75% dos jogadores de PS5 optam pelo modo desempenho
O PS5 Pro aspira entregar para quem tiver a coragem e a grana para possuí-lo, gráficos em alta resolução e uma taxa de quadros a 60fps e além, graças a sua tecnologia de Upscaling por IA, chamada de PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution).
Pois bem, parte desta decisão partiu da necessidade dos jogadores de PS5 em escolher o modo performance em jogos que ofereciam os modos gráficos. De acordo com Mark Cerny, arquiteto-chefe do PS5 Pro e que esteve por trás do PS4 e PS4 Pro, cerca de 75% dos jogadores de PS5 optaram por jogar no modo desempenho, onde se oferece mais frame rate, nos jogos presentes na plataforma.
O PS5 Pro possui 67% unidade computacionais a mais que a versão original do hardware, uma velocidade memória de 28% mais rápida, a presença de um ray tracing avançado e um upscaling orientado por IA chamado de PSSR, este que será responsável de elevar o FPS e por meio da IA manter o gráfico sem efeitos colaterais, alog que o DLSS da Nvidia faz muito bem em suas placas de vídeo.
Em suma, todas estas inovações poderão ser vistas a partir do dia 7 de novembro de 2024 quando o PS5 Pro chegará ao mercado dando suporte a mais de 8.500 jogos PS4 e de PS5 já lançados. O hardware de mid-gen da PlayStation custará 700 dólares nos EUA e 800 euros na Europa, enquanto no Brasil não temos o preço oficial.