Facebook surpreende, enquanto estratégia da Globo não está muito clara
Embora possa parecer estranho, o Facebook estava competindo pelos direitos de transmissão da Champions League no Brasil. A Globo, que detinha os direitos da competição na TV aberta brasileira, acabou abrindo mão da disputa. Segundo o UOL, trata-se de uma estratégia do canal. Embora a Champion League traga um grande lucro a maior rede de TV brasileira, a Globo teve que investir muito dinheiro para manter os direitos de campeonatos que são sucesso no canal. Entre eles o Brasileirão e a Libertadores.
Entretanto, a investida do Facebook é notável. Agora, a plataforma tem os direitos de transmissão da TV aberta brasileira para o maior campeonato de futebol do mundo. Assim, espera-se que a plataforma faça alguma parceria com algum canal da TV aberta ou simplesmente vejamos streamings ocorrendo diretamente na rede social com cada um dos jogos da Champions. Por outro lado, na TV fechada, os direitos continuam com a Turner. A empresa, dona do Esporte Interativo, mantém os direitos de transmissão por mais 3 temporadas. O mesmo vale para o Facebook, que tem contrato para 3 anos, começando com a próxima temporada.
Assim, a iniciativa do Facebook é surpreendente. A empresa havia declarado no passado que não tinha intensão de investir no mercado de esporte na América Latina. Agora, além da Champions, a rede social também tem o quarto pacote da Libertadores. Assim, os jogos de quinta-feira podem ser transmitidos diretamente pelo Facebook.
Enfim, um grande concorrente para a TV aberta e para a hegemonia da Globo. Certamente teremos somente a ganhar com essas disputas. Mas o que você acha disso tudo? Será uma boa os direitos da Champions terem ido parar nas mãos do Facebook? Comente!
Fonte: Uol