EXCLUSIVO: Desenvolvedor brasileiro revela detalhes sobre a narrativa, combate e gameplay de Ebenezer and The Invisible World

Ebenezer and The Invisible World

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Em junho passado, a desenvolvedora Orbit Studio e a publicadora Play on Worlds anunciaram seu mais novo jogo, Ebenezer and The Invisible World. Trata-se de um metroidvania inspirado na obra icônica “Um Conto de Natal” de Charles Dickens, planejado para ser lançado em breve no Nintendo Switch, PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.

O jogo tem gerado grande expectativa e interesse, especialmente por ser desenvolvido por profissionais talentosos brasileiros. Pensando nisso, o Combo Infinito, em busca de oferecer informações exclusivas aos leitores, teve a oportunidade de entrevistar os responsáveis ​​pelo jogo. Nesta entrevista, Rodrigo Pascoal, diretor de arte, compartilhou detalhes intrigantes sobre a história, a jogabilidade e as inspirações por trás de Ebenezer e The Invisible World.

Uma Londres Vitoriana

Ebenezer and The Invisible World
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Com base no conto de Charles Dickens, já de início Pascoal afirma que a equipe teve a ideia de criar o jogo e trazer fantasmas como ‘poderes’, que auxiliariam o personagem principal ao longo da jornada. Para isso, o processo de desenvolvimento envolveu testar diferentes ideias e mecânicas, começando com protótipos para validar de forma sustentável e evitar retrabalhos posteriores.

Os poderes comuns presentes em jogos do gênero metroidvania, por exemplo, acabaram adaptados para movimentos acionados com a ajuda dos fantasmas.

“O jogo foi inspirado no conto original Christmas Carol, de Charles Dicken, e a ideia era fazer movimentos usando fantasmas como poderes que auxiliam o personagem principal. Tendo isso em mente começamos a testar ideias, ainda no protótipo, de poderes comuns em Metroidvanias que poderiam ser convertidos em movimentos com ajuda de fantasmas.

Todos os movimentos eram feitos antes em esboço apenas até validar cada mecânica tentando evitar retrabalho depois. Com isso o personagem principal ficou totalmente pronto somente no final da produção.

A equipe trabalhou arduamente para criar uma Londres vitoriana em um ambiente 2D ilustrado, oferecendo uma experiência de plataforma e exploração em um cenário inspirado na era. Assim, esse desafio levou-os a refazer completamente a cidade de Londres no jogo, representando alguns lugares reais nos cenários com uma abordagem artística única.

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“A maioria dos Metroidvanias se passam em cavernas ou em lugares onde você pode fazer imensas galerias de túneis onde o jogador pode navegar para todas as direções. Desenvolver uma cidade vitoriana, mas que ainda sim tivesse um gameplay com plataformas e exploração 2D foi um desafio muito grande, chegamos a fazer uma versão completa que descartamos e refizemos Londres por completo no jogo. Não tínhamos a intenção de fazer uma Londres realista, mas tentamos representar alguns lugares reais nos cenários do jogo.

Fantasmas e seus poderes

Em “Ebenezer and The Invisible World”, os jogadores encontrarão três tipos diferentes de fantasmas ao longo da jogabilidade, cada um com habilidades únicas que auxiliam o protagonista em sua jornada. Os fantasmas são distinguidos pelas cores de suas auras: azul, vermelho e amarelo.

Os fantasmas com aura azul são os que auxiliam no movimento do protagonista. Eles possuem habilidades especiais, como um pulo duplo ou a capacidade de atravessar determinadas paredes, tornando a exploração e a locomoção mais dinâmicas e ágeis.

Já os fantasmas com aura vermelha estão focados nas habilidades de combate. Assim, ao desbloqueá-los, o protagonista ganha vantagens em lutas, como ataques especiais ou poderes mágicos, tornando-o mais eficaz e poderoso nas batalhas contra inimigos e chefes.

