Japão Submerso: 2020 – Intenso e emocionante | Primeiras impressões

Japão Submerso

Compartilhe

Uma prévia baseada nos primeiros cinco episódios da animação

Desde que conferi o anúncio sobre a adaptação atualizada de Japão Submerso de autoria de Sakyo Komatsu, minha curiosidade disparou. A obra que foi publicada em 1973,  já havia sido adaptada para os cinemas anteriormente. Primeiramente em 1973 com o título ‘Tidal Wave’ e novamente em 2006 com o título de ‘Sinking of Japan’.

E mesmo que se trate de uma obra de ficção, muitos acontecimentos representados na trama podem eventualmente se tornar reais. Afinal, o país se encontra em uma região sujeita a tremores e tsunamis frequentes. E por esse motivo que a população está sempre em alerta e o país tenha protocolos para eventos como este.

- PUBLICIDADE -

Assim como o  terremoto em Kobe de 1995 e o fatídico tsunami de 2011, novos eventos podem ser ainda mais intensos. De acordo com estudiosos, acreditasse que um tremor de magnitude maior é inevitável em algum momento no futuro.

E mesmo que ninguém queira que eventos como estes aconteçam, é um tema que sempre é utilizado em obras de ficção.

Imaginar algo tão intenso e avassalador, impressiona e nos assusta ao mesmo tempo. E talvez este seja o apelo deste tipo de obra, experimentar estes acontecimentos sem que ninguém de fato precise sofrer com isso.

- PUBLICIDADE -

Japão Submerso [ Sem spoilers]

Esta animação como já havia citado, é uma versão atualizada, quase que uma releitura da obra original. A animação que está disponível na Netflix é dirigida por Masaaki Yuasa, que por sua vez fez um excelente trabalho do meu humilde ponto de vista. Por essa razão, os assuntos abordados nos episódios são bem atuais e temas recorrentes da sociedade japonesa, mas que se encaixam ao ocidente perfeitamente.

Por esse motivo, e pelos conteúdos adultos, não recomendaria a animação para crianças, visto que os temas vão além das fatalidades causadas pelo terremoto. Japão Submerso aborda preconceito, uso de drogas, violência e conta até com cenas de tentativa de estupro.

A luta pela sobrevivência vai além do desastre natural que assola a família e outros que se juntam no caminho, ela também trata do melhor e do pior em nossa sociedade.

Com o recado dado, digo que até o momento eu conferi somente os primeiros cinco episódios (a animação conta com 10 ao todo). Mas adianto que foi difícil parar de assistir, visto que a trama e seus personagens são extremamente interessantes e cativantes.

Com toda a certeza, Japão Submerso é uma animação intensa e se assemelha a um passeio de montanha russa. Por fim, é uma animação que vale a pena ser conferida, ainda mais se você gosta do gênero distópico ou similares. Ressaltando ainda o excelente trabalho de Masaaki Yuasa em trazer uma adaptação que consegue oferecer um mix de emoções ao telespectador.

Mais uma vez, fica o meu aviso: se prepare para fortes emoções que vão de extrema tristeza a esperança e alegria.

E mesmo que você não seja fã de animações, fica a minha sugestão para que dê ao menos uma chance a obra que já está disponível na Netflix.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”