Péssimo sinal para a indústria
A Tencent expressou preocupação com a possibilidade de perder seu status de maior empresa de jogos do mundo.
Segundo relatos na reunião anual desta semana, o CEO Pony Ma disse que o negócio de jogos representa 30% de receita. No entanto, o desempenho em 2023 acabou piorando em relação ao ano anterior devido ao aumento da concorrência.
“Os jogos são o nosso principal negócio… Mas no ano passado enfrentamos desafios significativos. Ficámos perdidos, pois os nossos concorrentes continuam a produzir novos produtos, deixando-nos com a sensação de não termos conseguido nada.”
Sucessos mais antigos como Honor of Kings e PUBG Mobile continuem com forte desempenho. Porém, o CEO observou que os jogos mais recentes da Tencent não corresponderam às expectativas.
De acordo com dados publicados em novembro pela empresa de pesquisa Newzoo, a empresa fechou 2023 como maior publisher do mundo.
Apesar de um declínio anual de 3,6%, as receitas de jogos da Tencent durante os primeiros seis meses do ano passado totalizaram US$15,4 bilhões. Isso a colocou bem à frente da segunda colocada Sony (US$ 8 bilhões) e da terceira colocada Apple (US$ 6,9 bilhões).
Por fim, as receitas de jogos da Microsoft teriam totalizado US$ 10,4 bilhões se as receitas da Activision Blizzard fossem incluídas, mas a aquisição da editora Call of Duty não havia sido finalizada durante o período em questão.