Halloween, cultura pop e tipos de terror – Veja o que assistir no Dia das Bruxas!

Halloween

Compartilhe

Dia das Bruxas influencia conteúdo de séries e filmes e impulsiona os subgêneros do terror

Halloween e Cultura Pop caminham lado a lado. Enquanto as festividades do 31 de outubro levam pessoas em todo canto a se fantasiarem de seus personagens favoritos, por outro, filmes, séries e outros produtos do audiovisual, se inspiram na data para gerar novos conteúdos e histórias.

Não por acaso, um dos principais lançamentos da Netflix em outubro foi a série A Queda da Casa Usher, inspirada no conto de Edgar Allan Poe (mestre da literatura de terror) e dirigido por Mike Flanagan, conhecido por escrever, dirigir e editar filmes e séries do gênero, como “Missa da Meia Noite” e “A Maldição da Mansão Bly”.

- PUBLICIDADE -

A verdade é que o terror é um gênero muito vasto e que pode ser dividido em diversas subcategorias. A seguir, conheça cada uma delas, com dicas de filmes e séries para saber mais (e comemorar o Halloween numa Sessão Pipoca aterrorizante).

Slasher

Este subgênero do horror ficou muito famoso na década de 80. Sabe aquelas histórias em que um psicopata, assassino ou figura misteriosa persegue um grupo de pessoas – normalmente, adolescentes – para matar de forma aleatória? Este é o típico filme slasher

É composto de sequências que, quando a gente assiste, fica se questionando porque as personagens fazem o que fazem (já que tomam decisões que, claramente, estão colocando elas em perigo), mas que nos entretém a ponto de se tornarem franquias.

- PUBLICIDADE -

Para assistir: Rua do Medo 1994 e 1978”, “Pânico”, “Halloween”, “Hush – A morte Ouve”

Terror Sobrenatural

Invocação do Mal

Espíritos, fantasmas, possessão demoníaca, contato com mortos, assombrações…

Elementos como estes são os que geram medo neste tipo de terror e aterrorizam, justamente, por abordarem temáticas que vão além da compreensão humana.

Para assistir: “Sexto Sentido”, “Os outros”, “O Exorcista”, “O Exorcismo de Emily Rose”, “Invocação do Mal”, “Fale Comigo”, “O Chamado”.

Suspense Psicológico

É o tipo de história que causa medo através do desconforto mental e criam mistério ao lançar a  dúvida sobre o que é real naquele contexto (ou seja, o que de fato está acontecendo) e o que é fruto da mente da personagem.

Para assistir: “Ilha do Medo”, “Mãe”, “Midsommar”, “Nós”.

Gore

Violência gráfica com sangue, pedaços de corpo cortados, cabeças rolando. O gore é um gênero que usa e abusa da brutalidade, com cenas explícitas de violência que geram pavor por, de algum modo, causar também empatia (quase que como pudéssemos imaginar aquela dor, como se fosse na nossa própria pele).

Para assistir: “Jogos Mortais”, “O Massacre da Serra Elétrica”, “Terrifier”.

Found Footage

A característica principal deste subgênero é passar a ideia de material documental, com a câmera em movimento e, muitas vezes, em primeira pessoa, para dar o tom realista para a situação. O terror mora justamente aí: na sensação de realidade.

Para assistir: “A Bruxa de Blair”, “Cuidado com quem chama”.

Trash

Filmes com baixa qualidade técnica, atuações ruins, roteiros fracos e muito sangue (aqueles sangues, claramente, feitos com katchup). No Brasil, o gênero ficou marcado pelas produções do Zé do Caixão.

Para assistir: “Stitches”, “O Ataque dos Tomates Assassinos”

Mistura entre subgêneros

Corra

É possível, também, que os diferentes subgêneros se cruzem em uma única produção.

Em “Fale Comigo”, por exemplo, produção da A24 lançado este ano, há traços do terror sobrenatural (sim, porque as personagens usam uma mão embalsamada para entrar em contato com os mortos) e há também traços de terror psicológico (já que mergulha na mente e imaginação da protagonista, revisitando seus traumas). Outro exemplo é “Premonição” que mistura slasher (jovens fugindo da iminência da morte) com gore (com cenas extremas de violência e tragédia). 

Além dos subgêneros mais conhecidos, podemos incluir na lista, também, o terror social – que se utiliza de diversos elementos do terror, para apresentar críticas sociais, como no caso de “Corra” e a série da Amazon Prime Video, “Them”.

Agora é só dar o play e se preparar para o susto! Se preferir, assista de luz acesa! Feliz Halloween!

Compartilhe

- PUBLICIDADE -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”