The Callisto Protocol te entrega uma atmosfera assustadora | Análise

The Callisto Protocol

Compartilhe

The Callisto Protocol é um jogo de terror e sobrevivência que tem o desenvolvimento pela estreante Striking Distance com a publicação da não novata, Krafton. Mas vale destacar um ponto super importante, o diretor e comandante do game, Glen Schofield, trabalhou no famigerado Dead Space, assim sendo, veremos muitas coisas semelhantes e inspirações.

The Callisto Protocol bebe da fonte ou é parte da mesma fonte?

Dead Space Remake

- PUBLICIDADE -

O jogo tem uma clara inspiração em Dead Space. Isso nunca foi segredo pra ninguém desde o primeiro momento de vida. Entretanto, a SD pode ter uma responsabilidade desnecessária para si por causa disso, enfim quais são as semelhanças e diferenças?

Primeiro de tudo a HUD, ou interface. O que Dead Space praticamente inaugurou, foi o fato de 100% das informações que o jogador precisa ter estão no personagem. Callisto também faz isso e muito bem. Outras semelhanças no gameplay como estação de Upgrade, atmosfera e algumas coisas que não posso falar, pois são spoilers. 

Só que Callisto não se resume a um Dead Space 2.0, muito pelo contrário, ele busca ser único em vários pontos que serão descritos nessa análise.

- PUBLICIDADE -

A atmosfera brilha nesse jogo

the-callisto-protocol-4

 

Jogos de Terror precisam ter uma imersão impecável, e se caso não conseguirem, a missão vai falhar. Um conjunto de coisas contribuem pra que essa atmosfera funcione; Visual + trilha sonora + efeitos sonoros. Isso foi um passo muito importante, que o cinema emprestou pros jogos, e que causou uma grande evolução narrativa na indústria interativa. Assim sendo, Callisto faz deste um elemento crucial da trajetória do personagem e você, jogador, tem aquele sentimento de urgência a todo momento. 

As criaturas, o som que elas fazem, a movimentação delas pelo cenário, a trilha sonora e a iluminação trazem terror e susto ao jogo em vários momentos. 

Um dos gráficos mais bonitos do ano

The Callisto Protocol review

Acredito que seja o item mais popular do jogo até o momento: o gráfico. Várias comparações com a realidade, mostram que esse jogo tem uma evolução gráfica bem relevante. Outro ponto que faz esse item ser ainda mais importante é o fato de que ele também terá versões para a geração passada, ou seja, haveria espaço para um trabalho ainda mais polido.

A Narrativa não inova, mas é interessante

O fato da narrativa não inovar, não é um problema. Muitas histórias são inspiradas em outras grandes histórias e ainda assim conseguem construir uma narrativa muito interessante. Callisto foca em enganar o jogador em alguns momentos e enganar o personagem noutros. É interessante ver essas ideias rolando durante o game, mas acredito que muitas pessoas vão reconhecer alguns trechos da história com alguns personagens conhecidos da cultura pop. 

Basicamente você controla Jacob Lee, um transportador comum de carga entre mundos. Callisto é um dos últimos trabalhos dele antes de umas férias, contudo um acidente ocorreu e mudou todos os planos. Jacob é preso, junto com outra pessoa da nave, e a partir daí, você precisa descobrir o que está rolando no planeta, bem como encontrar o seu papel nisso tudo. 

Gameplay de The Callisto Protocol é dividido em dois

The Callisto Protocol

Callisto Protocol é dividido em duas partes. Uma antes e outra depois de pegar o Traje espacial.

Quando Jacob está apenas com o macacão de presidiário, você fica extremamente limitado e o gerenciamento de recursos é muito pesado. Você tem poucos slots para guardar itens, você possui uma fragilidade muito grande e morre fácil, enfim, o jogo fica muito mais “survival”. Vale destacar que você fica assim em, pelo menos, 30% do game. Porém, quando você encontra e começa a utilizar o traje, Jacob fica mais resistente, mais forte, e ganha muito mais slots para guardar itens. Isso interfere diretamente no combate e, principalmente, na evolução do seu personagem.

O que antes você evoluía em passos de formiguinha, agora você já pode comprar mais itens e ficar verdadeiramente mais forte. Ter mais slots também te permite levar mais injeção de saúde, mais munição, enfim, aí o jogo muda e vem o famigerado jogo de tiro em terceira pessoa. 

Controle de combate

The Callisto Protocol analise

As criaturas do jogo são fortes. Enfrentar uma é sempre um risco calculado. Lutar contra duas ao mesmo tempo é tenso, mas com armas fortes e boa munição é possível. Encontrar três é altamente perigoso. Mais que isso, a estratégia precisa ser cirúrgica. 

Por isso, você tem alguns recursos do personagem que ajudam nesse sistema. Um deles é o GAR, que é praticamente uma gravity gun, a qual você consegue trazer e expelir os personagens ou no cenário ou nas máquinas moedoras de carne. 

Quanto mais você potencializa suas armas, mais controle de combate você tem. Armas fortes jogam os inimigos longe, o que te dá mais tempo pra uma possível fuga ou foco em outro inimigo. 

Não podemos esquecer da esquiva, que é bem eficiente e será MUITO utilizada pelo jogador. 

Em Callisto Nem tudo são estrelas

The Callisto Protocol

Há alguns pontos que a Striking Distance tem que ficar de olho ou pra corrigir, ou pra pensar em evoluir nos seus jogos seguintes. O jogo crashou comigo algumas vezes e logo quando iniciei o jogo. Callisto também faz algumas escolhas de gameplay, principalmente na troca de armas do jogador, que me incomodou um pouco. Outro ponto bem importante foi a performance que certamente irá ajustar em algum patch. Um ponto triste também é a não existência de dublagem, mas quem sabe isso no futuro seja uma realidade. 

Enfim, o jogo não está livre de problemas, mas isso não afeta a grande experiência que Callisto traz. 

Concluindo

Callisto Protocol faz um bom trabalho. Traz uma experiência muito legal e uma atmosfera aterrorizante. Sofre com problemas de performance, mas traz muita qualidade nos aspectos técnicos como trilha e efeito sonoros, gráficos muito bonitos e animações muito bem feitas (principalmente aquelas que você se dá mal). É um jogo muito bom e recomendo fortemente. Nota 9.5

Compartilhe

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”