Ranking da 10ª Pesquisa Game Brasil (PGB) mostra PlayStation 4 em posse de 36,3% dos gamers brasileiros e crescimento das plataformas da atual geração
A Pesquisa Game Brasil (PGB), levantamento anual consolidado sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, revela que o PlayStation 4, da Sony, permanece no topo entre os consoles mais populares do público gamer brasileiro. De acordo com o estudo, 36,3% dos jogadores no país possuem esta plataforma, representando um crescimento de 2,2 pontos percentuais em relação à edição anterior da pesquisa.
A segunda posição do ranking também não mudou em relação à PGB 2022. O Xbox 360, da Microsoft, aparece em posse de 25,1% dos gamers brasileiros — crescimento de 0,8 pontos percentuais. Já o terceiro videogame mais popular é novidade na tabela: PlayStation 5, em posse de 18% do público gamer no Brasil.
PS5 e Xbox Series
O console da atual geração da Sony registra um aumento de 3,2 pontos percentuais. Suficiente para superar a colocação antes ocupada pelo PlayStation 2, agora em posse de 15,8% dos gamers — queda de 2,2 pontos percentuais em comparação com o ano anterior.
Em relação aos consoles da atual geração da Microsoft, o Xbox Series S e X aparecem mais abaixo na tabela. Ambos aparecem em posse de 7,1% e 6,7% do público de jogadores no Brasil, respectivamente. Os dados representam, na ordem, crescimento de 1,4 e 1,5 pontos percentuais.
Desenvolvida pelo SX Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM, a PGB 2023 entrevistou 14.825 pessoas no Brasil. Todas em 26 estados e no Distrito Federal, durante o mês de janeiro deste ano. O estudo aponta que 70,1% da população no Brasil joga jogos eletrônicos.