Legend of Mana é o retorno a era de ouro da Square Enix | Análise

Legend of Mana

Compartilhe

Depois de mais de duas décadas de seu lançamento original, em 1999, Legend of Mana retorna em uma versão remasterizada com um aprimoramento visual e em sua trilha sonora. Assim, de forma sutil a Square Enix nos leva novamente a um dos melhores RPGs que fez história no PS1 e na vida de muitos jogadores.

Dito isso, com uma estreia no dia 24 de junho, Legend of Mana chegou ao PS4, Switch, PC e PS5, via retrocompatibilidade. Portanto, abaixo confira minhas impressões deste clássico do PS1 e um dos grandes RPG’s dentro do mundo dos games.

Restaure a Mana

- PUBLICIDADE -

Em Legend of Mana assumimos o controle de um personagem – que não tem uma origem detalhada – que tem a função de restaurar a Mana que pertencente à Árvore de Mana. Assim, a jornada se passa no mundo fictício de Fa’Diel. A Mana Tree, a doadora de mana e vida para o mundo, queimou quase inteiramente nove séculos antes dos eventos do jogo. Em seguida, uma guerra eclodiu entre fadas, humanos e outros buscando o escasso poder de mana que restou. Após essa tal a guerra, a árvore Mana queimada dormiu enquanto crescia novamente e muitas terras do mundo foram armazenadas em artefatos antigos. Assim, nós seremos o responsável por restaurar o mundo, e mana, ao seu antigo eu.

Legend of Mana

Um dos grandes baratos da narrativa de Legend of Mana é que toda nossa jornada acontece por meio de histórias separadas onde cada novo local desbloqueado, vivenciamos uma história distinta com personagens diferentes e aventuras desafiadoras. Assim, são nessas histórias que está a magia do game, oferecendo uma diversidade de locais, personagens carismáticos e batalhas únicas. Tudo isso banhado sobre uma trilha sonora incrível e nada enjoativa.

- PUBLICIDADE -

Uma trilha sonora que envelheceu bem

Além do aspecto visual que tecerei comentário mais a frente, a trilha sonora original foi completamente remasterizada e trouxe uma nova cara a esta nova versão. Contudo, para quem jogou o game original é impossível não se apaixonar por toda a partitura que cada uma das músicas possuem. Assim, no game é possível optar por ouvir as músicas originais ou as novas versões delas. Particularmente, como quem jogou o título original, optei por deixar a trilha sonora original, embora a nova versão traga arranjos atualizados. De todo modo, ambas as versões fazem da aventura de Legend of Mana única e inesquecível.

Mais um apelo nostálgico do que um remaster de fato

A nova versão de Legend of Mana tem poucas diferenças de sua versão original. Essa suavização visual é nítida, embora o game original já tivesse belos gráficos na época. Assim, o fato de remasterizar esse game foi um pretexto de comercializá-lo. Caso contrário, o título poderia ser facilmente disponibilizado de forma gratuita ou por um preço bem abaixo.

Legend of Mana

Embora com essa sutil remasterização, Legend of Mana envelheceu bem. Seus combates são desafiadores, suas mecânicas intuitivas e  seguidas de sua incrível trilha sonora ainda são capazes de nos prender por horas.

Mas afinal, retornar a Legend of Mana depois de mais de duas décadas, vale a pena?

A versão remasterizada de Legend of Mana é o retorno a uma era de ouro da Square Enix. Quem jogou o título a 20 anos atrás ou menos que isso, será banhado por um sentimento nostálgico e único que apenas os RPG’s daquela época foram capazes de nos proporcionar. Num modo geral, esse retorno tem como intuito despertar os fãs da franquia, já que um novo game da franquia Mana, para consoles, já está em produção, bem como uma animação de Legend of Mana. 

Por fim, se és um fã da série Mana, retornar ao título será proveitoso e bem emocionante. Se ainda não conhece a série, entre de “cabeça aberta” nesta aventura, embora com mecânicas ultrapassadas, porém cativante.

Afinal, o que achou? Deixe nos comentários!

Compartilhe

2 respostas

  1. Uma coisa que eu me pergunto é se melhoraram o multiplayer. No jogo antigo era um processo bem enroscado onde dava pros npcs serem controlados por outro jogador usando os save points, ou então vc podia ir numa casa abandonada na primeira cidade do jogo pra invocar o personagem de outro jogador como convidado, mas aí vc sempre tinha que ficar chamando ele denovo, além de que, ele não ganhava recompensas como itens ou dinheiro (não lembro se xp ele ganhava pelo menos), então era BEM limitado.

  2. Sou fã da série Mana…não joguei todos e aprecio muito os clássicos de antigamente!!!! valeu!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”