Relatório ressalta a crescente influência exercida por um conjunto de jogos mais antigos
Na última terça-feira (2), a Newzoo divulgou seu segundo relatório anual da indústria de jogos, compartilhado pelo Kotaku, que apresenta dados sobre os hábitos de consumo, incluindo gastos e padrões de jogabilidade, durante 2023. O relatório destaca como os jogadores estão cada vez mais dedicados a franquias estabelecidas e jogos de serviço ao vivo, o que teoricamente torna mais desafiador para novos títulos encontrarem seu público-alvo.
Segundo a Newzoo, embora a indústria de jogos tenha registrado um crescimento em 2023, atingindo US$ 93,5 bilhões em receitas, um número limitado de editores e desenvolvedores concentrou uma parte significativa desse montante.
De acordo com os dados, apenas 66 títulos responderam por 80% de todo o tempo de jogo em 2023, sendo que 60% desse tempo foi gasto em jogos com seis anos ou mais de existência. Cinco jogos mais antigos – Fortnite, GTA V, League of Legends, Minecraft e Roblox – representaram 27% de todo o tempo de jogo no ano, conforme apontado pela Newzoo.
Confira abaixo um infográfico:
Assim, apenas 8% do tempo de jogo acabou dedicado a jogos novos e não anuais, como Diablo IV ou Baldur’s Gate III. E, entre os dez jogos mais jogados de acordo com a Newzoo (classificados por usuários ativos mensais), Fortnite liderou em todas as plataformas, incluindo Switch e PC. Os demais incluíram títulos populares como GTA, Counter-Strike e Apex Legends, com apenas um jogo single-player dedicado (Starfield) entrando na lista.
“Aumentar a base de jogadores de um jogo será cada vez mais desafiador”, afirma a Newzoo no relatório, “especialmente em nosso cenário atual, onde títulos duradouros e canais de conteúdo robustos dominam o cenário”.