Testes da implementação do Rollback em jogos para Nintendo Switch se mostram promissores
O Rollback netcode continua a ser uma questão extremamente importante para muitos na comunidade de jogos de luta ocidentais, mas há jogos bem populares que ainda não possuem esse sistema de netcode.
Dessa forma, um engenheiro de software que atende pelo nome de DShad, nos apresentou por meio de seu Twiiter, testes iniciais de implementação do Rollback netcode, através do emulador de Nintendo Switch: Yuzu.
“Antes que alguém pergunte
não é streamado
não é parsec
Na verdade, é uma versão personalizada inicial do yuzu executando o smash ultimate com o código de rede Rollback”
The video above is a record of one my computer connected to my other one , both running yuzu synched and both running independently. The setup is 0f delay + one computer on wifi / mobile 4g connection (so a lot of ping and unstable connection)
— DShad (@DShad66) 11 de dezembro de 2021
“O vídeo acima é um registro do meu computador conectado ao meu outro, ambos executando o yuzu sincronizados e ambos funcionando independentemente. A configuração é 0f delay + um computador na conexão wi-fi / móvel 4g (muito ping e conexão instável)”
Dessa forma, como podemos presenciar acima, o Rollback está funcionado de uma forma bem semelhante ao seu modo mais puro, que descrevemos em nosso artigo sobre o netcode nos jogos de luta e fica bem claro que o movimento do personagem não está fluído, a reversão é bem brusca, ele parece que está “teleportando” enquanto corre.
No entanto, quando o atraso é aumentado para 2 frames, a ação se apresenta bem mais suave e com menos reversões visuais perceptíveis na mesma conexão, também é visível que o ping está mais estável com menos variação.
As you can see, it barely Rollback
(Sometimes due to wifi lag spike).
So yeah , it looks promising.
There is still a LOT of work to do so please, dont ask for a build , its not ready yet and i hope it will.
This is in a Work In Progress state— DShad (@DShad66) 11 de dezembro de 2021
O potencial disto é enorme para a comunidade dos jogos de lutas
Este teste serve para termos um vislubre de uma implementação do Rollback netcode no Nintendo Switch e no caso como essa implementação é feita no emulador e não no game em si, esse funcionamento teoricamente não se limita a apenas o Super Smash Bros Ultimate. Assim, DShad colocou isso à prova testando a implementação em Dragon Ball FighterZ e Samurai Shodown, dois jogos que os fans pedem muito a implementação do Rollback.
“Tudo bem, último para os fãs:
DBFZ, mesma configuração de estresse (um computador em WIFI / 4G, também conhecido como “espero que isso reverta muito”), mas com atraso de 0F
(A propósito, eu não sei se é yuzu ou meu computador, mas o jogo não está rodando a 60 fps, então parece mais instável, mas você entendeu)”
and the second one with 2F delay pic.twitter.com/Q5BSLVtcz0
— DShad (@DShad66) 12 de dezembro de 2021
“Isso é para provar que meu trabalho não está alterando smash, mas sim yuzu diretamente:
Esta é a mesma configuração de estresse (um computador em WIFI / móvel 4G), mas em Samsho com atraso de 0F”
Now same setup but with Samsho 2F delay
See how it look smoother ?
You can thanks rollback netcode for that ☺ pic.twitter.com/flzBm7qvck— DShad (@DShad66) 12 de dezembro de 2021
Ambas as situações são promissoras e fica clara a diferença pois ambos os jogos rodaram melhor o seu online com a adição dos 2 frames. A conexão do ping permanece mais estável, mesmo FighterZ apresentando um desempenho abaixo por não está rodando a 60fps. É bom lembrar que por se tratar de emulador, no geral, cada jogo demanda uma otimização específica para rodar de forma satisfatória. No entanto, outros fatores podem influenciar, como a potência do computador do usuário.
De acordo com o DShad, ele conseguiu sincronizar entradas para dois sistemas usando Yuzu fazendo o próprio emulador salvar e restaurar os estados do jogo para prever e reverter quando necessário.
Seria esta, a chegada do Rollback no Nintendo Switch?
O mod de Rollback para Yuzu ainda está em fase inicial, dessa forma, não há previsão de quando estará disponível para teste do público geral, no entanto, sobre a possibilidade da Nintendo tentar encerrar o projeto de DShad, ele afirma não se preocupar muito com isso já que de fato, a modificação está sendo feita no emulador e não nos jogos da Nintendo ou mesmo no próprio Nintendo Switch.
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Fonte: Event Hubs
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