Crash Bandicoot 4: It’s About Time tem a inovação e a tradição num mix perfeito

PS Plus

Compartilhe

Crash Bandicoot 4: It’s About Time é um jogo muito aguardado por milhares de motivos. O Marsupial que surgiu lá no início, nas plataformas da Sony, teve grande sucesso em sua carreira. Naquela ocasião, os jogos eram produzidos pela Naughty Dog, hoje desenvolvedora de grandes IP’s como Uncharted e The Last of Us. Pois bem, algum tempo depois a Activision adquiriu os direitos do personagem e os jogos que surgiram depois disso não encaixaram bem no público.

Um hiato de Crash surgiu, até que a empresa definiu sua volta de uma maneira segura. Crash Bandicoot N. Sane Trilogy funcionou como uma remasterização de Luxo. A Vicarious Vision, Toys for Bob e Iron Galaxy comandaram o game e trouxeram um visual fantástico pegando firme na nostalgia. Certamente o foco foi atualizar o jogador que Crash ainda tem espaço. Assim sendo, o holofote necessário apareceu. Crash Bandicoot 4 finalmente revelou-se para o mundo, mas com ideias que prometiam ser bem diferentes.

Crash, Crash, Crash

- PUBLICIDADE -

Se tem uma coisa que é incrível na franquia são os vilões. Quem jogou desde o início saberá de cor e salteado o nome de muitos, mas sempre encabeçando com o fantástico Neo Cortex. Esse cientista maluco comandou a tentativa de capturar o marsupial desde o início e em Crash 4, você finalmente entende o porquê. Acontece que agora as coisas estão um pouquinho diferentes, pois Cortex não está “exatamente” na mesma posição de sempre.

Mais vilões aparecem tentando mexer com o espaço tempo de forma que – bom, o resto você já sabe, tentar conquistar o mundo e tudo mais. Assim sendo, Cortex, pela primeira vez, faz parte da defesa do universo, ou seja, está habilitado para jogar. E não é o único vilão que vemos, pois o famigerado Dingo Dile também está na dança, mas com um motivo totalmente diferente.

- PUBLICIDADE -

Pois bem, além de Crash, Coco, Cortex e Dingo, há mais um personagem no game, Tawna. Dessa vez, a namorada de Crash está com habilidades incríveis e um dos melhores gameplays do jogo.

Crash 4 não esconde sua vontade de trazer um respiro

A Toys For Bob, desenvolvedora do jogo, fez um trabalho primoroso aqui. Além de trazer toda a tradicional mecânica que conquistou o coração de todos, conseguiu adicionar personagens novos e poderes das máscaras que fizeram toda a diferença.

Certamente você deve ter visto em trailers os gameplays dos novos controláveis, entretanto jogar com eles é melhor ainda. Diferente de pular e girar, Cortex, Dingo e Tawna tem movimentações e golpes próprios. Cortex tem uma pistola de plasma que consegue transformar seus inimigos em plataformas estáticas ou trampolins; Dingo Dile possui um aspirador que lhe dá a oportunidade de sugar as coisas e expeli-las com grande força; Já Tawna tem uma agilidade pra subir em plataformas diferentes e possui um gancho que a faz derrotar inimigos e atravessar lugares muito distantes. Cada um desses personagens tem fases específicas, nas quais jogamos com eles. Contudo, há também alguns cenários que começamos com eles, mas que criamos um evento específico para depois controlarmos Crash ou Coco.

Crash Bandicoot 4: It’s about Time – As máscaras do Poder

Em Crash Bandicoot 4 It’s About Time há personagens novos, cenários novos, inimigos novos e até Crash e Coco ganham habilidades novas. Seguindo a história, os vilões querem mexer com o espaço tempo, assim sendo, máscaras especiais precisam unir-se para acabar com a festa dos malvados. Durante a aventura de Crash e Coco você coleta e utiliza o poder das máscaras. São eles: Você pode congelar o tempo por alguns segundos; Girar numa rotação tão absurda que os saltos ficam mais altos e longos e protege contra magia; Poder de trocar a tangibilidade dos objetos; e por fim, mas não menos importante, inverter a gravidade.

Esses 4 poderes te dão uma liberdade interessante para enfrentar fases que são especialmente pensadas para elas. Em certos momentos você migra de uma máscara para a outra e aí me amigo, é onde você vai testar seu cérebro. Raciocínio rápido, virar a chavinha, ter consciência do que fazer no exato momento. Vale destacar que os jogos anteriores de Crash sempre tinha como principal ponto a precisão, ou seja, pular corretamente nas plataformas e acertas os alvos. Com essas máscaras e com as mecânicas adicionadas, o jogo ganhou uma adição importante – o timing.

Crash 4 tem o melhor level design da franquia

Crash Bandicoot 4 fase cobaia

Digo sem medo que esse Crash tem o melhor Level Design da franquia. Isso porque cada personagem tem habilidades especiais e que os cenários conseguem tirar o melhor delas. Fases altamente desafiadores farão você pensar muito rápido, agir com reflexo, mas não se engane, você irá morrer muito. A dificuldade em Crash 4 está mais potente do que nunca. E isso não se resume apenas a história principal. Sabemos que Crash sempre te dá um replay garantido, contudo, dessa vez, você passará LONGAS horas jogando e ainda terá coisas pra fazer. Isso porque a Toys For Bob construiu um universo de diferentes coisas para preencher pedaços da história e para fazer você enfrentar os mesmos desafios, mas de maneiras diferentes.

Dessa vez temos muitas variações para se jogar na mesma fase. Você poderá jogá-la no tradicional modo “Contra o Tempo”, de trás pra frente, e com algumas adições como jogar embaixo d’água ou com filtros diferenciados.

Há também no cenário fitas cassetes que mostram os marsupiais que foram cobaias do Neo Cortex. Essas fitas te levam para lugares onde a precisão e a ação são mais importantes do que qualquer coisa. Detalhe importante, as fitas estão no cenário, mas só podem ser coletadas se você chegar até o ponto específico sem morrer, o que é altamente difícil.

A Exploração está ainda maior

Crash Bandicoot 4 analise

Como todos os games do personagem pediam, Crash 4 não seria diferente. As Gemas tão buscadas pelo personagem ainda estão lá. Cada cenário são necessários cumprir 6 objetivos no modo normal e 6 no modo invertido. Se você conquistar um número determinado de Gemas, visuais para os personagens são liberados. Os objetivos básicos são: Pegar 3 porcentagens diferentes de frutas, totalizando 3 gemas; completar a fase morrendo menos de 3 vezes; Destruir todas as caixas do cenário; E por fim, encontrar a Gema escondida.

Pode ter certeza que se você quiser completar tudo o que o jogo oferece, certamente jogará por inúmeras horas.

Concluindo

Crash Bandicoot 4: It’s about time é um jogo de primeira grandeza. Tem um visual muito bonito, um gameplay fantástico, um replay que aumenta muito a longevidade e um level design que brilha. Enfim, quem é jogador habitual da franquia sentirá uma pimenta na dificuldade, mas sabe que é aquela que fica sempre no quase, ou seja, você é convidado a tentar mais e mais, até conseguir com louvor. Um dos melhores jogos do ano no quesito diversão e acredito que a Toys For Bob, a partir de agora, estará nos grandes holofotes da indústria.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”