O primeiro game do retorno da franquia vem sofrendo críticas por sua agressiva presença de microtransações
Silent Hill: Ascension se provou ser um péssimo game de Silent Hill tanto por sua proposta como também por seu sistema de microtransações, embora o estúdio, a Genvid Entertainment, negando tais acusações.
Dito isso, além de todas essas ressalvas, alguns jogadores têm compartilhado exemplos da escrita do jogo através das redes sociais, acusando a desenvolvedora Genvid de usar IA para gerá-las.
Em resposta, o CEO do estúdio, em um post no X (antigo Twitter), negou as acusações dizendo que tal acusação é um insulto a todos que treinaram duro para fazer o projeto acontecer. Profissionais esses que já atuaram em títulos da Telltale, títulos da Pixar, [God of War] Ragnarok, Resident Evil Village, por exemplo, citou o CEO.
“Em nossas 100.000+ palavras, zero são de autoria de LLMs ou IA, e todas são do trabalho de uma equipe talentosa.”
“Temos uma equipe de animadores trabalhando no projeto, uma equipe de roteiristas que escreveram os roteiros e designers narrativos que fizeram as escolhas. Sugerir o contrário é apenas um insulto velado a humanos talentosos que trabalharam duro para criar algo de que se orgulham.”
Em suma, Silent Hill: Ascension é uma experiência interativa com episódios semanais onde o jogador tem o poder de decisão. A escolha é feita através de uma moeda presente no game, onde você pode obtê-la concluindo desafios ou comprando-a com dinheiro real.