Responsável pelo Marketing do Dreamcast fala porque o console falhou

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Tadashi Takezaki, hoje em dia trabalha na Sega como Líder do Departamento de Projetos e Implementação, o que não descreve muito bem todas as coisas em que ele esteve envolvido desde que se juntou a empresa em 1993. Veterano do departamento de marketing da Sega e Presidente de Departamentos no Japão, Takezaki esteve envolvido no lançamento do Sega Saturn e do Dreamcast, os dois últimos consoles da gigante japonesa. Ele ainda foi o cara que escreveu a emocionante nota na internet para todos os fãs da Sega, no dia 31 de Janeiro de 2001, que anunciava que a Sega estava interrompendo a produção do Dreamcast e que a partir dali, a empresa se tornaria uma desenvolvedora apenas de games, uma third party.

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Aquele realmente não era o plano, voltando para 1998, quando a Sega lançou seu novo console dizendo que fez o seu melhor, aprendendo com os erros cometidos com o Saturn. “Quando nós desenvolvemos o hardware, olhamos para os erros que cometemos com o Saturn e retrabalhamos a nossa abordagem,” disse Takezaki em uma entrevista para a revista Famitsu publicada no início deste mês. “Desenvolver os jogos para o Saturn e seus dois CPUs era bastante complicado, mas o sistema de desenvolvimento no geral foi um tanto quanto criticado por ser bastante carente. Então a partir daí refizemos nossas bibliotecas de desenvolvimento para facilitar a criação em nosso novo sistema. Ainda hoje o Dreamcast recebe elogios por seu ambiente de desenvolvimento”.

Shenmue é considerado até hoje como uma das obras máximas da Sega.
Shenmue é considerado até hoje como uma das obras máximas da Sega.

O Dreamcast era mais que um “amigo do desenvolvedor”, ele também era um console focado no público casual, saindo completamente do foco que a Sega seguiu com o Mega Drive e o Saturn. “Nós fizemos o nosso melhor para tornar o Dreamcast acessível ao público em geral, não somente os hardcores,” disse Takezaki. “Desde a concepção e coloração da interface e do nome do console. Como resultado, conseguimos um design compacto, simples com um esquema de cores quentes, muito diferente do tipo de visão que tínhamos e dêmos ao mercado com nossos consoles mais antigos. Talvez, o Dreamcast tenha sido o console que fizemos a abordagem de Marketing mais completa até o momento que decidimos deixar este mercado”.

Então, porque o Dreamcast morreu tão prematuramente?

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“Essencialmente, foi puramente uma questão de custos. Foi devido ao fato de termos sido forçados a entrar na guerra dos descontos, quando nós realmente começamos a perder dinheiro com a venda do console. A Sony, que lançou o PS2 em Março de 2000 no japão, fez parte do time que inventou o DVD e o tornou padrão de mídia física, e eles puderam desenvolver o console utilizando todos os chips que eles mesmos fabricavam. No entanto a Sega criou todo o console com peças de outras empresas, e isto se tornou uma grande desvantagem no custo de produção. Nós dificilmente conseguiríamos cortar custos na produção, e os games não estavam vendendo e alcançando os números que estávamos acostumados, e daí fomos obrigados a diminuir o valor de venda do sistema”. – Tadashi Takezaki, Sega.

Quake 3 Arena foi um dos grandes sucessos do console principalmente por ser um game multiplayer.
Quake 3 Arena foi um dos grandes sucessos do console principalmente por ser um game multiplayer.

É complicado equilibrar os custos de hardware com o lucro, mas com tudo que a Sega apostou de uma só vez com o Dreamcast, a situação era ainda mais grave do que a habitual. “É uma coisa estranha que passou a nos acontecer, pois quanto mais consoles a gente vendia, mais prejuízo acumulávamos. Para que este modelo funcionasse, precisávamos equilibrar as contas vendendo muito bem nossos games, mas não era o que estava acontecendo,” explicou Takezaki. “As vendas de software estagnaram sem alcançar um bom resultado, e ao mesmo tempo estávamos ocupados tentando trazer a ideia de jogos on-line para os usuários do Dreamcast. Nossa ideia com o novo sistema sempre foi de trazer algo realmente novo para o consumidor, criando um ambiente onde todos eles poderiam se conectar uns com os outros ao redor do mundo. O modelo de negócio da Sega era construir uma base sólida de usuários pela internet, para em seguida, fornecer serviços e produtos através da internet. O Dreamcast foi nosso bilhete para tornar esse sonho realidade”.

