Sony: Contratação de Kiichiro Urata pode ser uma resposta á chegada ameaçadora do Xbox no mercado japonês | Entenda

Lost Soul Aside

Compartilhe

A Sony busca potencializar ainda mais sua relação com os estúdios de games asiáticos e japoneses.

Ontem (16), a Sony anunciou a contratação de Kiichiro Urata para assumir o cargo de vice-presidente sênior e gestor da divisão de relacionamento e desenvolvimento de parceiros exteriores da Ásia e Japão. Assim, a chegada de Urata trouxe um vislumbre da potencialização das relações que a Sony, atualmente, vem demonstrando com inúmeros estúdios asiáticos, além dos japoneses.

Urata anteriormente exerceu o papel de CEO da Capcom USA e Europa por 10 anos, porém em agosto deste ano deixou a empresa japonesa. De todo modo, a chegada do ex-CEO da Capcom, para atuar em um território a qual se se sentirá em casa, não deixa de ser um desafio, já que a PlayStation não vem tendo tanta exclusividade em franquias japonesas como tinha outrora, como é o caso de Yakuza, da SEGA, como um dos grandes exemplos.

- PUBLICIDADE -

Assim, a contratação de Urata tem um viés específico, garantir que a Sony alcance novas parcerias com os estúdios japoneses e asiáticos, à medida que o Xbox aos poucos vem conquistando seu espaço no mercado japonês.

Por outro lado, embora as parcerias com estúdios japoneses tenham perdido força, o mercado chinês vem sendo a grande aposta da Sony, algo que se tornou visível no final de vida do PS4 e durante estes primeiros meses de vida do PS5. A prova deste grande investimento neste promissor mercado é sua colaboração com o China Hero Project, programa de incentivo para estúdios chinês mostrarem para o mundo sua criatividade na arte de criar games. Assim, games como Lost Souls Aside, o recém-lançado F.I.S.T., e entre outras obras chinesas estão sob o investimento da Sony e se mostraram ser obras muito promissoras.

Lost Soul Aside

- PUBLICIDADE -

“é visível a iminente chegada do Xbox no mercado asiático e a Sony está ciente do risco que pode está correndo”

Recentemente, durante o PlayStation Showcase, tivemos um olhar mais profundo de Project Eve, game desenvolvido pela Shift Up, estúdio coreano, que possui  uma parceria com a PlayStation. O game coreano foi um dos destaques do evento e não foi para menos. 

Assim, é mais do que visível o olhar apurado e visionário da Sony para o cenário de games asiáticos, que já que o mesmo vem se mostrando bastante promissor, Black Myth: WuKong que o diga.

Mas afinal, a contratação da Sony seria uma resposta à chegada ameaçadora do Xbox no mercado japonês?

Já faz um bom tempo que o Xbox vem quebrando barreiras e um destes paradigmas estava em não possuir uma firme relação com o mercado de games japonês. Contudo, em 2018, durante a E3 deste respectivo ano, Phil Spencer, head do Xbox, mostrou que sua viagem ao Japão trouxe bons frutos e uma amostra desses frutos foi uma enxurrada de games japoneses chegando ao Xbox. Posteriormente, vimos franquias como Kingdom Hearts e Yakuza cortarem seus cordões umbilicais com a PlayStation e levarem todos seus títulos ao Game Pass.

“esta nova geração será palco de uma grande disputa por parcerias com o que há de mais promissor e inovador no mercado de games asiático”

Sem dúvidas, essa virada de chave chegou aos ouvidos da Sony e a chegada de Kiichiro Urata é o reflexo do quão ameaçador vem sendo o Xbox no mercado japonês. É importante citar, que em 2020 o novo game da franquia Yakuza, Yakuza: Like a Dragon, fez sua estreia na nova geração no novo console da Microsoft, o Xbox Series X e posteriormente veio lançar no PS5. Por fim, agora no próximo dia 24, Lost Judgment, sequência de Judgment, exclusivo de PS4, lançado em 2019, também chegará aos consoles Xbox. Portanto, é visível a iminente chegada do Xbox no mercado asiático e a Sony está ciente do risco que pode está correndo.

Yakuza 7

Sendo assim, levar Kiichiro Urata para um setor que busca trazer mais parcerias para a Sony com o mercado de games do Japão e todo restante da Ásia, pode ser uma resposta direta ao quão preocupante vem sendo a chegada da Microsoft no mercado asiático.

Em última análise, esta nova geração será palco de uma grande disputa por parcerias com o que há de mais promissor e inovador no mercado de games asiático, na medida que este mercado vem crescendo exponencialmente a cada dia. 

Afinal, o que achou? Deixe nos comentários. Por fim, acompanhe tudo que há no mundo dos games clicando aqui.

Mais notícias:

Outcast 2: A New Beginning é anunciado pela THQ Nordic em trailer inédito

Destroy All Humans! 2: Remake é oficialmente revelado em trailer de gameplay!

Forza Horizon 5: Playground Games confirma que o jogo não terá demo

EA está oferecendo gratuitamente duas expansões de ‘Battlefield 1’ e ‘4’ – Aproveite!

Wipeout retorna como jogo de corrida exclusivo para mobile

Jogos do Nintendo 64 podem chegar ao Swicth Online em breve – Rumor

Spider-Man 2: Dublador do Venom pode ter revelado possível janela de lançamento

SEGA: Trailer do novo RPG revela que será um título para dispositivos mobile…

EA detalha recursos do Ultimate Team de FIFA 22

Kiichiro Urata, ex-CEO da Capcom USA e Europa, ingressou na Sony

Tales of Arise é encantador e competente, mas há espaço para evoluir ainda mais

Contraband, o exclusivo da Avalanche Studios para Xbox, estaria em desenvolvimento desde 2018

Xbox Game Pass receberá mais 13 JOGOS em setembro

Marvel’s Guardians of the Galaxy atingiu estado “Gold”

Tales of Arise alcançou incríveis 1 milhão de unidades vendidas!

Gran Turismo 7 terá climas dinâmicos, Ray Tracing e cross-play

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”