Spider-Man: Os altos e baixos da carreira do Aranha nos videogames

Marvel's Spider-Man

Compartilhe

Assim como nas HQs, a carreira do Spider-Man nos games é uma montanha-russa

Spider-Man balança pelos prédio de Nova Iorque enquanto combate o crime. Alguns o consideram uma ameaça e outros o amigão da vizinhança. Isso se deve aos diversos altos e baixos da carreira dele como herói. E, claro, assim como a popularidade do herói é volátil no mundo da Marvel, nos cinemas e nos games acontece o mesmo caso.

Como tudo começou

- PUBLICIDADE -

A princípio, o primeiro título do Homem-Aranha foi lançado em 1982 para o Atari 2600. Ainda não existiam muitos recursos para aplicar naqueles jogos, então eles eram bem simples. No caso do cabeça-de-teia, era preciso escalar um prédio para desarmar uma bomba. Nós falamos mais sobre o esse game em um outro artigo, que pode ser lido aqui.

Não vamos nos ater muito à cada título, mas é importante ressaltar que tudo envolvendo o nome “Homem-Aranha” era sinônimo de beat’em up. O gênero era tido como o definitivo em termos de ação, logo, o perfeito para jogos de heróis. Naquela época ainda não existiam muitas exigências para que um jogo fosse bom, bastasse que ele fosse jogável. Graças à isso ganhamos muita jogabilidade, mas enredos vazios ou não existentes. Logo, com o advento dos jogos em 3D, essa lacuna logo começou a ser preenchida.

Spider-Man transita do 2D para o 3D

- PUBLICIDADE -

Antes de mais nada, sim, vamos falar do jogo mais famoso do Aranha. Spider-Man, de 2000, lançado para o PlayStation e, posteriormente, para o Nintendo 64, é aclamado como um dos melhores jogos do Homem-Aranha. Inclusive, ele deu inspiração de como muitos jogos de heróis seriam feitos.

As fases eram amplas, cheias de opções de abordagem. Cada um dos ambientes era capaz de proporcionar uma gama de jogabilidades diferentes. Combinado com um enredo interessante em um leque amplo de vilões, aquele seria considerado por muito tempo o game definitivo do Aranha.

O jogo havia sido publicado pela Activision e sido desenvolvido pela Nethersoft. O seu sucesso foi tão grande que entre 2000 e 2014 tínhamos, praticamente, um jogo de Spider-Man por ano. Entretanto, nem tudo foram flores.

O próximo título, Spider-Man 2: Enter Electro, tentou capturar a mesma magia do primeiro título e falhou em diversos níveis. Com isso, em busca de um mercado mais seguro, a distribuidora começou a focar nos filmes do Homem-Aranha. Nesse caso, foi o contrário que aconteceu. O primeiro game foi bem aquém das expectativas, no entanto o segundo foi uma maravilha.

Aranha nas alturas

Spider-Man 2, baseado no segundo filme do Homem-Aranha, é tido não só como o melhor jogo do cabeça-de-teia, mas também como um dos melhores do PlayStation 2 e Xbox. O jogo trazia uma liberdade absurda para o jogador. Uma Manhattan completamente explorável e com várias subtramas e atividades. Realmente nos sentíamos na pele de Peter Parker, onde tínhamos que encontrar um equilíbrio entre a vida de herói e de civil.

Muitos passavam horas e horas apenas explorando o ambiente e se desafiando. Era um jogo tão rico e tão bom que, infelizmente, fez sombra em todos que vieram a seguir.

Nenhum jogo do Homem-Aranha conseguiu capturar aquela magia novamente. Ultimate Spider-Man ainda tentou e chegou bem perto, mas ainda faltava alguma coisa. Dali pra frente tivemos tantos jogos do herói que o mercado parecia saturado. A Activision soltava um título atrás do outro, tentando recuperar os números dos games de outrora, mas sem sucesso. Spider-Man parecia uma franquia que já tinha dado o que tinha que dar no mundo dos games. E, finalmente, veio o último prego no caixão.

A “saga dos clones” dos games

Apesar da imagem não ter nada a ver com a Saga dos Clones das HQs, ela serve pra ilustrar o abandono que a série teve pela Activision em 2014. The Amazing Spider-Man 2, novamente baseado no filme homônimo, foi a última gota. Lançado para múltiplas plataformas, o jogo realizou a façanha de reunir todos os erros dos jogos anteriores e aplicá-los em seu gameplay. Da mesma forma que a Saga dos Clones pegou tudo de errado nas HQs e aplicou em uma história. 

Era um jogo monótono, sem vida e inspiração. Sobretudo, era um claro sinal de que a Activision já tinha sugado até a última gota da vida de Peter Parker. Estava aparente que eles estavam preferindo fazer “qualquer coisa” do que reproduzir o esforço e paixão dos jogos do passado.

Homem-Aranha seria um nome execrado da atual geração de consoles e posteriormente esquecido. Foram quatro anos até que um novo jogo chegasse ao mercado. Entretanto, assim como fez no cinema, Peter pode ter demorado a voltar, mas realizou um retorno triunfal.

De Volta ao Lar

Ainda em 2014, um fato ocorreu que mudou todo o cenário de desenvolvimento dos games do Aranha. A Disney, que já era dona da Marvel, não renovou o licenciamento dos jogos para outras empresas, como a Activision. Com isso, vários títulos foram removidos de lojas digitais, como Marvel Vs Capcom, Deadpool e os jogos do Homem-Aranha. Isso seria parte de uma iniciativa para renovar essas marcas no mundo dos games. Eis que entra em cena o próximo estúdio que trabalharia com o “teioso”.

A Insomniac foi abordada e abraçou a franquia, trabalhando duro para que pudesse lançar um sucessor digno à série. Spider-Man, lançado recentemente para o PlayStation 4, tem sido muito elogiado por público e crítica. Com isso, o jogo é um forte candidato à sucessão do trono de “Melhor jogo do Homem-Aranha”, e com bons motivos.

Diferente do que o game de 2014 fez, o jogo da Insomniac pegou todos os elementos positivos de todos os jogos do cabeça-de-teia e enfiaram tudo em um só pacote. Com o lançamento do game e sua resposta, mais uma vez o nome do herói ganha relevância nos games.

É muito bom ver que, enfim, temos um jogo com esforço, onde o importante não foi fazer uma coisa de qualquer jeito. Vemos vigor e paixão no desenvolvimento do jogo. Dito isso, é definitivamente uma pena que ele seja um título exclusivo. Esse sim é um game que todos mereciam jogar em suas plataformas.

Ainda é cedo pra afirmar que ele destronou Spider-Man 2, mas o “boom” que Homem-Aranha tem tido nos últimos dias é um atestado de que a franquia está longe de morrer nos mundo dos games.

Afinal, o que acharam da trajetória do Aranha nos games? Qual o seu título favorito? Deixem suas opiniões nos comentários.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”