Será mesmo?
O PS5 Pro finalmente foi anunciado com uma precificação que não agradou ninguém. Com estreia mundial para o dia 7 de novembro de 2024, o grande desafio da PlayStation é convencer seu público a adquirir um novo hardware que não parece atrativo por seu valor desrespeitoso somado a uma promessa abstrata.
Dito isso, a empresa de pesquisa Ampere Analysis prevê que o PS5 Pro tenha vendas semelhantes ao PS4 Pro, no período de seu lançamento e em vendas vitalícias do PS5.
Segundo Piers Harding-Rolls, diretor de pesquisa de jogos da Ampere Analysis, espera que a Sony venda cerca de 1,3 milhão de PS5 Pros durante o lançamento do console em 2024, em comparação com 1,7 milhão de PS4 Pros vendidos no lançamento em 2016. Ademais, espera-se que as vendas vitalícias do PS5 Pro atinjam cerca de 13 milhões de unidades até 2029, semelhante a façanha do PS4 Pro que vendeu 14,5 milhões de unidades, cerca de 12% das vendas totais do PS4.
“O preço do PS5 Pro reflete a estratégia ajustada da Sony para proteger sua margem, a inflação geral da cadeia de suprimentos e a falta de um concorrente direto para sua atualização de meio de ciclo em comparação com a última geração (onde a Microsoft estava preparando o Xbox One X )”
“A falta de competição significa que é uma decisão mais fácil para a Sony correr com um ponto de preço mais alto para proteger suas margens existentes. Para a maioria dos consumidores em potencial do PS5, a edição padrão representará o ponto ideal de valor.”, conclui Harding-Rolls.
Em suma, o PS5 Pro chega ao mercado em 7 de novembro de 2024. Ademais, no Brasil ainda não temos informações oficiais do valor convertido em reais.