Segundo estudo, mercado de PC vale o dobro do mercado de consoles

Compartilhe

mercado-de-games-pc-vale-dobro-de-consoles

Vira e mexe surgem estudos que tentam modificar a maneira como os jogadores pensam, com dados e números que todavia, comprovam algo referente à algum assunto que muitas vezes, é altamente discutível. Mas quando se trata de mercado, as vendas de determinado produto fala por si só. É o caso do mercado de PC, que segundo Ted Pollak, vale 21,5 bilhões de Obamas, o dobro do valor do mercado de consoles.

- PUBLICIDADE -

Ted Pollak é Analista Sênior de Games da JPR (Jon Peddie Research), e ele ressalta que o mercado de jogos para PC, como a venda de Hardwares para montagem de equipamentos, upgrades e periféricos em geral que são usados para games continuam fortes e com muito fôlego, mesmo com o declínio do mercado de PCs com a chegada dos dispositivos mobiles e queda nos preços dos notebooks mais simples.

Segundo Pollak, ao mesmo tempo que os jogadores casuais estão se direcionando para o mercado de mobiles, os jogadores hardcore estão investindo ainda mais em computadores de alto desempenho para jogar no máximo da qualidade possível.

“Nós continuamos notando a mudança de consumidores para os smartphones e tablets, porém enquanto isso ocorre no mundo dos computadores de baixo desempenho, mais dinheiro está sendo direcionado para os PCs de médio e alto porte, com computadores sendo montados e melhorados por jogadores”, disse Pollak.

- PUBLICIDADE -

“Jogadores compromissados com o PC geralmente não estão interessados no conteúdo puro dos consoles. Eles são usuários que pagam muito dinheiro para ter a possibilidade de jogar os games na maior qualidade possível e com isso fazem negócios, como edição de foto e vídeo, criação de conteúdo e outras tarefas com o maior poder possível que suas máquinas possam oferecer.”

De acordo com a JPR, o mercado de games para PC pode alcançar em 2017 o valor de $23,2 bilhões de Obamas. Jon Peddle, Presidente da JPR adiciona que o crescimento contínuo na performance dos computadores voltados para jogos é o que mantém o mercado vivo, enquanto os consoles lutam para manter-se.

“Nvidia, Intel e AMD possuem processadores e placas de vídeo tão poderosos que quando combinados com HDs SSD e memórias rápidas, eles absolutamente trucidam o poder de computação e recursos da nova geração de consoles”, – Jon Peddle.

“Ser capaz de rodar algo em 4K já é uma realidade para as configurações mais altas, enquanto que o mercado de massa já produz resoluções como 2560 * 1440. Os jogadores de PC com bons monitores são capazes de desfrutar de milhões de pixels a mais que os jogadores de console chegam em suas TVs em HD. Isso pode ser traduzido em uma experiência de jogo melhor.”

mercado-de-games-pc-vale-dobro-de-consoles-4k
Enquanto os consoles lutam para manter o 1080P, PCs de ponta estão prontos para as TVs e monitores 4K.

Obviamente, o poder que um computador tem diante de uma plataforma fixa como os consoles é algo que não pode ser discutido. Com certeza o PC será sempre mais forte que um console, porém ter uma plataforma fixa de trabalho é bom para as produtoras e para os consumidores. Há quem goste de ficar comprando upgrades todo ano – eu por exemplo já fui assim com o PC, hoje não mais, pois virei um adepto dos consoles – entretanto, convenhamos que esse é um mercado de nicho, difícil de ser mantido por todos.

O valor de mercado dos games no PC pode ser refletido pela qualidade e sucesso do próprio Steam, que ano a ano vem aumentando a quantidade de assinantes. Não há dúvidas que o PC é uma das grandes plataformas para games, mas ainda vejo muito futuro nos consoles, não pela minha preferência, mas pela facilidade de se comprar um jogo, colocar no leitor e jogar, sem dores de cabeça.

Mas nada disso impede dos dois mercados co-existirem, cada um com seu tipo de consumidor. É a liberdade de escolha que você e eu podemos exercer ao comprar ou não determinado produto. Se você se sente melhor em ter um PC, amanhã sua opinião pode mudar e você terá diversos consoles a sua escolha.

Fico feliz em ver o mercado de PC crescendo, e você?

