My Hero Academia: Polêmica que gerou banimento do anime faz produtora se desculpar publicamente

My Hero Academia polêmica

Compartilhe

Além da produtora, o criador se manifestou mais uma fez sobre o assunto

Depois de uma escalada de acontecimentos que levou ao banimento da franquia My Hero Academia (Boku No Hero Academia) na China, a Shueisha emitiu um comunicado oficial. O objetivo do mesmo é explicar a origem do verdadeiro nome do Dr. Daruma Ujiko que foi revelado no mangá em seu capítulo 259 como “Maruta Shiga“. “Maruta” é o nome usado para as vítimas de experiências humanas durante a Segunda Guerra Mundial.

No comunicado podemos ler

Desculpas formais pelo nome usado em My Hero Academia na Weekly Shonen Jump Edição 10, 2020

Em relação ao personagem “Maruto Shiga – que apareceu no capítulo 259 de My Hero Academia (Weekly Shonen Jump Edição 10, 3 de fevereiro de 2020), um grande número de leitores da China e de outros países apontou que o nome evoca memórias de um passado trágico. “Shiga” faz parte do nome de outro personagem, e Maruta (kanji: redondo + gordo) reflete a aparência do personagem em questão. Qualquer referência aparente a eventos históricos foi totalmente não intencional. Apesar disso, o papel do personagem como médico da organização maligna, combinado com o nome dele, acabou prejudicando os leitores estrangeiros na China e em outros lugares. O departamento editorial deveria ter tomado mais tempo para refletir mais sobre isso. Não o fizemos e, por isso, lamentamos profundamente.

Com toda sinceridade, percebemos a gravidade desse problema e certamente mudaremos o nome no lançamento do volume físico e, o mais breve possível, na versão digital do capítulo.

Para que este tipo de problema não ocorra eventualmente no futuro, pretendemos dedicar as nossas energias a aprofundar a nossa compreensão de uma variedade de assuntos históricos e culturais. Por estarmos mais intimamente conscientes dos pensamentos e sentimentos daqueles de todas as esferas da vida, entregaremos mangás que podem ser amados por todos.

7 de fevereiro de 2020

Shueisha

O comunicado da produtora também incluiu mais um pedido de desculpa de Kohei Horikoshi.

Confira

Ao usar o nome “Maruta Shiga” no capítulo 259 de My Hero Academia, ofendi profundamente um grande número de leitores. Eu realmente sinto muito por isso. O personagem – com uma profunda reverência e querendo sentir-se mais próximo do ex-chefe da Liga dos Vilões, All For One – decidiu pegar no sobrenome de All For One (Shigaraki) e torná-lo seu (Shiga). Eu dei-lhe o primeiro nome “Maruta” porque ele é redondo e rechonchudo. Qualquer outro significado é coincidência, e eu não tinha absolutamente nenhuma intenção de eventualmente machucar tantos leitores, o que agora sei que fiz. Peço desculpas do fundo do meu coração. No futuro, certamente farei o possível para garantir que este tipo de coisas não ocorram mais.

Kōhei Horikoshi

- PUBLICIDADE -

Mas e vocês, o que acharam da novidade? Não esqueçam de comentar.

Fonte: OtakuPT

Compartilhe

- PUBLICIDADE -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”