Ex-Desenvolvedor faz sérias acusações contra a 2K Games

Compartilhe

mafia-3-2k-games

Um post no site Medium escrito por um ex-funcionário da Irrational Games, estúdio responsável pelo desenvolvimento da série Bioshock e que foi fechado após a conclusão de Bioshock Infinite, faz sérias acusações contra a 2K Games, uma das maiores empresas do mundo dos games atualmente, com jogos como Mafia, XCom, NBA 2K, Bioshock e muitos outros.

- PUBLICIDADE -

Segundo o desenvolvedor anônimo, as más decisões da 2K Games, levaram ao fechamento da 2K Austrália e a criação de diversas novas propriedades intelectuais (jogos) que não tiveram sucesso, resultando em muitas demissões nos estúdios que a 2K Games veio fechando no decorrer dos anos.

De acordo com o desenvolvedor, tudo começou com The Bureau: XCOM Desclassified, que após péssimos resultados em vendas, a culpa pelo fracasso foi jogada sob a 2K Marin, que foi fechado como resultado. Outro estúdio da 2K que foi fechado é o 2K Australia, onde a 2K alegou que os custos de desenvolvimento eram altos demais e por conta disso precisava tomar alguma atitude.

“The Borderlands Pre-Sequel foi desenvolvido com um time de 40 pessoas na 2K Austrália em apenas 18 meses, e o jogo vendeu 1.7 milhões de unidades, além das receitas obtidas com DLC. A razão que a 2K alegou para fechar o estúdio foi que não havia mais dinheiro para manter o desenvolvimento de games na Austrália. Você quer dizer que não tem dinheiro para manter um time de 40 desenvolvedores, pagos significantemente menos do que suas contra partes americanas, que venderam 1.7 milhões de unidades após 18 meses de ciclo de produção? Isso não faz nenhum sentido, mas disseram pra que a gente não se preocupasse com aquilo, ‘já que desenvolvedores não entendem como o mercado de games funciona’.

O post continua:

- PUBLICIDADE -

“A 2K foi muito afiada em realocar um pessoal para o seu mais caro escritório em seu estúdio Hanger 13, que tinha mais de 150 pessoas trabalhando. O Hanger 13 gastou muitos anos e muitos milhões de dólares criando Mafia 3, que recentemente foi destruído nos reviews e não tem esperança alguma de conseguir recuperar o dinheiro que foi gasto de volta. É preciso vender mais ou menos 8 milhões de cópias com o preço de lançamento para cobrir as despesas, e o jogo vendeu até agora pouco mais de 1 milhão de unidades.”

Realmente a situação para Mafia 3 não é das melhores. O jogo não foi aceito pela crítica e público como se esperava, apesar de contar com uma boa história, marca registrada da série. Porém, todo o resto como a jogabilidade, o mundo que o game apresenta e as repetitivas missões parecem ter levado o projeto da Hanger 13 para o “comum”, e não para a grande qualidade que se esperava de um novo jogo da série Mafia. Uma grandiosa pena.

O desenvolvedor anônimo continua:

“XCom não foi bem porque era o único jogo que a 2K Games se sentiu obrigada a ‘sujar suas mãos’ com o desenvolvimento. Eles mudaram o produto diversas vezes, reiniciaram o projeto, e pegaram o controle criativo das mãos dos desenvolvedores. Talvez tenha sido por isso que Mafia 3 e Evolve tenha perdido tanto dinheiro. A 2K não parece ter medo de experimentar sua veia artística, mesmo que isso venha a custar aos acionistas da empresa milhões de dólares, além de custar centenas de empregos de desenvolvedores e a reputação da 2K como uma empregadora.”

O post tem muito mais que o anônimo desenvolvedor gostaria de dizer ao mundo, mas no geral a sensação que fica é que decisões de negócio estão alterando a forma como alguns games da 2K poderiam ser. O resultado realmente não vem sendo satisfatório em alguns casos, mas é difícil escolher um lado nessa briga. Se de um lado temos toda a tranquilidade e liberdade que um desenvolvedor precisa ter pra ser criativo, de outro temos uma empresa que possui diversas grandes marcas na mão e precisa gerir um negócio que se torna cada dia mais competitivo. Talvez o resultado de games como Mafia 3 e Evolve possam nos indicar a direção de “quem está certo“, mas seria ótimo poder ouvir o que a 2K tem a dizer. Até o presente momento a empresa não se pronunciou a respeito, mas outras pessoas do meio já falaram, como é o caso do fundador da 3D Reams e criador de Duke Nuken, George Broussard, que postou em seu Twitter dizendo que a “2K é realmente uma empresa de mer$@. Algum dia eu vou escrever o quanto malignos eles foram pra gente”.

No entanto, a veracidade das informações que este post no Medium traz foi questionada por Steve Lee, Level Designer de Bioshock Infinite, que escreveu, também no Twitter: “Discussões e observações entre muitos ex-funcionários da Irrational Games indica que isso parece muito, muito falso.”

Agora fica a questão: a 2K vai levar isso pra frente ou o desenvolvedor anônimo vai jogar mais alguma informação no ventilador? Complicado.

Para ler o post do ex-desenvolvedor na íntegra – somente em inglês – clique aqui.


Fonte: VG247

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”