Sony fecha estúdios e cancela projetos em meio a reestruturação de negócios
A Sony Interactive Entertainment anunciou nesta terça-feira (29) o fechamento de dois de seus estúdios internos de desenvolvimento, a Firewalk Studios e a Neon Koi, como parte de uma reestruturação estratégica de seus negócios. Ambos os estúdios acabaram adquiridos pela Sony nos últimos anos, mas enfrentaram desafios com seus lançamentos iniciais, levando a PlayStation a rever sua abordagem.
A Firewalk Studios, comprada em abril de 2022, lançou o jogo Concord, um shooter PvP multijogador, em agosto deste ano. No entanto, o título teve uma recepção mista e vendas abaixo do esperado, sendo removido das plataformas apenas duas semanas após seu lançamento, com reembolsos para todos os jogadores.
Hermen Hulst, co-CEO da PlayStation, em um e-mail interno, agradeceu aos desenvolvedores da Firewalk pelo “trabalho artesanal e espírito criativo” e destacou que o competitivo cenário de shooters PvP demandava uma performance que o título não alcançou. “Passamos um tempo considerável explorando nossas opções, mas decidimos encerrar o jogo e o estúdio permanentemente”, afirmou Hulst.
A Neon Koi, anteriormente conhecida como Savage Game Studios, acabou adquirida pela Sony em 2022 para fortalecer sua atuação no mercado de jogos mobile. Contudo, de acordo com Hulst, a Sony reavaliou sua estratégia para a área de mobile, priorizando agora projetos que estejam mais alinhados com o DNA da PlayStation e possam alcançar um público global mais amplo. O jogo de ação mobile em desenvolvimento pela Neon Koi foi cancelado, e o estúdio será fechado.
“Embora o mobile continue sendo uma área de crescimento prioritária para o Studio Business, estamos no estágio inicial de nossos esforços mobile. Para alcançar o sucesso nessa área, precisamos nos concentrar em títulos que estejam alinhados com o pedigree do PlayStation Studios e tenham o potencial de alcançar mais jogadores globalmente.“
Funcionários serão realocados
A Sony informou que está tentando realocar alguns dos funcionários dos estúdios afetados em outros departamentos da empresa. Hulst reforçou que, embora o compromisso com a inovação e novas IPs permaneça, a empresa está focada em um crescimento sustentável, especialmente no cenário econômico atual.
“Essas decisões não foram fáceis, mas sentimos que são necessárias para fortalecer a organização”, declarou, por fim, Hulst, apontando que o foco em experiências single-player e serviços ao vivo continuará a guiar o futuro dos negócios da PlayStation.