Revelações sobre a história
O gerente da marca Final Fantasy, Yoshinori Kitase, explicou motivos pelos quais permaneceu na Square após a saída de Hironobu Sakaguchi.
Kitase juntou-se à franquia em Final Fantasy 5, onde atuou como planejador de campo, planejador de eventos e level design. Além disso, trabalhou como diretor dos três jogos seguintes (6, 7, 8) enquanto Sakaguchi atuou como produtor.
Porém, Sakaguchi então deixou a Square Enix (então apenas ‘Square’) em 2001, e disse em entrevistas anteriores que sente que passou o comando da franquia para Kitase quando o fez.
Em entrevista a ao podcast My Perfect Console de Simon Parkin, Kitase explicou os motivos por não deixar a Square Enix. Na época, muitos acreditavam que o diretor deixaria a empresa quando o mentor deixou a Square.
“Naquela época, por volta do ano 2000, foi quando estávamos planejando muitos títulos principais de Final Fantasy: 10, 11, 12 e assim por diante. Tudo isso estava sendo planejado e em discussão. E com Sakaguchi-san sendo esse mentor, alguém com quem trabalhei e com quem cresci dentro da empresa, é claro que foi um momento muito sombrio para mim vivenciar sua saída.”
“Embora Sakaguchi-san, eu acredito, tenha sido o criador que estabeleceu essa história para si mesmo e trabalhou nesses vários projetos ao longo de seu legado e tempo aqui, eu ainda sentia como se ainda estivesse formando minha visão e ainda trabalhando nesse sentido, então esse foi um dos motivos pelos quais tive vontade de ficar.”
Por fim, a segunda razão consistiu em oferecer um ponto de conexão mais fácil caso Sakaguchi algum dia retornarsse para a franquia. Isso virou realidade em 2016 através do jogo mobile Mobius Final Fntasy.