Jade Raymond: “Estou farta dos jogos que tratam os jogadores como idiotas”

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De vez em quando, Jade Raymond dá o ar de sua graça com alguma declaração. A bela moça, que está a frente da Ubisoft de Toronto, desta vez falou à revista The Grid, de Toronto mesmo, sobre seu trabalho liderando o grande estúdio da Ubi e também, como sempre, sobre a franquia Assassin’s Creed, do qual ela é uma das grandes responsáveis pelo sucesso. Ela enfatizou que está “cansada dos jogos que tratam os jogadores como idiotas“, mencionando a questão como um exemplo de padrões que deixam o jogo cansativo.

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“Eu não gosto do pressuposto de que todas as pessoas que jogam games, querem grandes serras, armas e mulheres de biquini”, disse Raymond. “Nem todos os jogadores são adolescentes e até mesmo eles não suportam mais ver isso nos jogos”.

Segundo ela, os jogos estão avançando ao ponto de melhor retratar personagens interessantes como protagonistas, mas os games ainda possuem um longo caminho a percorrer. “Ainda não temos um jogo onde você comece a jogar na pele de uma velha senhora. Esse é meu sonho”, disse Raymond.

Vale lembrar que Metal Gear Solid 4 tem um velho senhor como protagonista, mas esse não é o caso. Pensei alto.

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Veja também: Jade Raymond diz que “games AAA podem limitar a inovação”

Jade Raymond em sua entrevista à The Grid. Foto por Jaime Hogge/The Grid
Jade Raymond em sua entrevista à The Grid. Foto por Jaime Hogge/The Grid

Raymond continua dizendo “…olhe para os filmes, e eu realmente amo os filmes de ação tradicionais. Eu não me importo se o filme é ruim, desde que haja coisas explodindo. Mas mesmo esses filmes tornaram-se exemplos interessantes em termos de ligações complexas. Olhe para o Homem de Ferro”, e eu concluo para ela: olhe Batman o Cavaleiro das Trevas.

Raymond disse em março, que a Ubisoft Toronto trabalha em cinco projetos. Um deles com certeza é o novo Assassin’s Creed Unity.

Concordo com ela, pois a diversidade da jogabilidade está ligada diretamente à personagem em questão. Se uma velhinha, no exemplo dado por ela, fosse uma protagonista, imagine como a jogabilidade deveria ser realizada. Ao mesmo tempo que é algo interessante, torna-se um desafio para qualquer empresa que vier um dia a colocar isso em prática, já que onde iremos buscar referências para isso? Que outro jogo possui uma velha senhora como personagem principal? O problema da indústria está em ser criativa. Quando este elemento é exigido, parece que a muralha é tão grande que grandes ideias vão pelo ralo.

É aí que os indies chegam com o pé na porta, concorda?

Quanto aos estereótipos, os jogos sofrem do mesmo que o cinema, TV e afins. Mulheres e violência vendem, e muito bem. A maioria dos jogos que possui algum elemento deste tipo (Bayonetta talvez seja o maior dos exemplos) é sempre bem aceito. Esperar que isso acabe e os jogos tornem-se apenas boas referências não é um bom caminho. E pensar que Raymond está na Ubisoft há anos e mesmo assim fica presa nas ideias de uma grande empresa.

Apesar que a Ubi sempre tenta trazer novidades, como será o caso de Child of Light no final deste mês. Porém, o mais importante é saber o que você acha sobre o assunto, portanto comente abaixo e vamos discutir o assunto!

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6 respostas

  1. O mestre dos Magos é um personagem forte, mas você sempre vai querer ser o Hank, Sheila, Bobby, Diana, Presto ou Erick….

    1. Belíssimo ponto de vista Richard. Ainda assim, talvez tudo dependa de como isso é implementado em um jogo, pois a jogabilidade sempre será o ponto alto do produto. Ser o mestre dos Magos controlando os outros personagens, como um mind game, decisões e afins, pode parecer interessante se bem realizado!

    2. Isso é interessante, mas essa escolha pode vim por diversos caminhos, seja o fato de que o Mestre dos magos não aparece com a mesma frequência que os outros. Seja que ele não use a força como o vingador e sim a estratégia…

  2. Um dos carros chefes da Ubisoft o Assassin’s Creed, que como dito na reportagem a própria foi responsável pelo sucesso,(na minha opinião) é um exemplo de falta de criatividade, a cada novo lançamento aparece uma ou outra novidade e uma melhora nos gráficos mantém os jogadores casuais entretidos.

    Talvez ao invés de se contradizer ela deve-se mudar do comando do estúdio de toronto para o de Montpellier na França responsável pelos ultimos raymans, que vem mostrando novidades agradáveis.
    Creio que quando se trata destas franquias que lançam jogos anualmente, os estúdios se esforçam pouco para transformar aquela experiencia em uma experiancia única, mas a grande massa consumidora dos games atual compra, e para os estúdos é comodo.
    Vide o exemplo do GTA V um ótimo jogo, com grandes novidades no multiplayer, uma boa história, que demorou para ser lançado e alcançou um recorde gigante de vendas em poucos dias que não demorou nem um dia para ser batido pelo lançamento do CoD Ghosts um jogo (de novo na minha opinião) péssimo.

  3. Amigo, passando apenas pra avisar que o que você está fazendo é SPAM. Não é o primeiro, nem o segundo, já foram vários e deixei rolar pra ver se seria contante, e está sendo. Portanto, its over.

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