Cross-Play: 5 Argumentos para mostrar que ser contra, é estar desinformado

cross-play

Compartilhe

Se você está sendo contra o cross-play, provavelmente está desinformado.

Nos últimos meses o cross-play vem sendo o principal assunto no mundo dos games. Atualmente a polêmica envolve a Sony, pois a companhia se nega com as plataformas Xbox e Switch. O Playstation 4 por sua vez, possui cross-play, porém apenas com o PC. Jogos como Rocket League e o modo battle royale do Fortnite já oferecem a opção de jogo.

O cross-play é um recurso que certamente não traz qualquer prejuízo para o consumidor, e sim, vantagens. Porém em minhas observações com o público, reparei que a comunidade gamer está dividida em dois lados. Os que apoiam a função, e os que não apoiam. Eu gostaria muito de entender o lado de quem diz que cross-play não é vantagem, até porque muitos deles não possuem argumentos e acabam sendo verdadeiros consumidores desinformados.

- PUBLICIDADE -

Como foi citado acima, a função de jogo cruzado não traz qualquer problema para o consumidor. Se trata apenas de um recurso extra que poderá fazer a alegria de muitos. Pensando em todo este problema, separei alguns dos populares argumentos destes usuários com relação a crítica ao cross-play para debater.

“Não vai fazer diferença” / “Todos meus amigos possuem “X” plataforma”

Fortnite

Não fazer diferença para você, não significa que não fará a diferença para outras pessoas. Este que vos escreve possui muitos amigos que possuem PC, Xbox One, Playstation 4 e até o Switch. É no mínimo frustrante alguém que possua console “X”, querer chamar um amigo de console “Y” para jogar algum game e ser bloqueado pela falta de cross-play.

- PUBLICIDADE -

Acreditem ou não, já cheguei até a ver usuários dizerem “se quiser jogar com ‘X’ plataforma, compre!”, o que dizer em relação a isso? Devemos lembrar que consoles não são baratos (principalmente no Brasil) e muitos acabam tendo que adquirir o produto de determinada marca por conta da acessibilidade, seja pelo preço, promoção de alguma loja ou algo do tipo. Poder se reunir com a galera independentemente da plataforma para todos jogarem aquele divertido game online é algo impagável, assim como é jogar com seu amigo na mesma plataforma. Contudo, não pense apenas em si, mas em todos gamers do mundo e ajude a todos conseguirem esta vantagem extra na sua plataforma de preferência.

“Não é vantagem para a companhia”

Quantas vezes no mundo dos games os consumidores aceitaram atitudes anti-consumidor? Devo lembrar dos estúdios querendo extinguir o modo single-player? Da Microsoft colocando políticas de DRM no Xbox One no anúncio? Em ambos assuntos, é certo de que quem possui vantagem é a indústria/companhia em questão. O consumidor por sua vez não teria nenhuma vantagem com estas escolhas e atitudes, o que abriu o olho de todos e fez com que nada se concretizasse no mercado. O cross-play no entanto, envolve algo que faz com que isso não aconteça, a guerra de consoles.

É triste dizer, mas não são todos que são capazes de aproveitar e admirar jogos ou plataformas de outras marcas concorrentes a quem ele adquiriu. Boa parte do sentimento destas pessoas que dizem que não é vantagem para a marca pode possuir um pequeno lado onde o ego fala mais alto e não aceita jogar com jogadores de outras plataformas. Portanto, diz “aceitar” ou “entender” o lado da companhia para não dizer “eu não quero jogar com jogadores de ‘X’ plataforma”.

“É injusto jogar contra o PC”

Este assunto é definitivamente responsabilidade da desenvolvedora e não das fabricantes de consoles. Existem jogadores que não se importam em jogar com jogadores de teclado e mouse, outros já se importam. Até aí tudo bem, isso pode se contornar com um bom sistema de plataforma cruzada no jogo. Fortnite por exemplo, só ativa o recurso ao convidar um amigo de outra plataforma. Contudo, se você estiver jogando sozinho ou com alguém que possua a mesma plataforma, jogadores de outros consoles ou PC não estarão em seu servidor. Já em Rocket League, é muito mais vantagem jogar com controle do que com teclado e mouse, sendo assim, o recurso fica ativado sempre.

