Além do Stadia, a Google entra no mercado com mais um serviço
A Google anunciou um serviço de assinatura de jogos e aplicativos para Android, chamado Google Play Pass. O intuito da companhia é disponibilizar acesso ilimitado a mais de 350 jogos e apps, sem a necessidade de microtransações e sem publicidade para aproveitar a experiência ao máximo.
O serviço será lançado somente nos Estados Unidos por enquanto. O mesmo chega aos usuários Android eventualmente ainda nesta semana, com valor sugerido de US$ 5 mensais. A Google pretende disponibilizar um período de 10 dias de teste grátis e também prevê uma oferta que reduzirá o custo do serviço para US$ 2 mensais ao longo do primeiro ano. A companhia também informou que outras regiões serão atendidas “em breve”.
Ao que tudo indica o Google Play Pass não terá nenhum tipo de exclusividade. Todos os aplicativos disponíveis no pacote já estavam à venda no Google Play ou disponível gratuitamente com publicidade e continuarão assim para quem não quiser assinar o serviço. É importante frisar: quem já tem um aplicativo gratuito instalado no smartphone terá seus anúncios retirados e o conteúdo bloqueado por microtransações liberado assim que concluir a assinatura.
Inovação na indústria mobile?
É interessante notar que o Google Play Pass parece ser uma resposta ao Apple Arcade, o serviço de assinatura de jogos anunciado pela Apple. Ambos os serviços possuem algumas diferenças fundamentais, no entanto. A opção da Google inclui aplicativos e não tem investimento da companhia na produção de conteúdo exclusivo, enquanto a Apple se limita a games.
Em relação a remuneração dos desenvolvedoras a Google foi um pouco mais além na hora de detalhar como vai funcionar. A mesma divulgou que o cálculo será feito por uma métrica de engajamento dos usuários com os apps. Entretanto, não ficou claro o que o algoritmo da companhia entende como engajamento na hora de determinar como o dinheiro é dividido.
No fim de tudo, o Google Play Pass pode se tornar uma nova alternativa de monetização de aplicativos para Android. É perceptível dentro do ecossistema da empresa a rejeição por aplicativos e games pagos, o que faz com que desenvolvedores recorram a publicidade e microtransações, que acabam prejudicando significativamente a experiência do usuário.
Logo abaixo é possível conferir um trailer de apresentação ao serviço:
Mas e vocês, o que acharam dessa investida da proprietária do Android? Não esqueçam de comentar.
Fonte: Eurogamer