Por fim, os fantasmas com aura amarela concedem vantagens permanentes ao jogador. Eles podem fornecer escudos de proteção ou até mesmo a recuperação gradual de vida ao longo do tempo, o que aumenta a resistência do protagonista e sua capacidade de enfrentar desafios com mais segurança.

“O jogador vai liberando os fantasmas conforme avança no jogo. Porém, para conseguir que um fantasma lhe ajude, você também precisará ajudar o fantasma – normalmente eles tem algum problema em vida que não conseguiram resolver e, agora, precisam da ajuda do protagonista para resolver isso. Assim, quando você os ajuda, eles se unem a você em sua jornada. É como se você fosse um detetive sobrenatural da era vitoriana.”

Uma arte feita à mão

A equipe de desenvolvimento abordou a criação da arte à mão com um propósito específico em mente. Desde o início, eles optaram por fazer o jogo em 2D com animações frame a frame, mesmo que essa abordagem seja pouco comum nos dias de hoje devido ao trabalho minucioso de desenho que exige. No entanto, essa escolha tinha um objetivo claro: transmitir a sensação das antigas animações de Natal da Disney, especialmente referenciando “Um Conto de Natal do Mickey“.

“Desde o começo pensamos em fazer o jogo em 2D com animação frame a frame, isso é algo pouco usual nos dias de hoje pois exige um trabalho absurdo de desenho. Contudo, queríamos conseguir passar a sensação daquelas animações antigas da Disney, principalmente a “Um Conto de Natal do Mickey”, que foi uma grande referência para o estilo de ilustração dos cenários do jogo.

Como se trata de um conto natalino, tentamos expressar o Natal em todos os biomas do jogo e principalmente na parte inicial em Londres, dando aquela sensação de noite de Natal dos filmes onde neva e tudo mais… (isso porque o natal aqui no Brasil é muito quente, haha).”

Além disso, o design de objetos e personagens foi baseado no início da era vitoriana, o que influenciou todo o estilo visual do jogo. A equipe precisou pesquisar e se basear em pinturas da época e fotografias do final do século 19 para criar um ambiente autêntico e imersivo. A abordagem artística escolhida trouxe dificuldades ao processo de desenvolvimento. No entanto, o esforço da equipe resultou em um estilo visual encantador e nostálgico, que capturou a essência do Natal.

Exploração livre e missões secundárias

Ebenezer and The Invisible World

Em “Ebenezer and The Invisible World”, os jogadores terão a oportunidade de explorar diversos ambientes em Londres na era vitoriana, cada um com sua atmosfera e design distintos. Além da própria cidade de Londres, onde a jornada do protagonista começa, há outra localidade que os jogadores poderão visitar no jogo, o London Bedlan Hospital, um antigo hospício de Londres, que traz consigo uma atmosfera misteriosa.

Além disso, o jogo apresenta áreas que representam fábricas famosas da Revolução Industrial da época vitoriana, com seu estilo industrial e elementos característicos daquele período. A equipe de desenvolvimento também criou áreas totalmente fictícias, como uma estação subterrânea, um observatório/biblioteca e, ainda, o mundo dos espíritos.

Além de Londres, existe uma outra localidade real inglesa que poderá ser visitada no jogo, é o London Bedlan Hospital, um antigo hospício. Haverá também as famosas fábricas da Revolução Industrial e criamos áreas totalmente fictícias, como uma estação subterrânea gigantesca, um observatório/biblioteca e, claro, o mundo dos espíritos. Este último é bem legal pois, em alguns momentos, Ebenezer viaja ao mundo dos fantasmas para completar algumas missões.

Os jogadores ainda terão a oportunidade de se envolver em missões secundárias e atividades adicionais. Ao longo da jornada de Ebenezer, ele encontrará várias pessoas e fantasmas precisando de sua ajuda, e o jogador poderá decidir se quer ajudá-los ou não.

Segundo explica Rodrigo, cada missão secundária acabou escrita de forma única e diferente uma da outra, proporcionando uma variedade de situações e desafios para o jogador enfrentar. Assim, essas missões secundárias estão definidas com a moral da história original de “Um Conto de Natal”, que destaca a importância de fazer boas ações e se tornar uma pessoa melhor.

