Pacer traz uma jogatina nada divertida em pistas criativas | Análise

Pacer

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Anteriormente intitulado de Formula Fusion, o título desenvolvido pela R8 Games enfrentou alguns adiamentos até chegar em seu título vigente: Pacer. Intitulado como um sucessor espiritual de Wipeout, este game de corrida futurista traz uma dinâmica frenética em cenários super criativos.

Assim, qualquer inspiração Wipeout não é mera coincidência. Portanto, Pacer é um digno sucessor espiritual da franquia que nasceu em 1995 e teve sua última aparição em 2017. De todo modo, a chegada de Pacer está prevista para o dia 29 de outubro chegando ao PS4, Xbox One e PC.

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Em suma, será que Pacer é um game divertido? Eu me chamo João Antônio e venha conferir minhas impressões em mais uma análise do Combo Infinito.

Pacer é um Nascar Rumble de “navinha”

Pacer

Jogar Pacer é voltar a grande Era de ouro do PS1 com games como Nascar Rumble. Este grande título do PS1 foi o motivo de grandes jogatinas em grupos entre amigos na procura de se tornar o primeiro colocado em pistas super criativas regadas com infinitos carros e o uso de poderes. Toda esta dinâmica estratégica e trapaceira criada pela a franquia Nascar Rumble está presente em Pacer. Assim, todo o cerne do game tem como premissa trazer esse estilo de jogo que a muito tempo não jogamos. Escolha sua nave, a personalize, seja estratégico, pegue os ícones de escudo e munição, e vença a corrida.

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Embora Pacer tenha muitos aspectos com Nascar Rumble, o título consegue trazer mecânicas próprias. Ao longo da corrida haverá ícones que restauraram o escudo da sua nave e ícones que destravaram o uso de armas.

Uma direção de arte bem criativa

Particularmente, um dos pontos positivos dentro do game. O título oferece inúmeras corridas em determinados locais do mundo. Assim, cada local possui suas características regadas com o toque futurístico que o game possui. E o resultado são ótimos planos de fundo que nos levam a Índia, onde vemos a imagem de Ganesha, até metropolis super habitadas.

Portanto, este plus na experiência é notório e soma em muito no aspecto visual que o game quis transmitir.

Controles e design de pista péssimos

É aqui que Pacer se complica. Este aspecto, o gameplay, que é responsável por toda a diversão, é onde o título escorrega. Dito isso, toda sua mecânica frenética requer um raciocínio rápido. Porém, na hora de executar estas ações o design de controles não ajuda, pois apresentam configurações nada intuitivas , sobretudo, a movimentação do veículo é sensível demais e ocasiona muitas colisões. Portanto, essa complexidade nos controles do jogo pode desencorajar muitos jogadores no início da jogatina. Em adição, temos o design desajustado e incoerente das pistas que vai de encontro com a pegada frenética e rápida das corridas. O título traz inúmeras pistas, porém, em sua maioria, são circuitos estreitos e repletos de curvas que se tornam nossos grandes adversários, ao invés da IA das outras naves. 

Esta decisão criativa é maléfica a toda a dinâmica do game – principalmente para nós jogadores – que somos punidos enquanto a IA consegue de forma mágica fazer todo o percurso sem sofrer nenhum dano. Assim, encarar algumas das pistas é a grande dor de cabeça em Pacer, pois um dos grandes agentes que ocasionam a explosão da nossa nave não são os ataques dos adversários, mas, sim, o excesso de curvas. Particularmente, algo desproporcional à proposta do game.  

Só vença, como um típico arcade

Pacer traz em sua composição um modo jogo rápido onde você escolhe quaisquer das pistas disponíveis que você pode jogar sozinho ou com um outro jogador. Temos também, o modo carreira e o online. O modo online ainda não estava disponível durante o período de acesso antecipado, portanto só irei falar do modo carreira. Este, por sua vez, traz corridas em todos os circuitos presente no game, onde o jogador participa de campeonatos que nos rendem pontos e alguns contratos para assinar. Cada contrato possui um background e números de desafios para se concluir dentro da nova equipe a qual vai ingressar. 

Saindo das corridas, quando vencemos ganhamos pontos onde usamos na customização de sua nave ou na aquisição de novas máquinas. Nesta alegoria temos três segmentos: desempenho, armas e cosméticos. Portanto, é aqui que você criará sua máquina vencedora.  Em suma, o sistema de personalização traz muitas opções que tem seu peso dentro das corridas, mas nada impactante.

Afinal, o que se pode esperar de Pacer?

Pacer é aquele tipo de jogo de final de semana com a família e amigos. Sua proposta é light sem qualquer desafio, a não ser evitar a colisão com as inúmeras pistas desajustadas e se adequar ao sistema de controles. Fora isso, todo o sentimento de Nascar Rumble e sua ambientação são notórios. 

No entanto, o título deveria ter tornado mais acessível seu aprendizado e colocado mais profundidade em seu modo carreira para estimular o tempo que passamos jogando o game.

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