The Flash – 3ª Temporada Episódio 23: O fim ou início de um herói?

Compartilhe

ATENÇÃO: O TEXTO CONTÉM SPOILERS, então é recomendado somente para quem tenha assistido ao vigésimo terceiro episódio da Terceira Temporada de The Flash.

E finalmente chega ao fim. Após 7 meses Flash encerra sua Terceira Temporada no episódio que foi ao ar ontem. A série entrará em um hiato com previsão de retorno para o mês de Outubro (nada certo ainda, mas é geralmente o mês em que a CW costuma retornar com suas séries). Se fôssemos avaliar a temporada resumidamente, eu diria que ela foi bem abaixo do que se esperava ainda mais comparando com a passada que vinha em um nível extremamente bom, mas essa falhou em prometer demais com o FlashPoint e não conseguir estende-lo como muitos esperavam. Outro fato que ficou aquém do potencial, foi não conseguir desenvolver muito bem alguns pontos da Temporada, deixando para o final bastante informação e pouco tempo de resolução.

- PUBLICIDADE -

Se o episódio da semana passada arrancou diversos elogios – além claro de meu primeiro 10 como redator do Combo -, o dessa semana foi sonolento, justamente pelos problemas dos outros episódios ao tentar passar muita informação em um tempo curto e também por seu final que não foi tão interessante como de costume.

Antes de iniciar a análise, gostaria de agradecer a vocês que dedicaram um pouco do seu tempo lendo as análises semanalmente e enviando suas opiniões, comentários e até mesmo teorias. Foi bem interessante ver o ponto de vista de cada um de vocês! Bom, vamos lá..

Morra herói…

- PUBLICIDADE -

Nem preciso completar o restante do titulo né? Todos sabem essa frase – caso não saiba, assista atentamente ao Batman: Cavaleiro das Trevas – e foi justamente com esse espirito que H.R se sacrificou no lugar de Iris. Pipocou diversas teorias na internet após o episódio de semana passada, sobre o que teria acontecido com a noiva de Barry. Eu, particularmente, preferia a teoria que pregava que ela era uma remanescente do tempo, mas parando para pensar o que aconteceu no episódio foi o mais lógico em meio a bagunça que foi entender a origem de Savitar.

Após ter entregue a localização de Iris para Barry/Savitar, H.R sentiu-se culpado e até mesmo rolou um clima de despedida entre ele e Cisco. O episódio de semana passada – como um leitor atento em um comentário citou – já tinha abordado essa ideia sobre ser H.R e o episódio não tentou surpreender entregando já no início que o rapaz se sacrificou para que Barry pudesse viver em paz com sua amada. Talvez eles tenham tentado causar um mistério pelo que ele disse a Barry antes de morrer, mas não rolou, foi uma mensagem comum para Cisco sem nenhum conteúdo que pudesse desencadear em alguma trama para a 4ª Temporada. Falha? Não sei, mas era a deixa para deixar um mistério no ar.

Ao longo da temporada inteira H.R foi bem desenvolvido, o carisma dele não se compara ao de Harrison Wells que foi para a Terra 2, claro, mas foi bem interessante vê-lo em alguns momentos. Digamos que ele tenha sido aquele cara chato que aprendemos a conviver, não digo que ele fará falta, mas foi um bom final.

Publicidade

 

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Mudando o futuro

Com H.R sacrificando-se no lugar de Iris o futuro acabou mudando, sendo assim Barry não criaria remanescentes do tempo para impedir Savitar, logo, o vilão não seria criado entrando em um paradoxo do tempo fazendo com que ele fosse apagado em questão de horas. Savitar sabia disso e recorreu a Cisco, que estava em um embate com Caitlin, para que ele pudesse impedir que sua existência fosse apagada. Todos estavam preocupados com o que o vilão poderia aprontar com o pouco tempo que lhe restava e Barry teve uma ideia, a qual achei estranha de começo e fiquei completamente pé atrás: Tentar ‘curar’ o ódio de Savitar. De início foi estranho e à medida que as coisas foram avançando ficou bem tedioso. Na verdade o plano principal de Savitar era reverter a função da Bazuca da Força da Aceleração para que ele pudesse se tornar absoluto e finalmente tornar-se um Deus. Savitar até mesmo foi ao Laboratório Stars e houve alguns momentos de discussão e interação entre o vilão e os integrantes do Team Flash, mas nada que não pudesse ser evitado e acabou deixando o episódio bem arrastado.

