Dia dos Pais: Confira os pais que marcam história no mundo dos games

Compartilhe

Alerta! O conteúdo abaixo contém Spoiler.

“Sábio é o Pai que conhece o próprio filho”. Já dizia William Shakespeare, um dos grandes poetas e dramaturgos, inglês, do século XVI. Esta relação que se inicia como uma proteção e que ao longo dos anos  vai se tornando uma grande amizade é regada de muito amor e entrega, sobretudo, decisões que sempre visam o bem desta pessoa que é sangue do seu sangue. Assim como na vida real, os videogames trouxeram grande homens atribuídos desta dádiva divina de ser pai. Uns grandes exemplos de pais e outros grandes vilões, porém o título de pai nunca sairá de seu DNA e independente de suas posturas houve um motivo para tal.

Deste modo, eu João Antônio, também pai, decidir, neste dia tão especial, listar os Pais que deixaram um exemplo paterno no mundo dos games.  Sem mais delongas confira nossa lista.

Geralt de Rivia (Franquia The Witcher)
- PUBLICIDADE -

Um dos personagens dentro da mitologia The Witcher, Geralt de Rívia, é um dos grandes exemplo de país dentro dos videogames. O bruxo faz jus a conhecida frase: “Pai é quem cria”. O bruxão em certo momento de sua jornada como um caçador de recompensas pelas as Terras do Norte decidiu adotar Cirila ou Ciri. Este evento se deu por conta de uma jura de sangue entre Geralt e um dos reis, a qual o bruxão o salvou. Este juramento é conhecido nos livros e nos games como a “Lei da Surpresa”.

Zeus (Saga God of War)

- PUBLICIDADE -

A mitologia grega é berço da discórdia entre pais e filhos. Esta mitologia onde deuses desciam de seus tronos para visitar a morada dos mortais foi cenário de inúmeros filhos nascidos da relação de seres mortais com imortais. De acordo com a mitologia, um deus não poderia se relacionar com um ser abaixo de sua essência, ou seja os humanos. Assim, esta ausência paterna foi motivo de ira e decepção dos filhos destes deuses. Um dos grandes exemplos deste cotidiano mitológico dentro do mundo dos games foi a relação de Zeus e seu filho Kratos na franquia God of War.

Este sentimento de desprezo de Kratos para com seu Pai se iniciou no segundo título, God of War 2 (PS2) e se culminou em um confronto entre pai e filho em God of War 3 (PS3). De um lado o ego de Zeus e sua decepção pela insolência de seu filho foi um dos expoentes de um dos relacionamentos mais dramáticos de um pai e um filho no mundo dos games.

Kratos

Se Zeus foi um péssimo exemplo de pai, Kratos herdou toda esta incompetência. Embora de forma involuntária, melhor dizendo: forjada por Ares, Kratos lamentavelmente cometeu uma das piores mortes que ele fez na sua vida de guerreiro espartano. De forma violada Ares, o deus para a qual Kratos vendeu sua alma, forjou uma missão para o guerreiro espartano onde ele deveria invadir e matar todos numa a vila. No entanto, esta vila estava sua esposa e filha. E o que aconteceu todos nós já sabemos. Este evento deixou o espartano conhecido como o “Fantasma de Esparta” e deu início a sua jornada de vingança ao panteão grego. Esta odisseia grega alimentada por vingança tornou Kratos um ser sem sentimentos e um monstro desvencilhado do ser humano dotado de sentimentos que era antes. No entanto, após o trágico evento com seu pai em God of War 3, o espartano se refugiou nas Terras do Norte e lhe foi concedido uma nova oportunidade de ser diferente da má impressão que passou em Terras gregas.

Em God of War (PS4), Kratos agora vive no lar dos deuses nórdicos e se tornou pai, novamente, fruto de um relacionamento com uma gigante refugiada em Midgar. Essa jornada, escolhida como GOTY de 2018, deu uma nova perspectiva do espartano inconsequente e sem profundidade vistos no games anteriores. Sobretudo, Kratos vence seus demônios interiores e se torna um dos grandes exemplos de pais no mundo dos games se desvinculando de todas suas atitudes imaturas e desumanas, e dando lugar ao ser humano que ele havia enterrado a anos.

Big Boss ( Saga Metal Gear e Metal Gear Solid)

Quem que está acompanhando nossa lista foi pai sem querer? Pois bem, Big Boss, o famigerado mercenário que deu início a tudo que franquia de Kojima se tornou, teve três filhos. Após sua saída da FoxHound, Zero, descontente por tal atitude, decidiu criar clones que imprimisse o quão competente era Big Boss. Denominado com “Les Enfants Terribles”, este projeto coletou dados genealógicos de Big Boss após seu como de 9 anos em MGS: The Phantom Pain.

Após anos desconhecendo esta atitude invasiva feita por Zero, Jack, seu nome verdadeiro, ele seguiu sua vida como um mercenário enquanto um de seus três filhos, Solid Snake, tentava o deter em uma missão na África. Em suma, esta relação de pai e filho em meio aos “jogos de guerra” protagonizou uma das cenas mais emocionantes, repleta de arrependimentos e perdão, no mundo dos games em Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots (2008).

Joel ( Franquia The Last of US)

Joel é o exemplo de que pai nunca deixa de ser pai. Afinal, esta virtude, para quem os permitem, nunca mais sai de seu DNA. Após perder sua filha, Sara, nos minutos iniciais em The Last of US (2013), Joel se torna um homem amargurado e nunca mais se imaginaria se tornar um pai novamente. No entanto, uma vez pai sempre pai. Joel encontra Ellie com a missão de deixá-la para os vagalumes para fins da cura contra o fungo que a assolou a humanidade. Só o que ele não pensava e nem previa era que seu instinto de pai falasse mais alto o fazendo ter um elo paterno com Ellie o acarretou em tomar uma das atitudes que mudaria o rumo da história dentro de The Last of Us.

Ethan Mars ( Heavy Rain)

Pais

Como é a dor de perder um filho? De fato, só quem passou por este evento sabe o que isso significa. Para os curiosos, Heavy Rain, game desenvolvido pela a Quantic Dream lançado em 2010, dramatiza essa dor tão pessoal que é perder um filho. No papel de Ethan Mars controlamos um pai de família,inicialmente, feliz com sua esposa e dois filhos até um trágico evento onde Ethan presencia a morte de um de seus filhos em um atropelamento. Assim, este trágico evento, considerado por muitos um dos momentos mais tristes dos games, trouxe a Ethan um casamento, outrora perfeito, se desmoronar aos poucos. Portanto, o sentimento de culpa carregado pelo o personagem o tornou  frustrado e o levou a uma jornada por justiça que lhe custou caro. De fato, uma das grandes demonstrações de amor de um pai por seu filho.

Em suma, esta foi a nossa seleção de grandes pais que deixaram seu legado no mundo dos games. Se há algum personagem que não mencionamos dentro dessa lista, cite-os nos comentários. Por fim, confira tudo que rola no mundo dos games clicando aqui.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”