Território perigoso
O presidente russo, Vladimir Putin, supostamente instruiu seu governo a explorar o desenvolvimento de consoles de videogame na Rússia.
De acordo com a RT, a ordem de Putin ocorreu após reunião no início desta semana em Moscou. O presidente russo instruiu o governo a “avaliar os requisitos para organizar a produção de consoles de jogos fixos e portáteis na Rússia”.
Além disso, segundo a mídia estatal russa, o prazo para a execução da ordem consiste em 15 de junho de 2024. Ou seja, após esta data, os envolvidos nesta missão receberão punições consideráveis em caso de insucesso.
Como parte da ordem, o presidente também pediu ao Gabinete de Ministros que estudasse o desenvolvimento de um sistema operacional e um sistema em nuvem para entregar jogos aos usuários, de acordo com um comunicado publicado no site do Kremlin.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, explicou que a ordem do presidente para considerar a criação de um console russo visava desenvolver a indústria de jogos nativa da Rússia.
No entanto, várias empresas de jogos de alto nível deixaram de operar na Rússia em 2022, após a invasão da Ucrânia pelo país. Sony, Microsoft, EA, Activision Blizzard, Nintendo e outras retiraram-se da área devido ao clima geopolítico. Por fim, conforme relatado pela PC Mag, o jornal russo Kommersant relata que Putin provavelmente confiou à empresa de tecnologia russa VK a execução do plano.