Fonte: MVC

Compartilhe

11 respostas

  1. Steam é a melhor plataforma pra games, sem dúvida! Mas eu queria saber qual é o modelo desse teclado da foto ahiauhauhauhahiua

  2. Toda guerra desse tipo é boa pra nós, usuários… quanto mais eles brigam, mais se esforçam pra lançar coisa boa! E quem aproveita somos nozes :p

  3. POR FAVOR TRADUZA AS MATÉRIAS CERTO O ESTUDO NÃO FALOU DE STEAM ATÉ PQ VIDEOGAME VENDE MAIS SOFTWARE. O ESTUDO É MERCADO DE HARDWARE DE PC DE PERFORMANCE VENDE MAIS QUE O HARDWARE DE CONSOLE. ESSA FALTA DE COMPROMISSO DE REDATOR É RIDICULA JESUS CRISTO.

    1. João Paulo, a matéria não se trata de uma tradução, e sim uma matéria informatica e de opinião. Eu citei o Steam porque eu quis citar o Steam, já que ele é uma parcela importante do sucesso do PC, ou você acha que não? A fonte serve como referência e não quer dizer que apenas traduzimos o que vem de lá. Perceba que em meio as palavras da matéria existe a minha opinião, que na verdade é o diferencial do Combo Infinito.

      Obrigado pela visita.

  4. Em 2005 eu gastei mais de R$ 4.000,00 montando um PC com configuração top, processador Atlhon 3800 64, mobo Asus A78N Sli Premium, GForce 7800 GTX, 4 Gb de ram em dual chanel. Enfim, era top, rodava NFS Most Wanted e F.E.A.R. no ultra.

    Em 2008, três anos depois, não rodou GTA 4… Se tivesse comprado um Xbox 360 na época teria gasto menos e somente agora estaria e preocupando em comprar um aparelho de nova geração.

    Por isso nunca mais investi em PC e virei adepto dos consoles. Sei que hoje se monta um PC com bem menos, mas prefiro a simplicidade dos consoles. Me incomoda ter que me preocupar com upgrades dentro da mesma geração.

    Bom, minha opinião.

    1. Penso da mesma maneira Marcos. Prefiro me focar em plataformas fixas, a questão de resolução pra mim se rodar de 720p pra frente tá de bom tamanho!

  5. bem, tudo vai da preferencia!!
    Vendas sao vendas!! Pc, indiscutivelmente vai vender + pois engloba a galera que precisa de um pc para trabalhar + os Gamers que usam só pc + os que curtem exclusivos de consoles e amam graficos ferrados!! Pc eh uma ferramenta de trabalho que pode ser usada para outros fins, no entando, console eh apenas uma peça que vai enfeitar a sua estante e trazer uma distraçao em determinados momentos!! Comparaçao covarde kra.. hehehe mas, fazer o q neh?

  6. Isso é algo que eu já percebi faz algum tempo (talvez também pelo fato de além de ser entusiasta de PC, tenho vários amigos ‘pcistas’ também). E tem um algo a mais que faltou mencionar, como por exemplo o gosto que muita gente tem de poder montar a própria máquina do jeito que achar melhor, e fazer alguns upgrades conforme for necessário (ou não)! Alguns já até extrapolam e vão além colocando no PC coisas que não dão um upgrade no poder dele mas apenas o deixa mais bonito (luzes, acrílico, etc :D) É bom ver que o mercado voltado para PC está em alta, mesmo tendo a impressão de que ele não está tendo a devida atenção das desenvolvedoras como deveria… Digo isso porque apesar de ter um PC excelente, percebo que a maioria dos jogos não aproveitam todo o poder dele, e meu antigo PC, que vendi pra um amigo, roda todos os jogos atuais ainda!!
    Só pra terminar, curti a segunda imagem Ariel, com o gabinete mais TOP que já conheci, o Cooler Master Cosmos II (que por acaso eu tenho) !

  7. Ariel,

    Excelente texto. O mercado de computadores dificilmente cairá para algo negativo. Contudo, a pesquisa não demonstrou assuntos sobre as tendências tecnológicas desse nicho de mercado. O projeto da Xi3, chamado Piston, é muito audacioso e o objetivo é unificar dois contextos citados, a plataforma fixa e a variável (atualizável). Com o Piston, os usuários poderão acoplar módulos para as atualizações sempre que necessárias e isso é totalmente opcional. Em outras palavras, o projeto traz uma plataforma flexível. O ponto importante a ser compreendido é que Piston é “vendido” como um console apenas para adentrar no mercado de videogames, mas na verdade é um legítimo PC e concorrerá como tal.

    Sobre o Piston não podemos afirmar ser a melhor opção devido ao custo, devido ao fato de ter um valor muito alto, assim como a maioria dos computadores.

    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”