Muitas pessoas na indústria pensam que a Sega iniciou muito cedo todos estes planos que ela tinha com o Dreamcast, e seu modelo de negócios baseado na internet, mas Takezaki não pensa assim. “Acho que foi a escolha certa focar numa estratégia centrada na internet naquela época,” disse ele. “No entanto decidimos ir até o fim, mesmo que nosso ponto de equilíbrio estivesse distante das nossas condições naquele momento. A ideia de acessar os games on-line e de graça naquela época era simplesmente fantástico. Mas de uma maneira estranha, a Sega não alcançou o sucesso com este modelo, por melhor que ele parecesse, e os lucros não apareceram”.

Broadband Adapter era um adaptador para rede e internet que possibilitava ao Dreamcast rodar jogos on-line.
Broadband Adapter era um adaptador para rede e internet que possibilitava ao Dreamcast rodar jogos on-line.

Olhando para tudo que aconteceu, Takezaki vê o Dreamcast como um sistema incrível e revolucionário, mas que provavelmente estava destinado a realmente ser o último da Sega, mesmo que os lucros aparecessem, pois “os PCs começaram a evoluir e melhorar em um ritmo alucinante, mostrando-se muito eficientes para jogos, e isso fez as pessoas se perguntarem se um console exclusivamente criado para rodar games poderia ser uma boa, e isso também começou a tirar nossas chances de sobreviver mais tempo no mercado. Ainda assim conseguimos aproveitar muito do que criamos naquela época, resultando em coisas como Phantasy Star On-line, que muitas pessoas ainda jogam, e sempre que podemos lançamos uma nova versão. Hoje em dia ainda conseguimos colher alguns frutos das sementes plantadas com o Dreamcast. Realmente acabamos fazendo algumas coisas sem pensar, mas era parte do credo da Sega: se é divertido, então vamos até lá,” disse ele.

Me lembro até hoje de ver os games do Dreamcast e seu salto absurdo de qualidade comparado ao PSone e querer na hora um console. Mas no mesmo momento eu parei e pensei que não teria o que jogar nele, e resolvi esperar jogando meus games de Psone, que não me decepcionavam de forma alguma. E este cenário dos games mudou bastante no futuro e durante a vida do Dreamcast, e quando eu estava decidido a comprar um para mim, ele morreu. Imagino quem comprou o console na época, e não obteve o que realmente estava esperando, e ainda por cima viu seu novo console que antes era uma alegria, virar um pesadelo.

E o mesmo pode acontecer com o Wii U. #medo

Comente meu amigo, principalmente se você passou por esta fase do Dreamcast.

Comercial de TV do Dreamcast

Compilação dos melhores jogos do Dreamcast

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4 respostas

  1. O Dreamcast era FENOMENAL! Eu ia comprar um tb quando ele morreu… Acho que o Erro da SEGA foi matar ele de forma prematura, se tivesse resistido mais talvez a balança virasse.

    Mas o real problema da SEGA foi sempre ser focada só no mercado japonês, ela raramente trazia jogos para o ocidente, jogos ocidentais na grande maioria eram feitos por empresas ocidentais que na época faziam jogos bons só pra PC, nos consoles era uma negação.

    1. Foi uma sequência de erros, além deste que você citou que realmente fez toda a diferença. Uma pena, ainda gostaria de ver a Sega novamente neste mercado.

  2. Eu sempre fui louco em um Dreamcast, era o vídeo game dos meus
    sonhos. Tinha um vizinho que morava longe e quando ele vinha pra perto
    da minha casa ele trazia, eu amava jogar Sonic Adventure 1 e 2.

    Com certeza ele foi (e ainda é, eu acho) um vídeo game fantástico, ainda quero comprar um.

    Foi
    uma sequência de acontecimentos que colaborou na morte do Dreamcast,
    muitas das coisas foram eles que erraram, mas muitas coisas, na maioria
    eu acho, não foram culpa deles.

    Acho que o Wii U não vai acabar assim, e se for, vai demorar muito ainda.

    O problema do Wii U é a falta de jogos.

  3. Ganhei o meu no ano 2000 foi muito bom,ate ver o tanto de games q nao paravam de sair pro ps2 kkkk,mais tenho ele guardado com muito carinho ate hj,acredito q foi o video game q mais me diverti ate hj,muitas noites sem dormir jogando pso

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