The Protomen e o amor à Megaman

Compartilhe

The-protomen-e-o-amor-à-megaman

Para quem acompanha meu trabalho – Butcherman – sabe o quanto eu gosto de um bom e velho (ou nem tão velho assim), Rock’n Roll. E curto ainda mais quando ele é ligado a games.

- PUBLICIDADE -

Certa vez estava assistindo ao último Episódio da primeira temporada do VGHS quando uma música me chamou muito a atenção, fiquei até o fim dos créditos pra achar o nome da banda e fui direto para o youtube. Impressionantemente achei The Protomen e dali em diante eu só fui me impressionando ainda mais.

Quem é da velha guarda como eu, já deve ter jogado nos 8 bits o robozinho azul da Capcom, sim o Megaman. Pois é, a música que eu ouvi tinha muito a ver com isso. E fui a fundo no negócio, descobrindo coisas fantásticas que vou compartilhar com vocês.

A banda THE PROTOMEN pelo pouco que sabemos é de Nashville Tennessee, e fez muito sucesso graças à internet e com composições muito originais. O conceito do álbum dos caras foi baseado na história de Megaman, entre a franquia de jogos e animes, mas usaram da criatividade para criar praticamente um spinoff, uma historia paralela onde Wily é um governador Orwelliano de uma cidade caótica e oprimida.

- PUBLICIDADE -

A banda decidiu lançar o álbum em forma de opera rock em três atos, sendo que dois já estão prontos.

A banda The Protomen e toda sua pegada teatral.
A banda The Protomen e toda sua pegada teatral.

Em Act I – (The Protomen)Dr Light em cria o “homem perfeito” ou a “maquina imbatível”, Protoman. Embora o enredo do álbum seja uma adaptação dos jogos de Megaman, este toma liberdades consideráveis ​​para com o enredo original, funcionando como um diatópico reformulado da narrativa dos jogos.

O álbum começa com uma descrição de uma distopia governada por Doutor Wily e seu exército de robôs (Hope Rides Alone).

Doutor Light aparentemente trabalha para o governo do Wily, mas à noite ele constrói um robô para liderar uma rebelião contra o governador – ProtoMan . Após doze anos, quando Proto foi concluído, ele é enviado para lutar contra as forças do tirano e libertar a humanidade, no entanto, depois de derrotar muitos inimigos Protoman enfraquece, e o exército robô lança um ataque final. Os humanos, estão com muito medo de Wily para poder ajudar Protoman, e o deixam morrer. O funeral do herói é realizado e, na dor, Doutor Light destrói seu laboratório decidindo construir um novo robô, Megaman. (Funeral for a Son ).

Anos mais tarde, as pessoas ainda falam sobre Protoman e Doutor Light sabe que Mega ​​vai descobrir em breve sobre seu irmão. Para covencer Megaman ​​de tentar se rebelar contra Wily, Light conta a história de ​​Protoman para o azulzinho, e explica que as pessoas foram quem “escolheram seu próprio fim” – eles não vão lutar para salvar a si mesmos (Unrest in The House of Light ).

Megaman ​​com raiva desafia Light (The Will of One) e prepara-se para derrotar Wily por conta própria, caminha até o túmulo de Proto e reunindo uma multidão de pessoas com o mesmo sentimento de revolta, marcham juntos para a fortaleza de Wily, buscando vingar a morte de seu irmão e terminar o que foi iniciado na luta de Protoman (Vengeance).

The Will of One

Vengeance

Após a destruição de muitos dos robôs de Wily, Megaman ​​descobre que Protoman nunca morreu, ele agora defende Wily, que o reparou. Proto declara que a humanidade não merece ser salva e diz para seu irmão ​​que todos os homens são covardes, e nunca vão lutar por si mesmos – (The Stand) – Os dois levantam suas armas uns contra os outros, e discutem com raiva. Megaman ​​é lentamente convencidode que não vale a pena salvar a humanidade (Sons of Fate).

The Stand

The Sons of Fate

Confuso e encorajado por espectadores humanos clamando “destrua-o, você pode nos salvar, você é a nossa única esperança, mate Protoman“, Megaman ​​ataca mortalmente o irmão, que lhe diz antes de morrer que a humanidade tem salvação. Atormentado pela dor de matar seu irmão, o herói ​​foge da fortaleza, deixando a multidão de pessoas serem mortas pelos robôs e Wily.

A banda chamou este primeiro álbum de “O som do fim do mundo” e une um som pesado do Hard Rock com sintetizadores de 8 bits e música alternativa eletrônica. Nota-se a visão Cyberpunk nas letras de The Protomen, e a visão de um espetáculo musical que a banda propõe.

The-protomen-e-o-amor-à-megaman-txt3

No Act II – (Act II – The Father of Death) – Doutor Thomas Light, o filho de um mineiro que “trabalhou até a morte” para sustentar sua família, parceiro do Doutor Albert Wily, juntos criaram um exército de robôs de trabalho para executar as perigosas tarefas no lugar dos seres humanos. No entanto, no dia em que a primeira máquina estava sendo ativada, Light começa a ter dúvidas, preocupados com o número de trabalhadores que serão deslocados pela suas criações e de Wily (The Good Doctor ).

Wily convence Light que já foram muito longe para voltar atrás agora e Light, hesitante, aciona o interruptor para ativá-las. Como as máquinas ganham vida, Light deixa  a oficina de Wily atormentado por suas dúvidas, pelo futuro da cidade e as intenções de seu parceiro. Ele vai para sua casa encontrar sua esposa Emily Stanton, no entanto, Wily chega lá primeiro, juntamente com um dos robôs.

