Executivo da EA diz que os games serão a maior plataforma para publicidade no futuro

Compartilhe

Executivo-da-EA-diz-que-os-games-serao-a-maior-plataforma-para-publicidade-no-futuro

Mas se olharmos a real situação do mercado, isso já acontece com os jogos para tablets e smartphones não?

- PUBLICIDADE -

Google Play. Apple Store, Windows store, opções não faltam para você gastar seu rico dinheirinho com games, ou não, já que existem diversos jogos gratuitos nelas. Fora a Live, PSN e Steam – além de muitos outros. Estas plataformas ainda não são o berço para propagandas dentro dos games quando você paga pelo jogo, porém games gratuitos para dispositivos mobiles (smartphones e Tablets) estão recheados de comerciais por toda a parte. Os jogos para estes dispositivos estão gerando muito dinheiro para seus criadores e também para quem anuncia dentro deles, ou seja, as marcas.

Este fenômeno está acontecendo com tanta intensidade que Dave Madden, Vice Presidente Sênior de Soluções Globais de Mídia da Eletronic Arts (EA Games), na divisão mobile, acredita que o mercado games vai se tornar “a maior e única plataforma de publicidade do mundo.”

angry-birds-ads
Exemplo de anúncio em Angry Birds.

Madden – o executivo e não o game da EA – é um cara totalmente otimista quando se fala dos jogos mobiles e o constante crescimento e interesse de marcas em anunciar dentro deles. Em um evento chamado Global Mobile Internet Conference (GMIC), que aconteceu esta semana em São Francisco, ele pôde provar sua empolgação através dos últimos números obtidos, bastante favoráveis para este tipo de mercado. Ele comparou as propagandas existentes dentro dos jogos hoje em dia com o tipo de propaganda que era realizada na ESPN quando ainda o canal era um principiante no mercado de TV a cabo nos Estados Unidos.

- PUBLICIDADE -

Nós estamos começando a realizar acordos com grandes marcas e agencias,” disse Madden. “As marcas querem saber como chegar nesta audiência jovem e engajada que é o consumidor que joga nos dispositivos mobiles e a experiência que estas grandes marcas possuem é muito bem vinda para o nosso mercado. É como a ESPN dos velhos tempos. Eles começaram com anúncios de resposta direta e hoje são anunciantes da Budweiser.”

“A propaganda está saindo da TV porque é uma experiência perturbadora e irritante, já que o comercial entra no meio daquilo que você quer ver. O mesmo acontece com o rádio, onde diversas estações passam comerciais exatamente na mesma hora para prevenir que o ouvinte mude de estação em busca de outra programação,” continuou Madden, referindo-se ao fato que o ouvinte acaba ficando na mesma estação sabendo que nas demais também está passando comercial. “Isso irrita o público.”

comercial em games da glu
Anúncios nos jogos da Glu Mobile. Clique para ampliar.

Em comparação, os anúncios dentro dos games podem ser levados diretamente para as pessoas certas, então o comercial acaba sendo relevante para o usuário e seus interesses. E eles podem ser premiados por isso. Se você concorda em ver um vídeo sobre determinado assunto que você gosta, como um novo trailer de Star Wars, sua recompensa pode vir dentro do próprio jogo, possibilitando que você compre algo nele por exemplo.

“O dinheiro está indo para os mobiles, onde os anúncios são direcionados e bem vindos,” disse Madden. “Os primeiros beneficiários são o Twitter e o Facebook, que sabem exatamente como direcionar o anúncio para o usuário.

Christian Limon, Vice Presidente de Crescimento e Propaganda da desenvolvedora de jogos Glu Mobile, concorda com o que diz Madden. Ashley Higgins, Gerente Sênior para Propagandas da Sega também, dizendo que “os jogadores estão felizes em ver 15 ou 30 segundos de vídeo que irão recompensá-los no final.”

“Nós continuamos contando com as compras realizadas dentro dos aplicativos para a maior parte da monetização, mas a recompensa vinda dos vídeos é uma opção do usuário, e eles gostam disso. Eles sentem uma experiência positiva com o engajamento do anúncio.”

Madden alerta quem anuncia dizendo que devem ser sensitivos para a experiência do usuário, sendo que é praticamente impossível reconquistar o usuário depois que você o frustra ou o irrita.

Se você recriar o modelo de anúncios da TV e do Rádio e irritar os usuários, então você terá criado exatamente a experiência oposta que você quer com o anúncio crie,” disse Madden. “Se você coloca um comercial dentro do seu jogo que aumente a experiência e faça com que o usuário sinta-se bem ao jogar seu jogo e voltar a jogá-lo, então isso é uma vitória para você.”

video-reward-em-games
Veja o vídeo e ganhe moedas do jogo!

Madden adiciona: “Está acontecendo. As marcas estão vindo. Os usuários amam. Os dados são inegáveis. Os games vão acabar tornando-se a maior plataforma de anúncios no mundo por que os números de aparelhos que existem nas mãos das pessoas vão ultrapassar o número de TVs que existem por aí. Os games são os aplicativos mais baixados nestes dispositivos e suas respectivas lojas. Isto talvez não aconteça da noite para o dia. Mas em dez anos, a publicidade móvel será a maior plataforma de propagandas em todo o mundo, dentro dos jogos.”

Se olharmos o mercado atual, Madden está no caminho certo com seu pensamento. Apesar de ainda serem semelhantes com comerciais de sites e o tipo  de anúncio realizado também ser parecido, novas ideias vão surgindo para este tipo de mercado. Os anúncios precisam envolver o usuário e seu alcance será sempre incrível, principalmente se o jogo for bom. Um jogo bom alcança um público nunca antes imaginado no mundo dos games. São milhões e milhões de downloads por jogo.

Dentro dos consoles ainda é bastante complicado este tipo de anúncio, até porque pagamos um bom valor para tê-los, então não teria sentido ver comerciais dentro deles. Mas vez ou outra surgem jogos gratuitos também para os videogames e quem sabe este tipo de propaganda não possa ser integrada a eles também não é?

E aí, o que você acha da visão de Madden? Comente!

==============

Fonte: VentureBeat

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”