Metaphor: Refantazio – Tudo que sabemos sobre o novo RPG da Atlus

Metaphor: Refatanzio

Compartilhe

Informações importantes sobre o novo RPG da Atlus

Metaphor: Refantazio finalmente recebeu uma data de lançamento com estreia marcada para o dia 11 de outubro de 2024 nas plataformas da PlayStation, Xbox e PC.

Assim, esta nova produção sob os cuidados do Studio Zero (liderado por Katsura Hashino e com 14 funcionários do P-Studio, incluindo a equipe principal da série Persona, tornando-se parte do grupo, como o designer de personagens Shigenori Soejima, os roteiristas de cenários Yuichiro Tanaka e Azusa Kido, o programador líder Yujiro Kosaka, o designer gráfico Yasuhiro Akimoto e o compositor Shoji Meguro, além de Kazuma Koda, concept artist de Nier Automata e Ikuto Yamashita de Neo Genesis Evangelion) promete ser o terceiro pilar dentro da Altis, se juntando a Shin Megami Tensei e Persona.

- PUBLICIDADE -

Portanto, com essa equipe de peso e talentosa é impossível não esperar algo do nível que vimos recentemente com Persona 5. Pensando nisso, abaixo você será levado a tudo que este novo RPG tem de inovador e o que fará dele o melhor RPG de 2024.

HISTÓRIA

Tudo começa com o assassinato do rei da terra de Eucrônia, o que dá início a uma batalha pelo trono. O protagonista principal então se envolve neste conflito que dá início à aventura de Metaphor. Além disso, a Atlus também menciona que forjar laços e relacionamentos com outros personagens é um pilar da história, o que é bastante semelhante ao funcionamento da série Persona.

Portanto, você criará laços para apoiar sua reivindicação ao trono. Num reino mergulhado no caos pelo assassinato do rei, é desencadeada uma magia real que estabelece uma eleição. Essa magia permite que qualquer indivíduo de qualquer status social se torne o próximo rei, ganhando o apoio do povo, o que dá início a uma batalha pelo trono. O protagonista se envolve e a viagem o levará ao redor do mundo.

- PUBLICIDADE -

Você encontrará vários aliados de diferentes tribos, rivais que defendem suas próprias ideologias e monstros terríveis chamados humanos ficarão no seu caminho, as histórias repletas de encontros fatídicos como este.

O MUNDO

Diferente dos RPGs anteriores da Atlus, Metaphor: Refantazio terá áreas de maior escala com inúmeras hordas de inimigos, onde você pode decidir quais inimigos lutar e como lidar com eles.

Não tão diferente de Persona, Metaphor terá áreas urbanas onde usando magia, você pode andar em sua espada para ir de um lugar para outro rapidamente. Katsura Hashino não define o título como um mundo aberto, mas o estúdio teve o cuidado de detalhar até mesmo os cenários distantes para que você possa sentir a atmosfera única de cada local.

Ademais, assim como em Persona teremos o retorno dos famigerados dos calendários. Em Mataphor, no entanto, a exibição do calendário mudará conforme a história avança. Existem diferentes atividades que podem ser realizadas em um dia e você visitará uma nova área após cada limite de tempo.

VIAJANDO COM O GAUNTLET RUNNER

Em Metaphor: Refantazio você terá um veículo particular para se locomover entre as diversas regiões do mapa como as Masmorras, por exemplo. O Gauntlet Runner é um veículo com uma base móvel com movimento e mecanismos que permitem funcionar com magia. Assim, nosso protagonista e muitos outros viajam em seus Gauntlet Runners para ganhar popularidade. 

Basicamente o Gauntlet Runner é a versão deste mundo de um trailer em nossa realidade que você estará a bordo junto com seus companheiros de viagem com a possibilidade de cozinhar, conversar, acampar e muito mais. É uma espécie de simulador de viagem realista que acontece em tempo real do seu ponto de partida até o local desejado.

COMBATE

Esta que será uma das grandes novidades em Metaphor: Refantazio, o combate será um híbrido de ação em tempo real e do tradicional ação por turnos. Em Metaphor: Refantazio será possível escanear cenários com o poder da sua Fada Companheira.  Isso lhe dará uma espécie de classificação dos inimigos próximos classificando-os o quão fortes eles são.

