Jade Raymond diz que “games AAA podem limitar a inovação”

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A líder da Ubisoft Toronto, Jade Raymond, muito conhecida por Assassin’s Creed (o primeiro da franquia), diz que o maior desafio dos desenvolvedores de jogos triplo-A é que o custo alto na produção e a cobrança pelo retorno do investimento, podem levar a uma severa diminuição da inovação e da tomada de riscos. Afinal, se o game custa caro, ele precisa ter um retorno positivo.

Raymond, que está a frente do estúdio que desenvolve o novo Splinter Cell: Blacklist  e também trabalha na série Assassin’s Creed, disse ao site Digital Spy que os desenvolvedores precisam encontrar novos meios de aumentar a eficiência na tentativa de combater a ameaça do investimento conservadorista em novas ideias.

A grande questão para mim, é com a expectativa aumentando para estes games de grande orçamento, os chamados triplo-A, com os consoles se tornando mais poderosos e os times de produção ficando maiores, como vamos manter a linha de custo? Isto é uma das coisas que vão eventualmente inibir a inovação. Se você quer criar um grande game triplo-A, gastando vamos dizer, $100 milhões, você nunca vai querer correr riscos.

Eu acho que dependendo do tipo de jogo que você está criando, precisamos investir em ferramentas que façam as pessoas mais eficientes, para então criar dez vezes mais conteúdo que estávamos criando antes, mas utilizando a mesma mão de obra.” – Jade Raymond, líder da Ubisoft Toronto

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Raymond disse que os games da Ubisoft como Watch_Dogs e The Division mostra que grandes estúdios podem inovar, mas alerta que os estúdios precisam estar aptos às mudanças de hábitos e atentas a novos modelos de negócios.

“Esta é a única forma que nós conseguiremos acompanhar o mercado. Então precisa haver um grande investimento em algum setor, para isso precisaremos investigar outros modelos de negócio. A realidade é que a indústria está mudando, e principalmente a maneira que as pessoas estão consumindo jogos está mudando. As expectativas estão mudando.” – disse Jade Raymond.

Raymond demonstra grande visão de negócio, e principalmente como uma desenvolvedora de games triplo-A como ela é, ter esta visão de que as coisas estão mudando é essencial para se manter no mercado. Faz tempo que ela não aparece nas notícias, mas quando aparece é para formar opiniões. Vamos ficar de olho, pois estas mudanças que ela se refere precisam acontecer nas grandes desenvolvedoras, e somente as atentas ao mercado sobreviverão, e principalmente as que derem atenção ao que está acontecendo com os indies, concordam?

 

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