Temporário?
Tudo indica que a Saber Interactive não estará cobrando jogos no atual valor de US$70 por muito tempo após declaração de Matthew Karch.
De acordo com o CEO, a indústria dos videogames adotou esse preço de custo com algo provisório. Além disso, na visão do executivo, as desenvolvedoras conseguem reduzir custos e riscos em um mercado cada vez mais desafiador com esta medida.
Além disso, Karch também abriu o jogo sobre o desinvestimento da Saber e apontou que a empresa ocupa uma posição mista. Ou seja, entre entre estúdios independentes e publishers AAA através de Nimble Giant (Star Trek Infinite), 3D Realms (Ion Fury) e a 4A Games (Metro).
“Acho que à medida que os jogos ficam mais caros de fazer, o título de US$ 70 vai seguir o caminho do dodô. Eu quero. Eu simplesmente não acho que seja sustentável…”
“Olha, você se lembra do entusiasmo pelo Cyberpunk, que eu acho que no final das contas teve um bom desempenho, mas quando as expectativas são tão altas e tanto dinheiro é colocado em um título, é extremamente arriscado para a empresa isso é fazer isso. E se falhar?”
“Você se lembra do que aconteceu quando a Ubisoft, alguns anos atrás, todos os seus títulos saíram do ano e, de repente, eles estavam em um lugar totalmente diferente? É difícil se recuperar disso.”
Por fim, o CEO da Saber reconheceu que o desenvolvimento AAA atravessa grandes mudanças. Tendências anteriores de orçamentos altos e longos períodos de desenvolvimento não sustentam mais as empresas.
“Acho que haverá uma escassez real de conteúdo de jogos nos próximos anos. Você viu quantas demissões houve, você viu quantos jogos morreram. Mas temos muitos projetos bons em andamento dos quais estou orgulhoso.”