Savitar começou a colocar seu plano em ação quando a energia da Força da Aceleração explode em direção ao céu. Enquanto isso, Cisco estava a ponto de ser morto por Caitlin quando aparece a Cigana e o salva, que acaba jogando-o no apartamento de Barry, onde o restante do time está. Um ponto interessante dessa reunião do Team Flash foi a volta do Harrison Wells, para que ele pudesse motivar Tracy a ajudar Savitar, mas foi algo tão sem nexo, pois o plano real do vilão não era receber ajuda, isso acabou deixando o personagem meio avulso no restante do episódio, além de não dar sentido algum a cena em que ele tenta animá-la.

E finalmente vamos para o início da batalha final entre Barry e o principal vilão da 3ª Temporada. Após começar a colocar seu plano em ação, ele percebe que alguma coisa deu errado quando não sente a energia da Força da Aceleração, logo, ele é abatido por ninguém menos que Jay Garrick. Na verdade, Cisco acabou invertendo um pouco o plano do vilão para que Jay pudesse escapar, mas infelizmente o destaque principal ficou para Barry, deixando Jay e Wally como meros coadjuvantes na batalha. Isso acabou sendo chato, ainda mais se olharmos para o desenvolvimento que Wally teve nessa temporada, em alguns episódios atrás ele era cotado como o principal defensor da Iris e até mesmo como mais rápido que Barry, mas perdeu bastante destaque.

Por fim a luta entre Barry e Savitar acaba com o herói prestes a matar o vilão – por um momento parecia que isso ia acontecer -, mas ele parece ter dado ouvido ao que Snart falou sobre ser um herói e desiste de matar seu Remanescente do Tempo, mas claro que ele não se daria por vencido e acabou sobrando para Iris mata-lo com um tiro nas costas, algo bem parecido com o que o pai dela fez no início da Temporada com o Flash Negro no FlashPoint. Parece que a maça não caiu muito longe da arvore não é mesmo?

Fim da linha

Sabemos que tudo o que aconteceu nessa temporada é culpa do Barry. O herói viveu no final da temporada passada seu pior momento ao perder seu pai assassinado por Zoom e, em um ponto máximo de tristeza, ele correu de volta no tempo e salvou sua mãe, criando assim todos os acontecimentos que nortearam a 3ª Temporada da série. O herói levou no início um puxão de orelha de Jay Garrick, que viu como o Barry usava seus poderes de forma irresponsável, e no episódio dessa semana ele finalmente ‘pagou pelos seus pecados’. Tudo começou com a decisão de Cisco de retirar Jay da prisão da Força da Aceleração, isso pareceu no começo um detalhe bem minúsculo, mas logo trouxe consequências bem graves à cidade de Central City.

Após enterrarem H.R, vimos uma breve despedida de Caitlin e o restante do time; a ‘vilã’ está aparentemente curada de seus genes meta humanos – ao menos por hora – e não quer ficar perto de seus amigos por querer embarcar em uma jornada para se conhecer melhor. Após isso tudo, parecia muito bom para o Team Flash, pois todos estavam bem ao conseguirem resgatar Iris e a morte de H.R seria algo que eles conseguiriam superar com o tempo, porém algo bem estranho começou a acontecer com Central City, uma série de chuva de raios começou a atingir a cidade. À primeira vista parecia que teríamos diversos velocistas para a próxima temporada, mas isso iria de encontro com o que já foi noticiado aqui sobre os produtores não quererem outro velocista como vilão, então é explicado o que estava acontecendo com a cidade: Era a Força da Aceleração que estava desestabilizada por não ter nenhum velocista preso nela, e é ai que vemos o sacrifício final do Velocista Escarlate.

