As demissões representaram um corte de 8% da força de trabalho da PlayStation Studios
Na última terça-feira (27), a Sony anunciou um corte de 8% da força de trabalho da PlayStation Studios que resultou na demissão de 900 funcionários. Em um comunicado no blog oficial da Sony Interactive Entertainment, Hermen Hulst (chefe da PlayStation Studios) revelou que a Naughty Dog e Insomniac Games, bem como equipes de tecnologia, criação e suporte foram afetadas com a demissão em massa.
“Ao mesmo tempo, a nossa indústria tem experimentado mudanças contínuas e fundamentais que afetam a forma como todos nós criamos e jogamos jogos.
Entregar as histórias envolventes e narrativas pelas quais o PlayStation Studios é conhecido, no nível de qualidade que aspiramos, requer uma reavaliação de como operamos.”, comentou Hermen Hulst.
A notícia de demissão na Naughty Dog chega após o cancelamento do projeto multiplayer de The Last of Us, que se encontrava a bastante tempo em produção. Por outro lado, surpreendentemente a Insomniac que esteve ativa nos 3 primeiros anos do PS5 não se manteve impune. Vazamentos dentro do estúdio revelaram bastante conteúdos relacionados a Wolverine, um jogo de Venom e Marvel’s Spdier-Man 3, e um novo Ratchet and Clacnk.
Em suma, as recentes demissões na PlayStation Studios refletem a péssima gerência de Jim Ryan por decisões equivocadas e as pressas de injetar um modelo “live in service” em seus estúdios single-player.
Ademais, esta redução na força de trabalho diz muito sobre uma revisão interna nestes estúdios que ao longo dos anos cresceram bastante internamente e que para Sony não é mais viável. Sobretudo, essa reformulação pode significar menos projetos em desenvolvimento paralelo e estúdios sem múltiplos lançamentos.