Por que Pokémon GO se mostra um grande passo para a entrada da Nintendo no mercado mobile

Compartilhe

pokemon-go-2

Há poucos dias atrás o sonho de diversas crianças dos anos 90 se tornou realidade. Sair em uma jornada Pokémon sempre foi o desejo de várias crianças de diferentes gerações, que cresceram jogando e assistindo essa maravilhosa criação japonesa. Não há dúvidas que Pokémon GO chegou para ficar, o jogo dominou as redes sociais, até em nosso país, e foi conteúdo de cobertura em sites de todo o mundo. O súbito sucesso comprova a força que a marca possui, e não só ela, o jogo mostra o quão grande é o poder do mercado mobile e o que a Nintendo deve aprender com este lançamento.

- PUBLICIDADE -

Embora Pokémon GO esteja longe de possuir a profundidade e complexidade dos jogos principais da franquia, e seja consideravelmente simples, o jogo tem a proposta certa na plataforma certa. É como se os clássicos Pokémon Stadium e Pokémon Snap tivessem renascido em uma nova plataforma e gênero, algo que não vimos há muito tempo desde o fim do Nintendo 64, onde os jogos citados fizeram um grande sucesso, mesmo com a série principal fazendo um sucesso estrondoso nos portáteis. Pokémon GO acerta muito bem no que se propõe a oferecer, e talvez isso não seria possível se a Nintendo quisesse enfiar sua marca como a conhecemos em uma adaptação para mobiles goela abaixo.

Quando a companhia japonesa anunciou que iniciaria a desenvolver jogos para celulares, a ideia de um Super Mario ou um The Legend of Zelda foi tão óbvia que Pokémon GO conseguiu chegar pelas beiradas e fazer uma grande e agradável surpresa. A Niantic Labs já possuía grande experiência nesse segmento com Ingress, um jogo que traz as mesmas premissas de Pokémon GO, mas nem de longe consegue ter o mesmo carisma que conseguiu introduzir na franquia da Nintendo.

pokemon-go

- PUBLICIDADE -

Mas o que tornou tantas pessoas ainda mais otimistas quanto ao futuro da diversificação de Pokémon também foi Pokkén Tournament, um jogo de luta 3D produzido pela Bandai Namco que reúne alguns dos monstrinhos da franquia e o colocam em arenas de combate. O jogo foi um dos grandes responsáveis por expandir as vendas do Wii U no Japão, e encontrou uma recepção bastante positiva no ocidente, onde a marca também é muito forte. Contudo, a pequena base instalada do console não conseguiu fazer com que fosse um grande sucesso, mesmo possuindo qualidade para tornar-se um dos melhores jogos do console.

As franquias da Nintendo têm força que nem todas as franquias da Microsoft e Sony possuem, pois estamos tratando de uma empresa que está no mercado há mais de 30 anos, consequentemente se tornou parte da infância de diversas pessoas, que hoje cresceram e não têm tanto tempo para jogar como antes. Porém, esses mesmos antigos jogadores com certeza gastariam seu tempo em jogos que não exigissem dinheiro, ou mesmo um grande gasto de horas, de séries que fizeram parte de suas vidas e Pokémon GO é uma das grandes provas disso.

A Nintendo não deve se limitar apenas na aposta feita em Pokémon GO ou mesmo Pokkén Tournament, mas ir além. Seu misterioso projeto, intitulado de Nintendo NX temporariamente, pode ser a casa perfeita para um novo jogo da franquia Pokémon, o que poderia ser uma nova proposta como feito no seu recente jogo mobile, ou até mesmo um RPG tradicional que temos visto desde o lançamento dos primeiros jogos no Game Boy, parece uma ideia pouco provável, já que a série principal da franquia é uma das fontes de venda dos portáteis da Nintendo. Contudo, a companhia faz transparecer ser algo tão inovador e diferente que essa suposição torna-se algo plausível de alguma forma.

Com certeza Pokémon não será a última jogada da empresa nos dispositivos móveis, mais games de suas franquias irão certamente fazer aparições nestas plataformas, como por exemplo um jogo da série Animal Crossing que já está desenvolvido para mobile, porém não se sabe se é de fato um jogo completo ou se será mais um game aos moldes do mercado móvel. Mas podemos citar outras famosas franquias que funcionariam belamente nesse âmbito, incluindo a opção óbvia de Super Mario, que parece tão certa que apenas torna nosso desejo de carregar o bigodudo no bolso ainda maior. Além disso, é cabível mencionar jogos como Mario Kart e Mario Party, que funcionaram muito bem em diversas e distintas plataformas, e não seria diferente nos celulares.

Pokémon GO conseguiu, de certa forma, renovar um pouco da franquia que para muitos apenas torna-se saturada a medida que os anos se passam. O game também serviu para abrir os olhos da Nintendo e falar em seu ouvido que nós estamos em 2016, e limitar plataformas e direitos a si mesma é algo que não fará com que a empresa evolua com o tempo. Mas também serviu para mostrar que apesar dos longos 20 anos passados, o poder contido na marca Pokémon é enorme e se usada tão bem como em Pokémon GO, o sucesso apenas irá ser ainda maior.

 

Compartilhe

2 respostas

  1. Demorou da nintendo entrar nesse mercado. Os caras são mestres em jogos de portáteis, acho que seus jogos ficariam mais que perfeitos para celulares!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”