Será o fim dos jogos single player como os conhecemos?

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Será que os jogos single player podem cair no esquecimento?

Não é novidade que jogos com experiências single player estão cada vez menos presentes no mercado. Nos últimos anos houve um estouro em relação aos jogos multiplayer, dado que o acesso online está muito facilitado aos jogadores. Na atual geração de consoles e games, os jogos single player tem perdido cada vez mais espaço. Apesar de estarmos vendo a Sony e a Nintendo criando experiências dentro deste seguimento, o grande lucro vem dos jogos multiplayer. E isso acaba chamando a atenção das produtoras como um todo.

Mas onde isso começou? É essa a leitura que faremos através deste artigo.Vale lembrar que é um texto de opinião. Caso você não concorde com algo ou concorde e queira expandir a discussão, use seu espaço nos comentários!

Era do Player 1

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O single player sempre esteve presente como a principal parte do mercado de jogos. Diversas plataformas e franquias foram estabelecidas através da história que contavam. Vários RPGs, jogos de plataforma, First e Third Person Shooters focavam na experiência que uma pessoa teria ao comprar um jogo. O multiplayer esteve presente desde o início da história dos games, mas depois de um tempo, passou a figurar como um bônus. Muitos apresentavam o multiplayer de forma secundária e apenas em alguns casos como a principal forma de se jogar um título. Com o advento da internet, muitas mudanças foram realizadas na maneira que como se joga um jogo.

Multiplayer em foco

A evolução das competições e cooperações online começou nos consoles apenas na geração passada. Ela já era muito presente nos PCs, mas ao tornar o ambiente online atrativo para os consoles uma revolução começou. Serviços online foram sendo estabelecidos, foram apresentados mais títulos focados no multiplayer. Jogar com seus amigos sem estar no mesmo ambiente estava se tornando cada vez mais comum. Mas mesmo com isso, diversos títulos ainda apostavam na experiência que o jogador teria com o single player, sem depender de outras pessoas para se divertir.

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O perfeito exemplo de como jogos single player ainda conseguem cativar o público são os lançamentos da Bethesda. Títulos como Fallout 4, Skyrim, Doom e Wolfenstein II – The New Colossus mostram que ainda é possível explorar este tipo de jogo com uma mecânica feita para um único jogador. Doom ainda teve multiplayer, mas em segundo plano, que não faria diferença na mecânica do jogo. A própria Bethesda abraçou o conceito de ter títulos voltados para o single player. Tanto que lançou o comercial #saveplayer1 durante a última cerimônia do Video Game Awards. O vídeo, em inglês, pode ser conferido abaixo:

 

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A CD Projekt Red, desenvolvedora de The Witcher 3 recentemente firmou seu compromisso de continuar desenvolvendo jogos single player. Para muitos estúdios, não há maneira melhor de se contar uma história.

Um meio termo

Outras empresas tem feito um modelo diferente para seus títulos. A Ubisoft, por exemplo, tem apostado em ambos estilos e em gameplays híbridos. Jogos como Tom Clancy’s The Division e Ghost Recon Wildlands dão a oportunidade de gamers jogarem a campanha tanto sozinho, quanto com companheiros online. Esse tipo de prática acaba valorizando ainda mais o modo multiplayer do que o single. Isso se deve ao fato de haver a possibilidade de explorar ambientes e uma história na companhia de amigos. Esses fatores eram, anteriormente voltados para jogos com foco no single player.

Reinado do multiplayer

Títulos como Overwatch, League of Legends, Playerunknown’s Battlegrounds e Rainbow Six Siege foram concebidos como jogos para funcionar exclusivamente como multiplayers. O mercado tem estado cada vez mais aberto para jogos multiplayer e os gêneros abordados tem sido expandidos cada vez mais. Interagir com players ao redor do mundo nunca foi tão fácil e isso é refletido nos números. Jogos com foco em multiplayer tem se tornado cada vez mais rentáveis para as empresas. Eles são mais baratos para produzir e dão mais lucros do que títulos com foco no single player.

 

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Mas isso não significa que todo game com foco em multiplayer será um sucesso absoluto. Jogadores estão mais exigentes do que nunca, sempre pedindo que as empresas se renovem e inovem. Isso ainda é um reflexo da cultura do single player. Um jogador precisa se sentir investido em algum aspecto do jogo para se prender e voltar a jogar diversas vezes. Para os single players se estabelecerem novamente no mercado, precisarão buscar a inovação acima de tudo.

Afinal, o single player está morrendo?

The Legend of Zelda: Breath of the Wild, The Witcher 3, Horizon Zero Dawn e Super Mario Odyssey mostram que há mercado e público para o single player. Todos se destacaram como jogos que inovaram em diversos aspectos. O principal foco de um single player é o investimento que o jogador tem em uma história ou jogabilidade. A capacidade que um player tem de tornar aquele mundo seu também é um diferencial. O single player não vai morrer.

Empresas continuarão à voltar os olhos para games de um jogador. Experiências únicas continuarão a serem desenvolvidas. Basta que as desenvolvedoras ousem com as experiências que adquiriram por tantos anos e o single player sempre estará presente.

E quanto a você, acha que games para jogar de um estão morrendo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

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Uma resposta

  1. olha nao deveria insistir nisto como multiplayer a própria historia ps1 jà è uma prova que singla player sempre cresceu se è a causa do jogos exclusivo termina e depois em que você vão investi

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