Shinji Mikami, criador de Resident Evil, se diz fã de personagens femininas fortes

Compartilhe

[tps_header]
criador-de-resident-evil-se-diz-fa-de-personagens-femininas

Shinji Mikami é o homem por trás de The Evil Within, um novo épico do gênero do Survival Horror que foi lançado recentemente no PC, PS4, PS3, Xbox 360 e Xbox One. No entanto, sua mais famosa criação é Resident Evil, um jogo que já vendeu milhões e gerou inúmeras continuações e no momento tem como principal próximo lançamento a sequência do spin-off Resident Evil Revelations.

- PUBLICIDADE -

Em declarações ao The Guardian, Mikami explicou sua abordagem de base para a criação de um verdadeiramente eficaz game de Survival Horror:

De volta ao começo, quando eu estava fazendo o primeiro Resident Evil, passei três meses estudando a psicologia do horror. Mas o que eu aprendi é, horror é instintivo – as coisas que me assustam têm precedência sobre qualquer teoria de horror. Com Resident Evil nós fomos com inimigos humanos e de forma humana, porque as pessoas são geralmente mais interessadas e têm medo de outras pessoas, ao invés de uma criatura obscura que não reconhecemos.

Mikami também fala um pouco sobre a sua abordagem para a criação de personagens para os seus jogos, e tocou em seu desejo de chegar a personagens femininas que são tão obstinados e independentes como os muitos homens que vemos nos papéis principais. Ele também expressou alguma consternação com a maneira em que muitos outros desenvolvedores de jogos exploram as mulheres em seus títulos:

Eu não sei se eu colocar mais ênfase em personagens femininas, mas quando eu as apresento, nunca é como objetos. Em alguns jogos, elas serão personagens periféricas com uma física ridícula nos peitos. Eu evito esse tipo de erotismo óbvio. Eu também não gosto de personagens femininas que são submissas aos personagens masculinos, ou para a situação em que estamos. Não vou retratar as mulheres dessa maneira. Eu escrevo personagens mulheres que descobrem a sua interdependência no decorrer do jogo, ou que já sabe que elas são independentes, mas têm essa independência testada contra uma série de desafios.

Rebecca-Chambers
Rebecca, seu pai não gosta de você. Pronto, falei.

Mikami também revela que ele não é um fã de Rebecca Chambers, que mais tarde viria a ter um papel de protagonista em Resident Evil 0:

- PUBLICIDADE -

Se eu tivesse que nomear o caráter da mulher que eu mais detestava em meus jogos seria Rebecca Chambers. Ela é submissa, ela não é independente. Eu não queria incluí-la, mas a equipe queria esse tipo de personagem no jogo, por qualquer motivo. Tenho certeza de que fazia sentido para eles. E no Japão, essa personagem é muito popular.

Esse cara tem o meu respeito! Acho muito justo que as mulheres também sejam representadas como fortes e independentes, sem nenhum feminismo aqui, só para variar um pouco da imagem geral que as personagens costumam passar. E sem dúvida alguma Mikami fez jus ao que disse em todos os Resident Evil que ele produziu, já que Jill Valentine e Claire Redfield são personagens icônicas no mundo dos games.

E vocês, o que acham dessa representação e da opinião de Mikami? Comente aqui.


Galeria de imagens e trailer de Resident Evil Revelations 2

[/tps_header]

resident-evil-revelations-2-galeria-01

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”