Após escanear uma área será possível ver inimigos brilhando em azul, o que indica uma classificação inferior, ou seja, inimigos mais fracos. Portanto, para estes inimigos mais fracos você pode usar o combate de ação em tempo real para tornar o jogo o mais rápido possível e evitar encontros tediosos, e lentos ao encontrar esses inimigos menos desafiadores.

Em contrapartida, você encontrará inimigos mais perigosos e estes emitem um brilho amarelo. Se a análise indicar que eles são formidáveis, você deve abordar com cautela, ao contrário de antes. Nestes casos, um “botão Esquadrão” chamará os membros do seu grupo para o seu lado, fazendo uma transição suave para uma batalha por turnos.

Assim como em Persona, se você iniciar uma batalha de esquadrão antes que o inimigo te perceba, você ganhará um bônus de primeiro ataque. Mesmo para batalhas que exigem uma abordagem de esquadrão para derrotá-los com habilidades, a parte de ação em tempo real é projetada para fornecer vantagens e desvantagens.

ARQUÉTIPOS

Os arquétipos são elementos de suma importância neste jogo. Contextualizando, são espécies de Personas medievais. Ao enfrentar sua ansiedade, os protagonistas adquirem esses Arquétipos, um poder especial. A Atlus os descreve como figuras heroicas que todos possuem. Seus poderes se manifestam de diversas formas ao longo do jogo.

Os trailers anteriores de Metaphor já revelaram muitos destes arquétipos como o Seeker, que é versátil na batalha, o Mago, que ataca os pontos fracos com magia ofensiva, e o Ladrão, que pode saquear recursos. Mas o ponto chave do sistema aqui é que o personagem pode passar por uma transformação, assumindo a aparência de diversas figuras heroicas e depois usar suas habilidades para lutar.

UM NOVO SOCIAL LINK

Assim como em Persona, Metaphor: Refantazio terá um Social Link, que recebeu o novo de Seguidores. O protagonista conhecerá e fará amizade com várias pessoas ao longo de sua jornada. À medida que ele continua a aprofundar estes laços, estes seguidores tornar-se-ão os seus mais fortes apoiantes. Vendo seu modo de vida por meio dessas interações, o protagonista sente a imagem heroica dentro deles, dando-lhe acesso a novos arquétipos de batalha que despertam dentro dele. Portanto, cabe ao jogador decidir com quais seguidores priorizar a interação. Conforme você firma seus seguidores, o Rank de seu seguidor aumenta e cada um destes seguidores estará relacionado a uma classe de um arquétipo.

A MÚSICA

Em Metaphor: Refantazio, a música que você ouve no jogo está na cabeça do protagonista. O compositor por trás da música é Shoji Meguro. Você provavelmente tem alguma música de Persona em seu subconsciente. Pois bem, esse estilo pop da série Persona, criado por Meguro ganhará um tom mais épico. Shoji Meguro em recente declaração disse que se inspirou em diversas músicas religiosas, orquestra, música folclórica, coro e sutra em um estilo nunca experimentado pelos músicos para dar vida a trilha sonora do novo RPG.

A INTERFACE DE USUÁRIO (UI)

Sendo um dos aspectos de maior destaque da Altus, a interface de usuário é algo que a editora dedica bastante seu tempo. A franquia Persona já provou que uma UI é um dos elementos que podem cativar um jogador, além do que uma boa jogabilidade e narrativa.

Dito isso, o Studio Zero criou se não a interface de usuário mais lindas do games. Essa elegante interface é inspirada em pinturas ocidentais e que busca criar interações únicas e divertidas, assim como em Persona. Mas, desta vez, não temos uma cor específica como o azul de Persna a 3, o amarelo de Persona 4, e muito menos o vermelho de Persona 5.

A UI e os menus de Metaphor: Refantazio é uma explosão de cores que se assemelham mais a um quadro pintado a tinta guache. Assim, cada seção dos menus merecem um quadro em um museu de arte por tamanho primor visual onde o contraste é algo intencional.

Em suma, Metaphor: Refantazio estreia em 11 de outubro de 2024 no PS5/ PS4, Xbox Series e PC. Mas afinal, o que achou? 

Compartilhe

- PUBLICIDADE -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”