens principais. A cinemática apresentou um pistoleiro com o humor (ou tentativa de humor) de Peter Quill, um guerreiro azul com temperamento semelhante ao de Draxx, uma mulher com traços de humor de Gamora e um robô imenso, superinteligente e formal.

A Firewalk Studios prometeu novas cinemáticas semanais para expandir o universo do jogo, além da experiência multiplayer. No entanto, o tempo entre essas animações torna essa promessa frustrante.

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Mesmo assim, é importante reconhecer o esforço da Firewalk Studios em dar relevância à veia narrativa de um produto live service—algo que jogos como Overwatch e Overwatch 2 não priorizaram. As animações visuais são impressionantes e, de fato, de “cair o queixo”.

Além disso, há o “Guia Galáctico”, uma coleção de informações detalhadas sobre o universo do jogo, incluindo as origens dos personagens e a história por trás de certos planetas que servem como mapas do jogo. Toda a lore de Concord está disponível nesse guia, mas a forma como é apresentada ao jogador não é nada convidativa, exigindo exploração por meio da galáxia fictícia para ganhar XP.

A Firewalk Studios ainda tem muito trabalho pela frente para tornar a narrativa de Concord algo mais atraente além do gameplay. No entanto, a forma como está agora não é nada estimulante.

À luta, Freegunners!

Concord oferece um total de 16 Freegunners jogáveis, 12 mapas únicos em vários mundos e seis modos de jogo. Os personagens têm um carisma semelhante ao de Overwatch, com frases de efeito e estilos únicos que se destacam, especialmente na tela de seleção.

Quanto ao gameplay, fãs de Destiny se sentirão em casa, já que as mecânicas e movimentações lembram muito o popular live service da Bungie. O gameplay de Concord é mais semelhante ao modo Crisol de Destiny do que aos aspectos estratégicos de Overwatch ou Valorant.

As animações dos golpes carregados e as esquivas carregáveis, que ocorrem em terceira pessoa, reforçam ainda mais a semelhança com Destiny. Embora a jogabilidade seja interessante, os modos padrões—como Team Deathmatch (TDM), Dominação e Kill Confirmed—são jogados em mapas grandes, o que torna as partidas 5v5 mais lentas, embora com alguns momentos de frenesi.

Falta de continuidade e imersão

Apesar de alguns modos exigirem uma abordagem estratégica, eles não conseguem prender a atenção. Além disso, a falta de continuidade nas partidas prejudica a experiência geral. Durante a beta, esse problema foi identificado, mas a Firewalk Studios optou por mantê-lo no lançamento.

Outro ponto negativo é o tempo de espera após a morte do jogador em uma partida, o que torna a experiência ainda mais arrastada, mesmo com uma gunplay interessante.

Qual é o problema de Concord?

Concord

Há muitas justificativas para o fracasso de Concord, incluindo o fato de ser um jogo pago em um mercado dominado por live services gratuitos. No entanto, o problema central vai além do preço. O verdadeiro obstáculo de Concord é sua falta de originalidade. O jogo é genérico, e isso prejudica sua recepção.

Embora o jogo tenha personagens carismáticos, eles não foram bem aproveitados como produtos rentáveis de um live service. A progressão acontece por meio do nível de reputação ou do nível dos Freegunners, o que desbloqueia cosméticos—totalmente genéricos e sem destaque.

Além disso, Concord não tem um passe de batalha, uma falha crítica para um live service que deseja manter os jogadores engajados. Os cosméticos são desbloqueados através de desafios diários, semanais e sazonais, mas a recompensa é pouco atrativa.

Em resumo, Concord é um produto genérico e pouco atraente. O fato de ser pago apenas agrava seus problemas, mas não é o principal motivo de seu fracasso. Mesmo se fosse gratuito, os problemas estruturais do jogo o manteriam no mesmo status de fracasso.

Mas afinal, Concord é tudo isso mesmo?

Depois do sucesso de Helldivers 2, a PlayStation se depara com seu primeiro fracasso no segmento de live service, mostrando que essa iniciativa é desafiadora e nem sempre garantirá sucesso.

Concord fracassou principalmente por ser trivial e desinspirado. Mesmo que fosse gratuito, o jogo ainda sofreria os mesmos problemas.

Não deve demorar muito até que o título esteja disponível no serviço de assinatura da PlayStation.

VEREDITO: Depois do sucesso de Helldivers 2, a PlayStation se depara com seu primeiro fracasso no segmento de live service, mostrando que essa iniciativa é desafiadora e nem sempre garantirá sucesso. Concord fracassou principalmente por ser trivial e desinspirado. Mesmo que fosse gratuito, o jogo ainda sofreria os mesmos problemas. Não deve demorar muito até que o título esteja disponível no serviço de assinatura da PlayStation. Jão

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2024-09-03T13:47:25-0300

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