Tell Me Why é aposta da Microsoft para um Life is Strange exclusivo – Análise

Compartilhe

Tell Me Why é a nova proposta da Microsoft em parceria com a Dontnod.

- PUBLICIDADE -

Os videogames sempre foram sinônimo de um “escape” da realidade. Contudo, com o avanço da tecnologia, esse cenário mudou. Hoje temos diversos jogos que de forma corajosa, tocam em assuntos complexos, até conhecidos como tabus. Embora recentemente tenhamos visto The Last of Us 2 traçar esse caminho, é agora do lado da Microsoft que vem mais uma iniciativa corajosa. Tell Me Why, um jogo que conta a história de um grande mistério e a mudança súbita na vida de Ollie. Ou devo dizer Tyler?

Sim, Tell me Why trata de um assunto bastante complicado, porém muito atual. Tyler é um transgênero que quando criança, percebeu que precisava se aceitar como ele era. Deixou de ser Ollie e virou Tyler. O jogo não somente conta a história de Tyler, como de Allyson, sua irmã e um grande mistério que envolve os dois irmãos gêmeos.

Porém, se você pensa que a história é só isso, está muito enganado. A Dontnod mais uma vez conseguiu criar uma baita narrativa. Mesmo que para isso o estúdio arrisque pouco em termos de mecânica em sua parceria com a Microsoft.

- PUBLICIDADE -
Tell Me Why ou Life is Strange 3?

Tell Me Why não tenta em nenhum momento não se parecer com Life is Strange. Acho até que a ideia da Dontnod e da Microsoft era criar uma espécie de clone da franquia da Square. Mas mesmo que isso incomode no começo, uma vez que um projeto novo poderia bater asas e alcançar níveis desconhecidos, se torna algo interessante conforme a gente joga. Assim, a sensação de se jogar Tell Me Why é exatamente a mesma de quando jogamos Life is Strange. Então, se você gosta do jogo da Square, vai gostar deste também.

Embora seja uma saída segura tanto para a Dontnod quanto para a Microsoft, o game poderia arriscar mais. Não em termos narrativos, pois cada história é uma história. Mas em termos de mecânica. O jogo segue a risca o mesmo formato de se andar no cenário, clicar em algo, conversar e por aí vai. Existe, claro, mecânicas únicas que o diferem de qualquer outro jogo. Mas não é nada muito absurdo, embora coopere para a proposta do game.

Desta forma, fiquei incomodado no começo com a semelhança entre as duas franquias. Mas logo passou.

A Mecânica de Lembrança de Tell Me Why

Tell Me Why conta a história de Tyler e Alysson 10 anos após um grande acontecimento em suas vidas. O game não somente trata da mudança na vida de Tyler, mas do relacionamento de ambos os personagens com sua mãe. Assim, o jogo vai apresentando momentos cruciais na vida dos dois enquanto eles eram crianças. Inseparáveis, eles criaram um vínculo tão forte que possuem uma “voz”, uma espécie de comunicação por telepatia que funciona somente entre eles. Mesmo assim, existem acontecimentos do passado que são nebulosos para ambos. Então eles tentam entender juntos o que aconteceu ao visitar locais que eles estiveram antes.

Nestes locais existem lembranças que são mais fortes que as outras. Estas lembranças podem ser revividas, ou assistidas em tempo real por Tyler e Alysson. No entanto, em alguns momentos a lembrança é tão difícil de se interpretar, que Tyler lembra de uma forma e Alysson de outra. É aí que então o jogo insere uma mecânica de decisão. Afinal, o que realmente aconteceu e qual lembrança eles vão tomar como verdade?

Desta forma a história pode ser alterada, mas não no sentido de ocorrer coisas diferentes no final. O jogador, ao escolher a lembrança correta, fica sabendo de mais fatos. Assim, consegue tirar mais falas e verdades de personagens durante a trama. Vale muito a pena explorar todas as possibilidades.

Esta é a mecânica que mais diferencia Tell Me Why de Life is Strange. Mas ao mesmo tempo não é nada novo.

Um episódio impactante que inicia Tell Me Why do jeito certo

É importante notar que Tell Me Why é um jogo dividido por episódios. Também como Life is Strange, diga-se de passagem. Porém, diferente do jogo da Square, os episódios chegarão semanalmente num total de três.

Nós tivemos acesso de forma gratuita a todos os episódios e só podemos comentar sobre o primeiro nesta análise. Assim, tudo que eu disser só representa minha experiência com o episódio 1. A história é o grande ponto forte do game. Tell Me Why é corajoso em diversos aspectos e impacta o jogador com grandes reviravoltas. Ainda que uma das grandes razões da história existir eu tenha captado muito cedo durante a narrativa, tudo foi bem surpreendente. Os diálogos são naturalmente cheios de segredos. Assim, tudo transforma o jogo num grande conto de detetives.

Obviamente que não comentaremos mais do que isso por conta dos spoilers. A história demora um pouco para engrenar. Mas quando engrena, não tem como não ficar interessado. Não vejo a hora de jogar os demais episódios.

Por fim, vejo que a iniciativa da Microsoft de contratar a Dontnod para este projeto tenha dado bem certo. O jogo me prendeu, mesmo que tenha demorado para isso acontecer. As semelhanças com Life is Strange incomodam bastante. Porém, quando o jogador aceita, o game flui muito bem por conta do carisma dos personagens. A única coisa que vejo que é grave é a falta de polimento técnico. O game tem problemas de lip sync, visual inconsistente com texturas de baixa qualidade. Embora algumas coisas tenham grande destaque positivo, como a textura de roupas por exemplo, que são bem feitas. Mas numa iniciativa Dontnod + Microsoft me impressiona negativamente não haver um cuidado ou coragem maior.

Tell Me Why é um game muito recomendado por tratar de um assunto que praticamente nenhum jogo tratou. Sua história é, até agora, muito boa. Certamente será não somente uma grande adição ao Xbox Game Studios, como ao Game Pass e PC.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”