Barry sabia desde o início que uma hora ele teria que pagar por mexer tantas vezes com o tempo, diversas vezes o herói alterou momentos, voltou no tempo e mais recentemente foi para o futuro desrespeitando a promessa que tinha feito para a Força da Aceleração, e ela agora veio cobrar o preço pelo uso irresponsável de seus poderes. A cena em si foi mais triste pela despedida do herói e também por ver que no fim ele lutou tanto e não conseguirá ficar com sua amada, mas a construção dela, na explosão de raios que atingiu a cidade, na destruição do laboratório e até mesmo quando Barry e o Team estavam observando tudo, foram bem ruins. Os efeitos especiais da cena foram bem estranhos e bem ruins de se engolir e a cena seguinte foi extremamente corrida em sua transição. Em um momento Barry estava no apartamento com sua noiva e no outro já estava no laboratório, até achei que eu tinha cochilado rapidamente e perdido algum chamado de urgência do Cisco mas não, foi assim, de forma abrupta mesmo.

Publicidade

 

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Com a prisão de Barry na Força da Aceleração, eu imagino dois cenários: O primeiro é a ascensão de Wally como Flash; finalmente veremos o personagem que foi construído ao longo da Terceira Temporada inteira ser valorizado. Como citei acima ele demonstrou potencial ao longo de toda temporada e agora é hora de finalmente vermos ele em ação. Outro ponto é algo novamente que puxo dos quadrinhos do Flash dos Novos 52. Alguns meses atrás eu li uma HQ do herói – A Revolução dos Vilões – que junta algumas histórias do Flash em uma única edição e em uma dessas histórias o personagem estava preso na Força da Aceleração, ficou lá por um bom tempo. Eu acredito que, se o herói for retornar, irá retornar nos moldes dessa história, é uma HQ bem bacana de se ler então para suprir um pouco a falta da série, e pode ser que siga o roteiro de quando Barry volta a Central City após ficar um tempo preso na Força da Aceleração. Fica a dica de leitura pois se eu teorizar muito, acabarei dando muito Spoiler sobre a HQ.

Compartilhe

20 respostas

  1. Acabei de assistir e ainda estou tentando digerir este episódio… Eu cortaria toda a cena de tentar Savitar ser bonzinho… Savitar não é mais Barry há muito tempo… Ficar preso por anos sem fim, muda uma pessoa. As memórias dele são vagas lembranças e não mais o definem há muito tempo. Ele tentou matar Iris, e matou HR. Segundo, Hunter Solomon virou um idiota total? Quando a força da Aceleração soltou ele para lutar contra Savitar, ele foi morto em 10 segundos? Quero dizer, ele foi o vilão de toda segunda temporada. Mais rápido que Barry. E Nevasca consegue matá-lo tão fácil? Terceiro: A luta de três volocistas, Cisco e Cigana tendo Savitar como vilão precisava ser épica! Seria a melhor luta de todas! Quarto: Por que raios Savitar iria gastar tempo falando com Cisco “Você vai morrer da mesma forma duas vezes” em uma luta tendo três velocistas! Se ele quisesse matar, ele mataria em 1 segundo! É um super-herói a menos numa luta de vida ou morte. (Mas como ele é Barry, faz sentido ser lento num momento crucial). Quinto: Se Savitar volta no tempo sem temer mais a força da Aceleração, porque ele não voltou no tempo e impediu que a amardilha de Iris desse certo? Para pessoas que voltam no tempo, “(citando a supergirl cantando a música do episódio 17, “se vc chegar atrasado é só voltar e chegar 5 minutos antes”. Barry diz, “Não faço mais isso”; Mas Savitar faria,e o próprio Barry fez. Se isso fosse realmente questão de vida ou morte para Savitar, ele faria). Sexto: Barry preso na força da Aceleração? Logo agora? Qual é força da Aceleração! Ele acabou de derrotar Savitar! Deixa o cara se casar! Afinal, foi você mesmo que deu os poderes pra ele! Dá um tempo! Se você controla o tempo e o espaço, vai prender o Flash Reverso onde que quer ele ele esteja agora! Ou então, prende o Zoom do passado antes que ele seja morto! Ou vai prender o Flash da série antiga! Deixa nosso amigo Barry Alen aqui pra quarta temporada!

    1. Se tu parar pra pensar, o Savitar não foi matar a Íris novamente porque ele não precisaria mais. Se o plano que ele teve desse certo, ele se tornaria ONIPRESENTE.

