Desenvolvedores japoneses falam do futuro e do que viram na E3

Compartilhe

Desenvolvedores-japoneses-falam-do-futuro-e-do-que-viram-na-E3

Na semana passada, a revista Famitsu publicou uma amostra das impressões dos desenvolvedores japoneses, sobre a E3 deste ano e sobre o futuro dos consoles. Confira o que cada um deles falou a respeito.

- PUBLICIDADE -

“A maior surpresa pra mim foi o preço do PS4. Ninguém pode olhar para aquele preço e pensar que é barato. Investindo o mesmo valor em um PC de ponta direcionado a games, que custará alguns dólares a mais, demonstrou pra mim o quanto a Sony está levando a sério esta geração. Acho que o Xbox é barato considerando tudo o que ele traz, mas com o preço anunciado do PS4 a Microsoft precisa fazer algo para se opor a isso. Olhando para todos os novos meios de comunicação, é fácil perceber como os consoles ainda são o principal espaço de entretenimento, e principalmente o melhor local para nós desenvolvedores focarmos nossos esforços.”Akihiro Hino, Presidente da Level-5.

O show parecia inundado com todos estes títulos de franquias famosas, mas não deixou uma impressão muito positiva em mim. O mercado ocidental continua evoluindo, mas pessoalmente eu me senti como se definitivamente estivesse prestes a enfretar um período de transição.” Toshihiro Nagoshi, criador da série Yakuza.

“As crianças de hoje em dia estão fazendo muitas coisas, como jogar online, compartilhar vídeos com os amigos, se comunicar em redes sociais, criando seus saves na nuvem, usando a segunda tela para jogar, e assim por diante. Tudo indica que esta nova geração quer unir todo estes ambientes em um único aparelho. A era em que a competição gráfica existia aconteceu durante muito tempo, mas agora estamos entrando em uma era onde nós competimos no quesito de fornecer um ambiente de jogo que as pessoas venham a querer desfrutar com seus amigos. No Japão hoje em dia tudo gira em torno das redes socias, mas chegando a E3 eu percebi mais uma vez o que faz os títulos de grande escala algo tão glorioso.”Yoshinori Kitase, produtor de Final Fantasy XIII

- PUBLICIDADE -

“Ver o PS4 e o Xbox One em ação foi emocionante. Os desenvolvedores ocidentais mostraram muitos FPSs e muitos games de tiro em 3ª pessoa que buscam o foto realismo e detalhes infinitos, mas como jogo, como diversão, senti que nada foi muito inovador. Sinto que preciso continuar acompanhando como as acontecem as tendências no exterior, mas ainda vejo mais vantagens em desenvolver um game visando o que um jogador japonês acharia divertido e trazer isso para o mercado mundial.”Motohide Eshiro, Produtor da Capcom nos games de Ace Attorney

“Em um mundo onde nossos clientes têm sua atenção dividida com seus PCs, tablets e seus smartphones, não basta que os consoles apenas expandam o que era anteriormente, isso não funciona mais. Ter um sistema que apenas lê a entrada do controle, faz a imagem na tela e envia-o para a TV é coisa do passado, não importa o quão rico seja o equipamento e a mídia produzida. Parece que as first partys estão tentando criar consoles verdadeiramente especiais, e isso é algo que os desenvolvedores terão que realizar também.”Tomonobu Itagaki, ex-produtor da TECMO e hoje produtor da Valhalla Games.

“Estou prestando muita atenção em Metal Gear Solid 5. Tornei-me um fã da ação furtiva, graças ao primeiro MGS e eu gostei muito de praticamente todos os títulos do gênero desde então, incluindo os ocidentais. Mas não tem nenhum game que me deixe escolher o meu próprio tempo e estratégia na forma como eles contam a passagem do tempo, e tudo se torna muito linear. No entanto gostei muito do que vi em MGS5, porque me fez sentir que terei total controle da ação, que poderei escolher o que farei a seguir.” Daisuke Ishiwatari, diretor da Arc System Works

“Eu não fui em todas as apresentações e não andei em toda a feira, mas senti que havia poucos títulos voltados para crianças. Houve Nintendo, Disney e Sonic e parece que parou por aí. Games voltados para o púbico principal, que hoje é o público adulto, são importantes, claro, mas vi durante todo o show algo que realmente me faz querer continuar a desenvolver games que traga as crianças para os games.” Takashi Iizuka, diretor da série Sonic.

São muitas declarações de peso e podemos unir a elas a declaração de Shinji Mikami, que publicamos a algumas semanas atrásonde ele dizia que os desenvolvedores japoneses devem se arriscar mais do que fazem hoje em dia.

O que você pensa sobre isso? Deixe seu comentário!

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”