Jogo feito por fãs, Pokémon Prism é lançado após Nintendo tê-lo bloqueado

Compartilhe

Pokémon Prism, um jogo produzido por fãs ao longo de oito anos que tinha previsão de lançamento para o dia 25 de dezembro, porém, quatro dias antes de seu lançamento a Nintendo entrou com um pedido legal para que o título não fosse lançado, o que aumentou consideravelmente a popularidade da obra que nem havia sido liberada ao público.

- PUBLICIDADE -

A espera do jogo era grande por parte dos fãs de Pokémon, pois trazia algumas novidades à série, incluindo a mudança na maneira tradicional como nós o jogamos, bem como a inserção, não inédita, de customização de personagem, novos tipos de criaturas, como gás e som, além de uma nova história e região.

Não feliz com a ordem de cancelamento da Nintendo, um grupo de hackers anônimos vazou a produção não oficial na internet por meio do fórum 4chan. Juntamente com o jogo, os responsáveis pela publicação anexaram um arquivo de texto onde dizem que não têm nenhuma conexão com os criadores de Pokémon Prism, alegando serem apenas pessoas que querem ver ROMs modificadas terem sucesso.

Para não problematizar os criadores do título, o grupo apagou os créditos do jogo, adicionando apenas uma mensagem de agradecimentos ao fim da jornada.

- PUBLICIDADE -

Queremos que os desenvolvedores originais sejam reconhecidos pelo que fizeram. No entanto, deixar seus nomes no jogo os coloca em risco desnecessário“.

Ao site Kotaku, os responsáveis pelo vazamento mostraram sua indignação com a atitude da companhia japonesa, dizendo:

Independentemente dos direitos legais da Nintendo, acreditamos que eles estão destruindo o trabalho duro dos fãs sem motivo e sem nenhum ganho“.

Segundo eles, a empresa poderia ter utilizado o jogo como uma maneira de divulgar ainda mais a marca.

A Nintendo poderia ter usado este (e qualquer outro hack de ROM) como uma oportunidade de promover a série Pokémon de forma geral. Eles sequer precisam fazer alguma coisa além de deixar os jogos viverem.

Muitos estão já divulgando arduamente os arquivos do jogo e publicando vídeos jogando-o, para o caso de uma possível tentativa da Nintendo em remover todas as cópias do título da internet. Além disso usuários estão desenvolvendo atualizações e correções para a versão lançada de Pokémon Prism, uma vez que a sua produção foi cessada pelos criadores originais.

A comunidade em torno do hack se tornou tão grande que criou-se uma subcategoria no popular fórum Reddit, a fim de debater sobre estratégias de combate e tipos de Pokémon, indicações de erros nas versões mais recentes, guias quanto ao que fazer, entre outros tópicos.

Alguns dos fãs baixaram a ROM para jogar através do Virtual Console do Nintendo 3DS, utilizando até mesmo a função de conexão sem fio para ligar um aparelho ao outro, como é possível ver no vídeo logo abaixo.

Não é a primeira vez que a Nintendo impede que um jogo cujo o conteúdo envolva alguma de suas propriedades intelectuais. Em agosto, a companhia ordenou legalmente que Pokémon Uranium, desenvolvido por cerca de nove anos, tivesse sua distribuição cancelada.

Além de casos envolvendo a série Pokémon, em 2016 foi lançado Another Metroid 2 Remake (AM2R), releitura de Metroid II: Return of Samus, lançado para Game Boy. O projeto também foi cessado após a empresa japonesa ter declarado que a produção infligia seus direitos autorais sobre a marca.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”