The Musical Box Remastered #1: Trilhos e trilhas

Compartilhe

The-Musical-Box-Remastered-1-Trilhos-e-trilhasO que é o Musical Box?

O Musical Box é uma série de artigos que descreve momentos musicais marcantes na indústria de videogames. Muitos desses artigos são exemplos de música dinâmica, ou seja, a transição musical que acontece em tempo real e se adequa às ações dos jogadores.

Nos 30 artigos dessa série, os leitores do Combo Infinito terão a oportunidade de descobrir quais são estes momentos e também vão saber um pouco mais sobre as peculiaridades técnicas de implementação. O principal objetivo do Musical Box é mostrar a todos os desenvolvedores de jogos que fazer transições deste tipo é viável, muitas vezes de baixo custo e causa um grande impacto na experiência de jogo.

The Musical Box Remastered #1 – Trilhos e trilhas

- PUBLICIDADE -

É impossível falar de música para jogos sem citar uma das franquias mais importantes da indústria: The Legend of Zelda. A série de jogos da Nintendo é conhecia por ter uma trilha sonora muito marcante. O principal compositor das obras mais clássicas, Koji Kondo, é mundialmente conhecido e considerado um dos profissionais mais importantes da área. Kondo não só compôs músicas clássicas da trilha de Zelda, mas também de outros jogos memoráveis da Nintendo como Super Mario Bros., Star Fox, Pilotwings, etc.

Nesta primeiríssima edição do Musical Box, vamos falar sobre um jogo muito surpreendente de Nintendo DS: Spirit Tracks.

Ficha técnica
Jogo: The Legend of Zelda: Spirit Tracks
Lançamento: 2011
Platforma: Nintendo DS
Desenvolvedor: Nintendo
Publisher: Nintendo
Compositores: Toru Minegishi, Manaka Tominaga, Asuka Ohta e Koji Kondo

A história de Spirit Tracks começa quando nosso herói Link recebe o seu tão merecido diploma de maquinista das mãos da bela princesa Zelda. No caminho até o castelo, algo estranho acontece: os trilhos começam a desaparecer. Zelda acredita que a origem do problema está relacionada à misteriosa Tower of Spirits e Link então resolve investigar.

- PUBLICIDADE -

Antes de descrever os momentos marcantes de Spirit Tracks, vamos falar rapidamente sobre música dinâmica.

O que é música dinâmica?

A música dinâmica é uma técnica de produção/implementação musical cujo objetivo é modificar a música de acordo com as ações do jogador. Vocês podem encontrar referências sobre esta técnica com diversos outros nomes: mix dinâmica, música interativa, música adaptativa, etc. Independente do nome escolhido, o resultado é semelhante: tornar a música ainda mais envolvente, intensificando a interação do jogador e potencializando a sensação de imersão.

O momento memorável em Spirit Tracks

O jogador passa muitas horas conduzindo o trem e por isso os desenvolvedores deram muita atenção a este aspecto no jogo. Se você conduzir o trem lentamente, a música é reproduzida com poucos instrumentos. Quando o trem vai ganhando velocidade, novos instrumentos são adicionados deixando a música mais “cheia” e empolgante. Experimente andar para trás para perceber que alguns instrumentos são emudecidos e novos instrumentos aparecem. Se você parar o trem, outra versão da música será reproduzida também.

Também é importante citar que o som do motor do trem é sincronizado com o andamento da música. O efeito sonoro soa como um instrumento de percussão e completa o arranjo da música.

Vejam abaixo o vídeo que mostra esse momento no jogo:

O segundo momento memorável acontece quando você chega à Tower of Spirits. Ao subir os degraus, você vai perceber que mais instrumentos são adicionados à música. Se você descer, os instrumentos são emudecidos e a música se torna mais simples. Só é possível ouvir a versão completa da música quando você chegar ao último andar da torre. Quando você chegar lá, também vai estar próximo do fim do jogo.

Vejam o vídeo abaixo:

Esse tipo de implementação reforça a sensação de vitória épica. Link salvou o mundo, salvou Zelda e está com o bolso cheio de rupees. Ouvir a música completa é mais um prêmio para o maior herói de todos os tempos: você. Pensando do lado do desenvolvedor, não é assim que a gente quer que os jogadores se sintam quando chegam ao final do nosso jogo? A música é mais um elemento que ajuda a passar essa mensagem.

Quem diria que um simples passeio de trem poderia se tornar uma das maiores aventuras musicais da história na Big N, não é?

Compartilhe

4 respostas

  1. Verdadeira aula de música. Parabéns! Se já não bastasse o texto ótimo, você ainda colocou exemplos diretos pra ficar ainda mais fácil a compreensão do assunto. 100 Hits pra The Musical Box hahaha

  2. Excelente texto. Não conhecia o site e agora, com essa matéria, vou passar a companhá-lo.

    Show de bola mesmo, Marcelo. Parabéns!

    1. Obrigado, Santos! Fico feliz que tenha gostado e todos aqui no Combo Infinito agradecem sua presença e comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”