GOG anuncia um serviço ousado para trabalhar com jogos Indie

Compartilhe

GOG-anuncia-um-serviço-ousado-para-trablhar-com-jogos-IndieIncrível como hoje, o mercado gamer está voltado para os jogos indie. Há pouco tempo atrás eram considerados trabalhos amadores, passatempos, brincadeiras, mas de maneira concisa conquistaram seu espaço, e hoje despontam como um dos principais alvos de grandes empresas.

A Good Old Games, ou como é também conhecida – GOG, está seguindo os passos da Steam Greenlight (serviço que disponibiliza os jogos indie de acordo com os votos dos usuários), em grande estilo com o lançamento de um novo serviço relacionados aos jogos indie, mesmo porque o serviço da Valve tem recebido duras críticas.

- PUBLICIDADE -

Talvez o principal foco das críticas é o fato da Steam e o Greenlight não revelarem o motivo pelo qual o jogo foi recusado. Pelo que foi anunciado, esse não será o caso do GOG – “Nós vamos esclarecer exatamente o que pensamos sobre o título” disse um porta voz da GOG em seu recente anúncio. Continuou dizendo “Nós sabemos os gostos dos nossos usuários, e nós faremos o melhor para apresentá-los com uma seleção de jogos para serem desfrutados sem DRM. Nós revisamos todas as possibilidades e escolhemos aquelas que oferecem as qualidades que nossos usuários mais valorizam, como a profundidade do game, originalidade, e de alto nível de polidez“.

Nós entraremos em contato com você diretamente para dizer-lhe como seu titulo se enquadra com nossas normas e nossa opinião. Se decidirmos aceitar ou não o seu jogo, você ira ouvir isso da nossa equipe em duas semanas, mais ou menos. Nós nunca deixaremos você sem feedback!“.

Isso é apenas o começo, porque em cima de todo esse discurso sobre business, a GOG promete oferecer pagamento sobre os royalties. Existem duas maneiras de organizar esse esquema: na primeira o desenvolvedor pode financiar um projeto próprio sozinho e dividir a receita em 70/30% a favor do desenvolvedor, ou  o GOG pode ajudar a financiar o projeto e dividir os lucros em 60/40%, também em favor do desenvolvedor, até o GOG recuperar o dinheiro gasto, voltando assim a faixa inicial de 70/30%.

- PUBLICIDADE -

Além disso, o GOG lidará com a maior parte de títulos aceitos – “Toda vez que lançar um jogo no GOG.com, será feita uma campanha de marketing dedicada a cross-media. Será a principal característica do nosso site, com um banner gigante e uma notícia na página inicial”, explicou a empresa. “Também vamos promover o lançamento do seu jogo para milhares de nossos seguidores nas mídias sociais (Facebook, Twitter e Google +, etc). Nós vamos postar o trailer do jogo no canal do youtube e apresentá-lo em nosso programa de vídeo semanal“.

Nós também estamos ansiosos para trabalhar com você em outros eventos especiais e ações para fazer a campanha de seus jogos. Gostamos de ir além com nosso departamento de marketing, e nós esperamos que vocês embarquem conosco com as nossas ideias“.

Detalhe importante é que não haverá taxa de 100 Obamas para enviar um jogo ao GOG como há no Steam Greenlight. Claro que a Valve explicou que essa é a única maneira de eliminar os possíveis spams, mas isso é algo que a GOG deverá administrar.

Diferente do Greenlight, o serviço do GOG não permitirá votos, mesmo porque a empresa acredita que dessa maneira, poderá ocorrer muitas injustiças, e transforma o serviço em um concurso de popularidade. Cabe ao GOG fazer um bom trabalho de seleção para garantir sua credibilidade para com seus projetos.

Essa iniciativa da GOG, se for realmente do jeito que foi anunciado, é revolucionária e ousada. Não que ninguém não tenha feito isso antes, mas, de um jeito categórico, ela constrói um ambiente de tratamento empresa/cliente, onde os clientes são os produtores de jogos indie, mais dinâmico, sincero e com chances de sucesso fortemente maiores. As empresas indies podem comemorar, não só por ter mais um local de grande visibilidade para tentarem alocar seu jogo, mas também por receber suporte da GOG para os projetos. Esse novo serviço rivalizará de igual para igual com o Steam, e em alguns elementos, se eles conseguirem manter o que disseram, irá superar o serviço da Valve.

Acompanhe logo abaixo um vídeo interessante dos desenvolvedores indies falando sobre como é trabalhar com a empresa GOG. Agora diga-nos o que acharam dessa notícia. Acha que a GOG conseguirá manter tudo o que está prometendo? Será que ele irão superar o Steam? Compartilhe suas ideias e deixem seus comentários.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”