“Cada missão secundária foi escrita de forma bem diferente uma da outra. Parte da moral da história do conto original é que Ebenezer possa fazer boas ações e ser uma pessoa melhor depois de encontrar os fantasmas. Então, nessa nova jornada do game, cabe ao jogador decidir se vai fazer estas missões secundárias para melhorar a moral do Bené na terra da rainha.”

Livro vs. Jogo

A reimaginação de “A Christmas Carol” se reflete de forma interessante na história de “Ebenezer and The Invisible World”. O jogo se passa após os eventos do livro clássico, com Ebenezer já em uma jornada para ser uma pessoa melhor, influenciado pelas visitas dos três fantasmas do passado, presente e futuro.

Dessa forma, o enredo do jogo começa quando um novo fantasma surge e revela um grande perigo que assola Londres. Esse fantasma percebe que Ebenezer possui uma habilidade especial: a capacidade de ver fantasmas. Assim, esse novo fantasma busca a ajuda de Ebenezer, o único ser vivo que pode vê-lo e interagir com ele no mundo invisível.

Dessa forma, é a partir desse ponto que a aventura de Ebenezer se inicia, com a tarefa de enfrentar ameaças sobrenaturais que alcançaram a cidade. O subtítulo do jogo, “The Invisible World” (O Mundo Invisível), faz referência a essa habilidade única de Ebenezer, que o permite enxergar e interagir com o mundo espiritual que outros não conseguem ver.

“O jogo se passa após os eventos do livro, com Ebenezer já tentando ser uma pessoa melhor. O plot do game é que, como Ebenezer foi visitado anteriormente pelos 3 fantasmas, do passado do presente e do futuro, ele agora possui a habilidade de ver fantasmas. O jogo então começa quando um outro fantasma que descobre um grande perigo que assola Londres, resolve pedir ajuda para o único ser vivo que poderia vê-lo, Ebenezer. Por isso o subtítulo, “Mundo Invisível”, pois é algo que só Ebenezer pode ver.

Fico imaginando as pessoas em Londres vendo Ebenezer lutando sozinho com sua bengala batendo no ar e pensando, acho que ele endoidou.”

Materiais e armas poderosas

Por fim, o sistema de coleta de materiais permitirá que o protagonista aprimore suas habilidades de combate e ganhe novos itens para enfrentar os desafios do jogo. No início, Ebenezer possui uma bengala comum que ele usa como espada nas lutas. No entanto, com a coleta de novos materiais raros, ele pode construir bengalas especiais com poderes de combate únicos.

Além disso, o jogo apresenta armas fantasmas poderosas, que podem acabar usadas ​​por Ebenezer no combate. Há também a coleta de relíquias. Ao equipar essas relíquias, a Ebenezer obtém novas melhorias e vantagens. Por exemplo, ele pode aumentar sua velocidade de movimento, o dano causado aos inimigos, ou ganhar outras habilidades que o tornam mais eficiente e poderoso.

“No começo, Ebenezer possui uma bengala comum que usa como espada nas lutas, mas com novos materiais, ele pode construir bengalas especiais com novos poderes de combate. Além disso, também existem as armas fantasmas – que variam desde um machado até um chicote (alá Castlevania) – que ele poderá usar em combate. No entanto, fora estes elementos também existem relíquias que, ao equipadas, dão novas melhorias ao Ebenezer – como aumentar a velocidade de movimento, o dano causado em inimigos e por aí vai.”

Com base nas inspirações de “Um Conto de Natal” e na criatividade dos desenvolvedores, “Ebenezer and The Invisible World” tem tudo para se destacar como um marco na indústria de jogos brasileira e conquistar o coração dos jogadores ao redor do mundo. A data de lançamento ainda não foi revelada, mas a expectativa em torno do jogo só aumenta à medida que mais detalhes são revelados.

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