    2. Grande Jean!

      Entao man, esse episódio se você parar para analisar erros de continuidade, acha varios, você mesmo achou alguns sobre o Savitar e a lógica dele de não voltar no tempo para refazer o plano.
      O “Zoom” ter sido morto pela Caitlin foi ridículo, o cara de vilao foda da segunda temporada foi rebaixado a mero secundário e dos ruins ainda, não merecia esse final.
      O Barry ter sido aprisionado fez sentido para mim, tendo em vista que ele ja tinha sido avisado varias vezes sobre o uso exagerado e irresponsável de seus poderes, mas eu quero ver como isso será abordado na 4ªTemporada. O que não pode é ele aparecer ja no 1º episódio como se nada tivesse acontecido, ai eu ficarei bem bravo, o ideal é ele aparecer no MidSeason para dar aquele ar de “epicidade”.

      Valeu pelo comentário

      Abraço!

      1. Pessoal revejam a cena do flash negro! Savitar deu a entender 2 coisas
        1 ele conhecia a fraqueza do flash negro e por isso a nevasca se encaixa no plano
        2 ele deixa no ar que estava ganhando um tempo entao é provável que ele foi atrasado e não destruido

        Sobre savitar não refazer o plano na hora também pensei nisso, depois lembrei que isso criaria um savitar remanescente do tempo, e acho que ele não queria um remanescente do remanescente
        Na verdade ninguém queria aumentar aquela bagunça
        Mas no geral foi um bom episódio
        Também achei legal o final é segue a tendência desse ano das séries do CW onde ninguém teve o final feliz

  2. A unica coisa que m chapa é que meche com volta no tempo tem que fica bem feita e nessa temporada ficou uma cagada, a todo momento o Barry poderia te voltado no tempo no ponto em que ele crio o ponto de ignição e impedido o Barry do passado de i salva sua mãe e dito que c ele voltasse Iris iria morre pronto so isso , visto que ele vai ao futuro e conversa com o arry de la , por que não volta né ???? Mas vamos mais a fundo , como o Wally pode te os poderes, o savitar não vai existir logo Juliam não iria encontra a pedra filosofal e Wally não iria ganha seus poderes, esse é um fato , pois quando o Barry perde a memoria o Wally perde a velocidade , bem tirando isso adoroo flash *-*

    1. Boa noite man!

      Entao, ate não culpo o Barry por não ter tentado se impedir na noite que ele criou o FlashPoint pois se não seria algo mto fácil e ate poderia prejudicar o enredo da serie, mas vc tocou em um ponto bem interessante que é o poder do Wally. Tudo que você falou sobre se encaixa direitinho, quero ver como eles podem “consertar” isso, mas que não tem lógica realmente não tem.

      Valeu pelo comentário.

      Abraço!

  3. Alexandre, teve um detalhe que você não reparou tão bem, a nevasca não foi curada, ela devolveu a cura para o Julian e disse que não é a Catlin nem a nevasca. Ela não foi curada dos seus genes meta, ela simplesmente recobrou a consciência ou a razão como preferir, note que quando isso ocorre e ela salva o Cisco a cor dos olhos deixam de ser igual a de um Vagante Branco e passam a cor normal.

    1. Fala Cleber! Beleza?

      Realmente man! Valeu por ter dado o toque, tinha que passado desapercebido. Não espero ver ela tao cedo na quarta temporada, ja que com essa decisão dela ela fica bem neutra no assunto, vamos ver o que acontece.

      Valeu pelo comentário

      Abraço!

  4. Se fosse apostar na 4 temporada, eu diria que Barry não vai ficar preso na Força de Aceleração, ou pode até ser que fique, mas em algum momento a Força vai dar o “habeas corpus” e ele vai acabar voltando para o momento antes dele criar o Ponto de Ignição. Ainda é capaz de ser revelado que a Força de Aceleração é o Barry, ou foi criada por ele, ou só exise pq ele existe, ou algo do tipo.

    Independente do que vai acontecer, sendo bom ou ruim, vamos assistir, rsss

    Abs

    1. Boa noite man!

      Então, a Quarta Temporada ficou uma verdadeira incógnita sobre o que acontecerá, se for analisar a segunda temporada deixou em mente o que poderíamos esperar da terceira, por um lado foi muito ruim pois nos deixou com bastantes expectativas o que acaba fazendo as decepções serem grandes (exemplo é o FlashPoint que quase ninguém gostou), espero que a quarta temporada nos surpreenda pois a série precisa disso.

      Valeu pelo comentário man

      Abraço!

