Críticas fortes
O designer de Dead Cells criticou seu antigo estúdio em relação à decisão de parar de fazer atualizações para o jogo.
De acordo com Sébastien Benard (via PCGamesN), a decisão tomada pela Motion Twin consistiu em uma “idiotice”. Além disso, o francês fez questão de demonstrar a sua satisfação em não estar mais trabalhando com o estúdio.
“Já que você está me perguntando, eu diria apenas que [Motion Twin] fez o pior movimento idiota imaginável contra Dead Cells e [Evil Empire]. Tendo visto em primeira mão a situação real nos bastidores, posso dizer honestamente que estou feliz por não fazer mais parte disso.”
“A declaração oficial é uma besteira de marketing total, a forma como esta situação aconteceu é de um nível totalmente diferente. “Nunca imaginei que meu antigo estúdio cooperativo se tornaria uma empresa tão gananciosa.”
Sébastien Benard começou na Motion Twin como cofundador e trabalho no estúdio por 19 anos. Neste período projetou Dead Cells, seu jogo Metroidvania de 2018 aclamado pela crítica, mas deixou o estúdio em março de 2000 para abrir um novo estúdio.
Após o sucesso de Dead Cells, a Motion Twin queria continuar a atualizá-lo enquanto avançava para seu próximo projeto. Em 2019, os membros da Motion Twin estabeleceram um novo estúdio legalmente separado chamado Evil Empire.
Por fim, a Motion Twin anunciou recentemente que a próxima atualização 35 do jogo será a última. A declaração oficial deu a entender que este consistiu em um acordo conjunto para encerrar os trabalhos, mas tudo indica que a decisão não consistiu em algo amigável.