Shinji Mikami: “Desenvolvedores japoneses devem se arriscar mais”

Shinji Mikami

Compartilhe

Shinji-Mikami-Desenvolvedores-japoneses-devem-se-arriscar-mais

O Diretor de Resident Evil 4, Shinji Mikami (que na época ainda era da Capcom), diz que os desenvolvedores japoneses precisam adotar as tecnologias ocidentais para criar seus games. Segundo ele “a falta de vontade em um investimento de peso nos orçamentos e tecnologias dos jogos, trouxe um avanço lento que deixou os japoneses se arrastando atrás dos desenvolvedores ocidentais“. Mikami deu entrevista ao site GameIndustrye disse que a falta de investimento está segurando o japão.

“Os jogos tornaram-se grandes projetos, exigindo uma grande quantidade de recursos para a criação e mercado. Criar games tornou-se um processo bastante arriscado. Empresas japonesas não tomam esses tipos de riscos, como os desenvolvedores ocidentais fazem” – Shinji Mikami

- PUBLICIDADE -

Mikami ainda citou o tempo que esteve na Capcom, e coincidentemente ou não, ele saiu da empresa mais ou menos no mesmo tempo em que as desenvolvedoras japonesas passaram a perder espaço no mercado. Ele diz que “no passado, o que o Presidente da Capcom, na época Kenzo Tsuijimoto me disse foi que o desenvolvimento de games está se tornando cada vez mais caro e muitas publishers japonesas não farão investimentos de US $ 30 milhões ou mais em um jogo. Se pudermos investir US $ 30 milhões em um jogo, podemos ganhar.”

Mikami, que está utilizando a engine id Tech 5 da Bethesda no desenvolvimento de The Evil Within , reforça a ideia que os desenvolvedores japoneses deveriam ser mais abertos ao uso de tecnologias desenvolvidas por empresas ocidentais. “Quanto à estrutura organizacional das empresas, eu acho que seria bom se as empresas fossem mais flexíveis sobre a incorporação de tecnologias estrangeiras“, disse ele.

Shinji-Mikami-Desenvolvedores-japoneses-devem-se-arriscar-mais-1
Uma das belezinhas que Mikami está trazendo com The Evil Within. Linda não?

Após sua saída da Capcom, Mikami, em parceria com outros profissionais que saíram Capcom e foram para a Platinum Games, desenvolveu Vanquish , antes de passar a trabalhar como produtor em Shadow of the Damned ao lado de Suda 51 da Grasshopper Manufacture.

- PUBLICIDADE -

The Evil Within marca um retorno às suas raízes de survival horror, um movimento que ele afirma que é motivada pelo desejo de criar um “verdadeiro” jogo de horror e sobrevivência, tendo em vista a forma que a Capcom direcionou os recentes Resident Evils, mais voltados para a ação do que para o terror (salvo RE Revelations). Mikami continuou a citar o advento que a nova tecnologia proporciona, tornando esta a época ideal para voltar ao gênero survival horror, já que “uma grande vantagem sobre as gerações anteriores“, é que a fidelidade visual faz game ficar “muito assustador“.

Comentando sobre o tumulto potencial que poderia ser criado por um jogo que retrate a violência com o detalhe visual que hoje possuímos, Mikami disse que “os games não são o melhor lugar para se buscar moral. Os games são uma forma de entretenimento“, disse ele, “por isso, se você quiser mais moral, você deve ir para algum lugar como uma escola, a moral é um assunto ensinado na escola japonesa. Nós estamos fazendo entretenimento”, acrescentou.

O ponto de vista de Mikami é totalmente plausível, já que os desenvolvedores japoneses estão vendo de camarote o domínio dos ocidentais, e se faz necessário uma reviravolta, um ponto de partida para que os orientais possam acompanhar esta evolução.

E você, concorda que os japoneses perderam o rumo e não acompanharam a evolução?

Compartilhe

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”