Samurai Shodown mostra que a SNK definitivamente VOLTOU! | Análise

Samurai Shodown

Compartilhe

A SNK sumiu do mapa por um tempo, embora aquela SNK que conhecemos na era de ouro de The King of Fighters tenha quase morrido mesmo. Então aos poucos, a empresa foi voltando aos holofotes. The King of Fighters XIV foi um esforço para agradar os velhos fãs e se posicionar no mercado atual. O resultado, então, não foi lá muito bom. Contudo foi o suficiente para que a empresa pudesse se restabelecer e voltar a criar novos jogos, como é o caso do retorno de Samurai Shodown.

Anunciado no ano passado, o game de luta é um reboot da aclamada franquia da SNK que começou na década de 90. A história é um dos focos aqui, embora o que realmente importe é a jogabilidade e o novo visual. Mas a grande questão é se Samurai Shodown consegue ser bom para quem conhece o gênero de games de luta e a franquia da SNK e convidativo para quem nunca tocou em um jogo do tipo, ou tem pouca experiência. Sendo assim, vamos aos fatos!

Samurai Shodown é lindo artisticamente

- PUBLICIDADE -

https://www.youtube.com/watch?v=qpODgWrf4Wo

O primeiro aspecto a se notar em Samurai Shodown é o visual. Mesmo que o título não seja algo próximo do que é um Mortal Kombat 11, Tekken 7 ou Street Fighter V, consegue se assemelhar, no que diz respeito ao modelo de personagens, com Street Fighter IV. O jeitão dos personagens é bem estiloso. Porém, mesmo com a mudança se compararmos com os jogos antigos, ainda é Samurai. E de uma forma bastante positiva.

Contudo, a parte artística é que brilha demais nesse jogo. Pétalas e folhas voando no cenário, animais, cachoeiras, praias e músicas incríveis. Tudo combina e flui muito bem, criando um contraste magnífico entre o cortar das lâminas e o sague que jorra na tela, com a beleza do mundo e do Japão antigo. E por falar em sangue, Samurai traz a opção de desligar a sanguinolência, mas caso você não tenha problemas com isso, verá os personagens se sujando com o sangue inimigo e o próprio durante as batalhas.

- PUBLICIDADE -

Samurai Shodown poderia ter um modo história melhor

Os modos de jogo de SamSho são bons. Poderiam ser melhores se compararmos com outros games. Mas assim como SFV saiu com o foco muito no online, de certa forma, o mesmo ocorre com o Samurai. Mesmo que aqui tenhamos um modo história (muito parecido com um modo Arcade) e modos de jogo off-line, como sobrevivência, Dojo e outros, a sensação que fica é que o online é o que importa. Mas também no modo online falta uma melhor estrutura, menos tempo para se encontrar partidas e um ranqueamento que possa nos incentivar a jogar por mais tempo. Vejo que tudo isso pode ser ajustado durante os próximos meses e que é questão de tempo para se tornar um game imperdível.

Mas não entenda mal este comentário sobre a quantidade e qualidade dos modos. Acho que a ideia do time de desenvolvimento foi muito boa. O pacote do game é bem recheado. Só que dura pouco e não consegue bater de frente com alguns concorrentes do gênero. E sabemos muito bem o quanto é importante que sua base de fãs continue jogando seu game. Assim, espero de coração que a SNK movimente o jogo e traga mais conteúdo, além dos personagens extras.

O modo história traz algumas cenas especiais, mas realmente não me deixa a sensação de que é um modo história. Após MK9, qualquer jogo de luta com modo história deixa o jogador esperando que seja algo mais cinematográfico, com interação concisa entre personagens. Mas não é o que se vê em SamSho, que entrega algo mais superficial, onde a grande diferença de um personagem para o outro é o final. É exatamente o formato clássico do modo árcade com algumas cenas em CG inseridas no meio.

A jogabilidade de Samurai Shodown é o que importa

Em meio a pontos altos e baixos, o que realmente importa em game de luta é a sua jogabilidade. Samurai Shodown consegue acertar em cheio nesse aspecto. O jogo pune quem chega pensando que está jogando qualquer outro game do tipo buscando combos, e mostra que aqui o que importa é quem levanta a espada na hora certa. Não existe muito estudo, ligações de golpes, nada disso. SamSho é a união dos clássicos games da franquia com boas novas ideias que o transformam em um jogo único. Se o jogador é um marinheiro de primeira viagem, este é um ótimo game para se entender o gênero. Afinal, através de Samurai Shodown, você aprenderá na marra o principal conceito de um jogo de luta: a punição.

Os golpes são divididos em quatro botões e combinações entre eles. Temos golpes fracos, médios e fortes, além do chute. Embora este último sirva mais defensivamente, para evitar golpes inimigos com uma resposta rápida. Afinal, revidar uma espadada inimiga com a perna não parece nada inteligente. Então, entendendo o momento certo de brandir sua espada a fim de encontrar a carne inimiga sem chance de defesa é a melhor estratégia. Mas também é a mais difícil das tarefas aqui, uma vez que seu adversário também quer o mesmo. Desta forma, quem ataca de forma despreparada SEMPRE levará a pior. Não é estranho ver lutas onde os jogadores demoram para realizar o primeiro ataque, estudando o adversário antes de qualquer coisa.

Os personagens de Samurai Shodown continuam únicos

São poucos os games que conseguem ser relevantes no que diz respeito aos seus personagens, ao ponto de todos eles serem viáveis em um combate. O mais recente Mortal Kombat consegue fazer isso e agora Samurai Shodown também. Embora tenhamos poucos personagens até o momento, num total de 16, todos eles são muito bons, fieis aos seus clássicos golpes e convidativos para que possam ser experimentados. Mas tudo isso também é mérito da jogabilidade fácil e divertida que o game traz.

Os três personagens novos são muito bons e se encaixam perfeitamente no time de guerreiros. Isso tudo só me deixa bastante curioso para o que o time de SamSho poderá fazer no futuro da franquia.

Sendo assim, Samurai Shodown consegue resgatar de uma vez por todas não somente a franquia de luta da SNK, como a própria SNK. Além do jogo ter recebido ótimas notas no lançamento, já vendeu muito bem no Japão, por exemplo. Se a SNK souber manter os jogadores ligados ao game e em campeonatos como a EVO obtiver sucesso, mídia e audiência, o futuro é muito bom. Afinal, apenas ter um bom jogo de luta não é o suficiente nesse mercado que voltou a estar em alta. Mas nunca houve um momento tão bom para tentar retomar sua audiência e conquistar novos jogadores como agora. Samurai Shodown não é perfeito, mas é um dos melhores jogos de luta dessa geração, ao lado de tantos outros.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”