Microsoft diz que não pode dar garantia de exclusividade de Gears of War

Compartilhe

gears-of-war-para-ps4

Há algumas semanas atrás, a Microsoft falou sobre uma das séries mais importantes para o Xbox 360, e qual seria o futuro dela no Xbox One, novo console da empresa. A série em questão é Gears of War, e na declaração dada na época, a empresa já se mostrava cética sobre o assunto, porém esperançosa por novas versões de qualidade, já que a última versão chamada Judgement não se saiu tão bem com a crítica e público.

Veja também: Microsoft fala sobre o futuro de Gears of War no Xbox One

- PUBLICIDADE -

E agora, Phil Spencer, vice-presidente dos estúdios da Microsoft e falastrão nas horas vagas, disse ao site Kotaku sobre diversas ideias que a empresa tem para o Xbox One, até que o nome Gears of War veio à tona. Spencer se mostrou pouco confiante em relação ao assunto, explicando que a Epic Games mudou drasticamente nos últimos anos, e pessoas importantes para a série Gears of War, como Cliff Bleszinski e Rod Fergusson deixaram a produtora. Sem essas pessoas envolvidas, a qualidade de novos jogos de Gears é uma incógnita.

“Gears of War é uma franquia que pertence à Epic Games. Todos nós sabemos disso. Não posso dar garantias sobre uma licença que pertence a qualquer outra pessoa,” disse ele com um sorriso amarelo, meio sem graça.

Veja também: Cliff Bleszinski, de Gears of War, pede retorno de criador de FEZ em carta aberta

Apesar de ter lido essa declaração em outros canais pela internet, pensei duas vezes antes de trazer para o Combo Infinito. Poderia ser sensacionalismo dizer que com essa declaração, a Microsoft está abrindo uma brecha pra série sair em outros consoles? Talvez, porém torna-se um fato real, já que se a Epic tem os direitos, e pelo visto o acordo de desenvolvimento era para o Xbox 360, caso contrário já teríamos novidades de um novo jogo para Xbox One. Pensar que a série pode sair para os consoles da Sony ou até mesmo o PC, não é exagero ou sensacionalismo. Pode ser falta de cuidado da Microsoft jogar palavras no ventilador, afinal, Gears of War foi muito importante para o Xbox 360, e garantiu boa parte do sucesso do console.

- PUBLICIDADE -

E vamos pensar um pouco mais no passado recente. Final Fantasy, que antes tinha a sua série principal apenas no Playstation, mudou e tornou-se multiplataforma, e o Xbox 360 também recebeu as duas versões de FF 13 e receberá a terceira em breve. Kingdom Hearts é a mesma história. Metal Gear então, após a quarta versão, agora também não é mais exclusivo.

Os exclusivos são bons apenas para a plataforma em que é lançado, pois tornam-se um atrativo para o vídeo game, um diferencial. Entretanto, a produtora fica limitada, e isso inclui as vendas, que poderiam alcançar números maiores. Nem sempre o investimento tem retorno. Talvez a grande diferença entre a Sony e a Microsoft seja o fato que Uncharted, God Of War, Resistance, Killzone, The Last of Us e tantos outros exclusivos sejam propriedades intelectuais da Sony, assim como a Nintendo faz com seus jogos, como Mario, Kirby, Donkey Kong e tantos outros. Em Gear of War, a mancada da Microsoft foi não ter comprado ou negociado os direitos sobre a franquia, que se realmente é da Epic, não tem como a Microsoft jogar nas mãos de outro estúdio e ainda mantê-lo como exclusivo. Apesar que isso seria ótimo para o Xbox One.

Mesmo assim, exclusivos não faltam para a nova plataforma da Microsoft, e é a razão pelo crescente interesse no novo console. Como exemplo, Dead Rising 3, Forza 5 e Ryse são jogos de lançamento que fazem a primeira leva de jogos do Xbox One melhores que do PS4. Mas o cenário pode mudar no futuro, e Gears seria uma ótima arma pro tio Bill concorrer com a gigante japonesa dona de Last of Us e tantos outros jogos de peso.

Mas o que você acha meu amigo Combonauta? Em sua opinião, Gears of War pode um dia aparecer no PS4? Deixe seu comentário!

Veja também

Xbox One também vendeu 1 milhão de unidades no primeiro dia de vida

Dead Rising 3 e Killer Instinct  para Xbox One recebem primeiros reviews

Microsoft faz o lançamento mundial do Xbox One no Brasil com o preço de R$ 2.300

Compartilhe

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”