  5. cara mas se eles eliminaram o savitar isso não alterou o futuro? e se alterou então o barry (do futuro) não teria aprisionado o savitar e nem criado a prisão então como que o barry foi para a prisão se ela teoricamente não existiria.

    1. Fala Leo, beleza?

      Então, tudo isso deixou a coisa muito confusa pois se eles eliminaram o Savitar Caitlin não teria poderes e muito menos o Wally, acho que eles só não anularam os poderes deles para não deixar o final da temporada ainda mais revoltante para muitos, mas que ficou sem sentido, isso realmente ficou kkk

      Obrigado pelo comentário.

      Abraço!

  6. E aí Xande, beleza? Primeiro, parabéns pelo texto meu velho, você acabou abordando muitas coisas das quais não tinha percebido. Porém, pode parecer idiota, mas me diz uma coisa. Você sabe o dizer o porque que a Cigana disse que ela e Cisco estão “ligados” ?

    1. Fala Renato! Beleza sim e você mano?

      Primeiro muito obrigado pelo elogio 😉

      Em segundo, acredito que ela tenha falado pelo fato deles pertencerem um ao outro sabe, em um sentido um pouco mais romântico como se fossem almas gêmeas. Com base nisso poderíamos dizer que ela terá um papel um pouco mais recorrente na Quarta Temporada, mas ainda não há nenhuma informação que confirme ou que anule isso, o jeito mesmo é aguardar.

      Valeu pelo comentário man!

      Abraço.

  7. olha que bosta…. perdi muito tempo da minha vida assistindo isso, pra na terceira temporada acabar de forma bem idiota… uma coisa é certa, quem ainda nao assistiu que me conhece se depender de mim jamais vai perder tempo de assistir, nao sendo dramatico, mas terminou sem sentido algum a terceira temporada… estou decepcionado…

  8. revendo algumas situaçoes uma coisa parece bem certa, que Barry Allen volta na quarta temporada, senao pode mudar o nome pq nao havera mais o Flash e sim o Kid Flash… oq pra mim sera um besteira… mas enfim… vendo alguns comentarios e outros posts tem sobre o vilao da quarta temporada, o Devoe, citado pelo Abra Kadabra e tambem pelo Savitar… ate ai td bem, da uma certeza qye o Flash volta na quarta temporada… Porem quando o Cisco traz devolta o Flash da terceira dimensao, e acontece a morte do Savitar o futuro muda completamente… entao quem garante que quem luta contra o Devoe é o Flash…
    eu sinceramente estou decepcionado com algumas coisas… nao vou nem conseguir mais seguidores para a serie como conseguia antes, ate ver qual o desfecho que faram para a quarta temporada… pq se nao houver o Flash eu nao perco nem meu tempo….

    1. Fala Fabião, beleza?

      Então man, compreendo a sua frustração com a série, eu de certa forma também fiquei bem frustrado com muitos pontos da Terceira Temporada. Ela teve pontos bons? Teve, mas falhou em muitas partes que acabam ficando mais evidentes do que os acertos.
      Acredito que com relação a nova identidade do Flash o Wally assuma o manto ficando como o velocista escarlate por um tempo na temporada – tendo em vista que o Wally West é o Flash da Liga da Justiça Animada, por exemplo -, mas quero ver como será a abordagem dos produtores para tirar Barry da Força da Aceleração sem cagar no enredo.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraço!

      1. pode ser uma possibilidade, mas ai creio q sinceramente perderam muitos adebtos a serie… toda seria que ha mudanças perde um pouco o sentido…
        mas há uma questao que nao sei como eles iram lidar com ela..
        Wally West ganhou os poderes com o Savitar, com a morte do Savitar ele teria q perder os poderes, ate pq algo semelhante aconteceu quando o Barry perdeu a memoria…
        como sera que eles iram resolver isso, ou essa sera a primeira lacuna grave da serie???

  9. Pra ser sincero de todo o episodio o que me incomoda mais e o fato de que já que o Barry nunca vai criar os resquícios pra derrotar o savitar; o savitar nunca vai existir logo tudo que aconteceu causado pelo savitar vai sumir ou seja a temporada inteira; ou ao menos era pra isso acontecer mas com o Barry lembrando como se tudo fosse só um resquício do próprio tempo e historia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”