Devemos lembrar também que os consoles da atual geração suportam teclado e mouse também, caso o problema seja isso. Assim você poderá enfrentar jogadores do PC de igual para igual. Esta são duas das inúmeras possibilidades que podem ser estudadas para aplicar nos jogos online com plataforma cruzada. Caso você não queira se misturar com players de outros consoles, basta não ativar o recurso, simples assim.

“PC possui mais desempenho de hardware do que os consoles”

Outro bom ponto de discussão a se levar, é o desempenho de um jogo no PC com os consoles. Aqui cada um pode ter um ponto de vista sobre seus prós e contras. Jogos competitivos certamente não devem possuir cross-play, afinal, cada quadro por segundo é valioso demais.

Lembramos de Overwatch onde a própria Blizzard se manifestou sobre o recurso, dizendo que o título não terá este recurso devido a este pequeno problema. Jogos mais lentos como Rocket League, Fortnite ou então qualquer outro game que não seja muito rápido, é possível ter cross-play. Devo lembrar que um jogo que não possui cross-play, não significa que as fabricantes de console devam bloquear totalmente a função. Ela deve estar sempre disponível para a opção de utilizar (ou não) da desenvolvedora de jogos.

“Playbase já é grande”

Isso pode fazer sentido para a industria, mas para o consumidor, isso não faz sentido. Um jogo multiplataforma com cross-play definitivamente, não seria um ponto de decisão para o consumidor determinar qual console irá adquirir. Certamente o que faz um console vender é sua qualidade física, recursos e jogos exclusivos. Permitir cross-play também não fará que jogos exclusivos se torne multiplataforma, como muitos andavam preocupados. Devemos lembrar que o cross-play só funciona em jogos multiplataforma, contudo, exclusivos são afetados e não exige que as fabricantes percam tempo os lançamento de jogos online. Tudo fica nas mãos das desenvolvedoras para habilitar ou não a função e controlar o ambiente dentro do game.

Um bom exemplo para se relembrar foi quando o Fortnite começou a dar indícios de que teria cross-play. Sem qualquer permissão da Sony ou Microsoft, a Epic Games uniu ambas plataformas em poucos minutos. Psyonix, a desenvolvedora de Rocket League, já chegou a comentar que para habilitar a plataforma cruzada em seu jogo, é praticamente no “apertar de um botão”.

O que é Cross-Play?

Este tópico não é um argumento de alguém que é contra, mas sim algo que reparei que existe, a dúvida. Alguns jogadores não sabem o que é o recurso, então o esclarecimento fica aqui. Cross-Play é simplesmente a possibilidade de um usuário de plataforma “X”, poder jogar online com jogadores de todas as demais plataformas, por exemplo: PS4 com Xbox One, PC e Switch.

A função logicamente é válida apenas para os jogos multiplataformas, portanto, exclusivos não possui tal possibilidade, a não ser que a fabricante possua mais de um console. No sistema da Microsoft, jogadores do Xbox One possuem cross-play com Windows 10 em jogos exclusivos, por ambos produtores pertencerem a mesma companhia.


Concluindo-se sobre o cross-play, existem ZERO motivos para ser contra. Da mesma forma que retrocompatibilidade não possui qualquer desvantagem e se possuir, cross-play também segue a mesma lógica. São sobretudo, pontos extras para a plataforma que além de trazer boa imagem do público a marca, vai garantir a diversão de muitos jogadores que possuem uma amigos de outras plataformas. O esforço para ativar a função é mínimo e só precisa que todos criem políticas de utilização que se conformem com as demais.

Compartilhe

- PUBLICIDADE -

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”