Depois de Emily recusar a oferta de Wily para sair com ele (Father Of Death), Wily ordena aos robôs para matá-la. Light chega à cena apenas a tempo de ver o robô deslizar para fora da janela, deixando para trás a faca que usou para matar Emily. Naquele momento, a polícia chega, e abrem fogo contra Light, que escapa pela janela, então ele se torna o principal suspeito do crime.

Enquanto isso, Wily realiza uma conferência de imprensa, acusando seu ex-parceiro do assassinato de Emily e exasperando os cidadãos do local (The Hounds), assegurando-lhes que o “assassino perigoso” não ficará impune. Light é eventualmente preso vários dias depois da cena do funeral de Emily e é levado a julgamento (The State Vs. Thomas Light). Ele escapa da pena de morte , mas é forçado a deixar a cidade por trem em face da multidão sedenta de sangue dos cidadãos que acreditam nas mentiras de Wily (Give Us The Rope).

The Hounds

The State Vs. Thomas Light

Give Us The Rope

Com seu ex-parceiro agora exilado, Wily é livre para decretar os seus planos sem resistência. Com o passar dos anos, os habitantes da cidade lentamente começam a depender mais e mais dos robôs que se tornaram uma parte da  vida cotidiana, transformando o local em uma maravilha tecnológica (How The World Fell Under Darkness ).

Anos mais tarde, uma geração nasceu, aqueles que vivem uma vida de lazer, nunca conheceram o mundo que seus pais tinham vivido antes de robôs do Wily, ainda assim, há rumores de um demônio de olhos vermelhos que patrulha as ruas escuras da cidade, um que vai fazer você desaparecer para sempre se ouvir que está contra Wily ou seu novo mundo.

Um jovem chamado Joe, descontente com o que a cidade se tornou, tenta escapar (Breaking Out​​) e é perseguido pelo demônio, na realidade, o robô que matou Emily anos antes.

Nos arredores da cidade, Joe percebe que está sendo seguido (Keep Quiet), ele se envolve em uma briga com um robô. Depois de conseguir derrotá-lo com sua própria arma, o robô o prende tempo suficiente para o agora velho Doutor Light aparecer e matá-lo. Depois de se apresentar para o jovem, Light remove o capacete verde do inimigo, dando-lhe a Joe para vestir.

O Megaman dos Protomen.
O Megaman dos Protomen.

Enquanto eles conversam, Light e Joe começam a fazer planos para derrubar Wily e livrar a cidade de seu reinado (Light Up the Night). Joe vai invadir e torre de Wily, a fim de destruir o seu principal transmissor, permitindo que Light apareça na a cidade e mate o traidor, enquanto seus “olhos” estarão prestando atenção às ações de Joe. Os dois iniciam, e rapaz consegue executar a primeira parte do seu plano perfeitamente, batendo as portas do castelo de Wily com sua motocicleta e ajustando a bomba que ele vai detonar para destruir o transmissor no topo da torre (The Fall).

Light Up the Night

The Fall

No entanto, a bomba detona prematuramente, matando Joe na explosão. Light assiste impotente como o corpo de Joe é jogado para fora da torre, caindo para a rua abaixo. Light percebe tarde demais que há um segundo transmissor, porque Wily teria antecipado um eventual ataque, e que ele tem se jogado direto para as mãos de seu ex-parceiro. Declarando que a cidade está sob ataque por “forças insurgentes“, Wily libera um exército de robôs do tipo que matou Emily e declara a cidade sob lei marcial. Este ataque de Joe e Light era o último passo que precisava para tomar a cidade completamente.

Light, desanimado, num primeiro momento tem a intenção de entregar-se ao exército que se aproxima (Here Comes The Arm). Ele finalmente lê a última carta de Emily para ele, mesmo porque, o que ela tinha escrito na noite em que ela morreu, até agora ele tinha sido incapaz de ler.

Lendo as palavras de sua amada, Light encontra-se inspirado a não mais se suicidar e entregar-se para o exército de Wily. Ele chama Joe, dizendo-lhe que quando ele vê Emily algo lhe diz que é para ela esperar por ele, porque ele “ainda tem trabalho a fazer.” Light pensa em tudo isso, removendo o capacete da cabeça do jovem morto.

Agora, diga-me se não é espetacular todo o arco que a banda preparou e toda a dedicação no projeto? O Act III sairá no fim de 2013, mesmo que existam alguns fragmentos espalhados pela internet, nada conclui a história, e ficar colhendo estes fragmentos por aí pode atrapalhar a experiência, então por que não esperar não é?

Neste link temos todas as letras disponíveis inclusive com as falas do narrador.

http://lyrics.wikia.com/The_Protomen

Portanto meus amigos, baseado na experiência que eu tive com The Protomen, e dado ao fato de eu ser muito fã da série Megaman – e falo também por todos do Combo Infinito – ficamos impressionados com o trabalho desta banda, e esperamos que vocês tenham gostado deste resumo da obra, e claro, agora você poderá ir atrás de novos detalhes, e nada melhor que o site do projeto dos caras, The Protomen!

Compartilhe

2 respostas

  1. Na verdade aquela foto ali não é o Megaman, é o Joe xD
    Cara, essa é a melhor banda do universo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”